Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5048
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada dos professores de geografia na pandemia: lacunas e possibilidades na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Santa Rita/PB
Autor: Paiva, Letícia Luana Dionísio da Silva
Primeiro orientador: Melo, Josandra Araujo Barreto de
Primeiro coorientador: Melo, Josandra Araujo Barreto de
Primeiro membro da banca: Almeida, Juniana Nóbrega de
Segundo membro da banca: Alves, Cicera Cecilia Esmeraldo
Resumo: A formação continuada para os professores configura-se como um momento importante no exercício da profissão docente. Contudo, durante a pandemia da COVID-19, ocorreram alterações no desenvolvimento dos sistemas de educação, uma vez que o distanciamento físico impediu os tradicionais encontros presenciais. Diante disso, tornou-se necessário repensar as estratégias de ensino e o processo de formação contínua dos professores. O objetivo desta pesquisa é compreender os processos de formação continuada dos professores de Geografia em Santa Rita/PB, com ênfase no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto do Ensino Remoto Emergencial ocasionado pela pandemia da COVID 19, no período de 2020 a 2021. A justificativa para este estudo está na necessidade de refletir sobre o período pandêmico e suas consequências na educação, tanto no passado quanto no presente. Para conduzir este estudo, foi realizada uma discussão teórico-conceitual sobre a formação contínua dos professores e o uso das TDICs na educação. Em termos de metodologia, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva, utilizando observação, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário online criado no Google Forms para os Professores de Geografia da Rede Municipal de Ensino de Santa Rita/PB. O estudo revelou que, durante a pandemia, os educadores se adaptaram e passaram a utilizar uma variedade de ferramentas para manter a continuidade dos processos pedagógicos. Plataformas como WhatsApp, Facebook, Instagram, Google Meet e Google Sala de Aula foram empregadas na retomada das atividades didáticas, proporcionando alternativas no contexto do ensino remoto e mitigando os impactos negativos no processo de ensino-aprendizagem. Com relação ao Produto Educacional, foi desenvolvido um Guia intitulado “GeoApps: Aplicativos para Aulas de Geografia”, este material surgiu como uma resposta à necessidade crescente de auxiliar os professores na utilização eficaz de aplicativos educacionais em sala de aula.
Abstract: Continuing education for teachers is an important moment in the exercise of the teaching profession. However, during the COVID-19 pandemic, changes occurred in the development of education systems, as physical distancing prevented traditional face-to-face meetings. Therefore, it became necessary to rethink teaching strategies and the process of continuous teacher training. The objective of this research is to understand the processes of continuing education for Geography teachers in Santa Rita/PB, with an emphasis on the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the context of Emergency Remote Teaching caused by the COVID-19 pandemic, in the period from 2020 to 2021. The justification for this study lies in the need to reflect on the pandemic period and its consequences in education, both in the past and in the present. To conduct this study, a theoretical-conceptual discussion was carried out on the continuous training of teachers and the use of DICTs in education. In terms of methodology, an exploratory and descriptive research was chosen, using observation, documentary research, bibliographic research and the application of an online questionnaire created in Google Forms for Geography Teachers of the Municipal Education Network of Santa Rita/PB. The study revealed that, during the pandemic, educators adapted and began to use a variety of tools to maintain the continuity of pedagogical processes. Platforms such as WhatsApp, Facebook, Instagram, Google Meet and Google Classroom were employed in the resumption of didactic activities, providing alternatives in the context of remote teaching and mitigating the negative impacts on the teaching-learning process. Regarding the Educational Product, a guide entitled “GeoApps: Applications for Geography Classes” was developed, this material emerged as a response to the growing need to assist teachers in the effective use of educational applications in the classroom.
Palavras-chave: Covid-19
Formação continuada
Ensino remoto emergencial
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: PAIVA, L. L. D. S. Formação continuada dos professores de geografia na pandemia: lacunas e possibilidades na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Santa Rita/PB. 2024. 283 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5048
Data de defesa: 12-Mar-2024
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.