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Tipo do documento: Dissertação
Título: Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docente
Autor: Silva, Diêgo de Lima Santos 
Primeiro orientador: Castro, Paula Almeida de
Primeiro membro da banca: Aragão, Patrícia Cristina de
Segundo membro da banca: Vasconcelos, Tatiana Cristina
Resumo: A inclusão da diversidade de gênero no currículo da Pedagogia tem implicações profundas na formação de futuros profissionais da educação. Proporciona a oportunidade de sensibilizar os estudantes sobre as complexidades das identidades de gênero, desconstruindo estereótipos, preconceitos e discriminações no ambiente educacional. Diante da relevância da temática, a presente dissertação tem como objetivo geral analisar as discussões de gênero no campo da Pedagogia, enfatizando as relações entre currículo e formação docente, com base nas concepções de estudantes do curso de Pedagogia da UEPB – Campus I. Como percurso metodológico, adotamos a pesquisa de métodos mistos, fazendo uso da pesquisa- ação e da pesquisa survey. Para a construção do referencial teórico, ancoramo-nos em autores como Louro (1999), Butler (2003), Silva (2009), Larrosa (2014), Brasil (2018), Freire (2019), entre outros, que discutem as temáticas (Gênero-Currículo- Educação-Pedagogia), entrelaçando-as de modo a produzir significados reais e reflexões profundas sobre a tônica que se posiciona como emergente no espaço educacional contemporâneo, embora já tenha sido debatida em tempos passados, mesmo que de modo hiato. No concernente aos métodos utilizados para análises das informações obtidas optamos por uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) utilizando inicialmente o método Goal Quality Metric (GQM). Ao término, dentre os principais resultados, evidenciou-se uma lacuna nos currículos da educação básica e uma necessidade de formação continuada das discussões de gênero no ensino superior. O produto educacional (minicurso) pensado como proposta para o trabalho com a temática, após sua utilização, atestou sua eficácia, gerando resultados satisfatórios que puderam ser comprovados através de três conceitos desenvolvidos sendo eles: Impacto na Formação Acadêmica (IFA); Reflexão e Necessidade de Atuação em Sala de Aula (NASA); e Mudança de Perspectiva e Respeito à Diversidade (MPRD). A pesquisa não pretendeu realizar uma prescrição definitiva de como trabalhar com a temática gênero; porém, cumpriu seu papel investigativo, oferecendo alternativa de trabalho para este fim. Não almejamos, no entanto, ser conclusivos em nossos discursos materializados e aqui transcritos; somos parte de uma reflexão que se originou antes, e agora ansiamos que este trabalho sirva como estímulo para demais estudos que poderão vir depois. Assim, enquanto professores formadores de opinião, seguimos firmes na construção de uma pedagogia que abrace a diversidade de gêneros presente nas instituições de cunho educativo, e que seja caminho de humanização e conscientização, sabendo que é a diferença que nos tornam iguais.
Abstract: The inclusion of gender diversity in the Pedagogy curriculum has profound implications for the training of future education professionals. It provides the opportunity to raise students' awareness about the complexities of gender identities, deconstructing stereotypes, prejudices and discrimination in the educational environment. Given the relevance of the theme, the general objective of this dissertation is to analyze gender discussions in the field of Pedagogy, emphasizing the relationships between curriculum and teacher training, based on the conceptions of students on the Pedagogy course at UEPB – Campus I. As a route methodological, we adopted mixed methods research, making use of action research and survey research. To construct the theoretical framework, we anchored ourselves in authors such as Louro (1999), Butler (2003), Silva (2009), Larrosa (2014), Brasil (2018), Freire (2019), among others, who discuss the themes (Gender-Curriculum-Education-Pedagogy), intertwining them in order to produce real meanings and deep reflections on the tone that is positioned as emerging in the contemporary educational space, although it has already been debated in times past, even if in hiatus. Regarding the methods used to analyze the information obtained, we opted for a Systematic Literature Review (SLR) initially using the Goal Quality Metric (GQM) method. At the end, among the main results, a gap in basic education curricula and a need for continued training in gender discussions in higher education was highlighted. The educational product (short course) designed as a proposal for working with the theme, after its use, confirmed its effectiveness, generating satisfactory results that could be proven through three concepts developed, namely: Impact on Academic Training (IFA); Reflection and Need for Action in the Classroom (NASA); and Change of Perspective and Respect for Diversity (MPRD). The research did not intend to make a definitive prescription on how to work with the theme of gender; however, it fulfilled its investigative role, offering alternative work for this purpose. We do not aim, however, to be conclusive in our speeches materialized and transcribed here; We are part of a reflection that originated before, and now we hope that this work serves as a stimulus for other studies that may come later. Therefore, as opinion-forming teachers, we remain firm in building a pedagogy that embraces the diversity of genders present in educational institutions, and that is a path to humanization and awareness, knowing that it is the difference that makes us equal.
Palavras-chave: Gênero
Currículo
Pedagogia
Formação de professor
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Silva, D. L. S. Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docente. 2024. 210 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5037
Data de defesa: 15-Mai-2024
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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