Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5033
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações de gênero e violência em contos de "Insubmissas lágrimas de mulheres", de Conceição Evaristo: representações e recepção em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Bom Jardim - PE
Autor: Barros, Priscilla Barbosa de Miranda 
Primeiro orientador: Silva, Marcelo Medeiros da
Primeiro membro da banca: Nascimento, Robéria Nádia Araújo
Segundo membro da banca: Dias, Valdenides Cabral de Araújo
Resumo: Ao longo da história, as mulheres foram vítimas das mais diversas formas de violência. Por isso, foram implementadas, em finais do século XX, leis e políticas públicas que criminalizam tais violências. Entretanto, outras ações também são necessárias para alterar o quadro cultural que engendra a lógica de que a dominação masculina é um fato natural e a submissão feminina um destino de todas as mulheres. Nesse sentido, ações educativas podem desempenhar um papel importante no combate às formas de violência e, portanto, na mudança do comportamento dos sujeitos em nossa sociedade que legitimam as violências de gênero. Assim, tendo em vista que o texto literário funciona com um repositório de experiências humanas diversas, a da violência de gênero não é estranha à literatura. Nesse sentido, partindo da literatura como espaço de interlocução entre leitor e valores culturais, investigamos a recepção da referida temática por alunos do Ensino Médio. Para tanto, valemo-nos da leitura dos contos “Shirley Paixão”, “Aramides Florença”, “Natalina Soledad”, “Isaltina Campo Belo”, “Lia Gabriel” do livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo, e “Pai, um cacete”, do livro Ao homem que eu quis, de Amiel Nassar Rivera, lidos por estudantes da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Pernambuco. Nosso objetivo foi ampliar o horizonte de expectativa desses estudantes acerca das relações e das formas de violência de gênero em nossa sociedade, em especial a violência contra as mulheres. Na consecução desse objetivo, assentados no Método Recepcional, conforme proposta de Bordini e Aguiar (1988), no letramento literário, a partir de Cosson (2020), na prática de leitura cultural no ensino da literatura, consoante Gomes (2015), foi elaborada uma sequência didática com procedimentos metodológicos voltados para abordagem dos referidos textos bem como da temática em questão a fim de contribuir para o fomento de práticas efetivas de leitura literária no interior da escola e, ao mesmo tempo, para a formação de cidadãos e cidadãs conscientes das desigualdades e das violências de gênero que grassam em nossa sociedade. Nossa proposta de pesquisa assenta-se no paradigma interpretativista e, do ponto de vista metodológico, pode ser classificada como exploratória de cunho bibliográfico e documental, mas também como uma pesquisa-ação com base na etnografia da educação, tendo em vista que atuamos diretamente na realidade do ambiente escolar. Quanto à coleta de dados, os instrumentos utilizados foram: registros de diários de leitura e da observação de campo, gravações em áudio e vídeo do processo de ensino e aprendizagem; aplicação de questionários e produção de materiais pelos/as estudantes. Como aporte teórico, no que tange aos estudos das relações e violências de gênero, acostamo-nos ao pensamento de Saffioti (2004), Zannello (2018, 2020), Louro (2003), Swain (2014) estudiosas da temática de gênero. Já no que diz respeito às reflexões sobre leitura literária e formação do leitor, embasamo-nos em Jauss (1994) e Zilberman especialmente (1989). Com a presente proposta de pesquisa, acreditamos ter contribuído não só para a ressignificação das metodologias que guiam o ensino de literatura e a formação de leitor em nossas escolas, mas também na promoção de debate acerca da temática em questão, podendo ter criado condições que possam vir a alterar as estruturas hegemônicas de poder de que emanam tais violências.
Abstract: Throughout history, women have been victims of the most diverse forms of violence. Therefore, at the end of the 20th century, laws and public policies that criminalize such violence were implemented. However, other actions are also necessary to change the cultural framework that engenders the logic that male domination is a natural fact and female submission is the destiny of all women. In this context, educational actions can play an important role in combating forms of violence and, therefore, in changing the behavior of people in our society who legitimize gender-based violence. In this way, considering that the literary text functions as a repository of diverse human experiences, gender violence is not foreign to literature. In this sense, starting from literature as a space for dialogue between readers and cultural values, we investigated the reception of this theme by high school students. For that, we used the reading of the short stories “Shirley Paixão”, “Aramides Florença”, “Natalina Soledad”, “Isaltina Campo Belo”, “Lia Gabriel” from the book "Insubmissas Lágrimas de Mulheres", by Conceição Evaristo, and “Pai, um cacete”, from the book "Ao Homem que eu quis ser", by Amiel Nassar Rivera, read by second grade high school students of a public school in the state of Pernambuco. We aimed to broaden the horizon of expectations of these students regarding the relationships and forms of gender-based violence in our society, especially violence against women. In the achievement of this objective, based on the Receptional Method, as proposed by Bordini and Aguiar (1988), on literary literacy, based on Cosson (2020), on the practice of cultural reading in the teaching of literature, according to Gomes (2015), was prepared a didactic sequence with methodological procedures aimed at approaching the aforementioned texts as well as the theme in question in order to contribute to the promotion of effective literary reading practices within the school and, at the same time, to the formation of citizens aware of the inequalities and gender-based violence that spread in our society. Our research proposal is based on the interpretivist paradigm and, from a methodological point of view, can be classified as exploratory of a bibliographic and documentary nature, but also as research-action based on the ethnography of education, considering that we act directly in reality of the school environment. Regarding data collection, the instruments used were: records of reading diaries and field observation, audio and video recordings of the teaching and learning process; application of questionnaires and production of materials by students. As a theoretical framework, regarding the studies of relations and gender violence, we adhere to the thoughts of Saffioti (2004), Zannello (2018, 2020), Louro (2003), Swain (2014), scholars of gender issues. With regard to the reflections on literary reading and reader development, we are based on Jauss (1994) and Zilberman especially (1989). With this research proposal, we believe we have contributed not only to the redefinition of the methodologies that guide the teaching of literature and reader training in our schools, but also to the promotion of debate on the topic in question, and may have created conditions that could change the hegemonic structures of power from which such violence emanates.
Palavras-chave: Relações de gênero
Violência
Estética da recepção
Formação de leitor
Mulher
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: BARROS, P. B. M. Relações de gênero e violência em contos de "Insubmissas lágrimas de mulheres", de Conceição Evaristo: representações e recepção em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Bom Jardim - PE. 2024. 378 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5033
Data de defesa: 5-Mar-2024
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Priscilla Barbosa de Miranda Barros - Orientador Professor Doutor Marcelo Medeiros da Silva .pdfPDF - Priscilla Barbosa de Miranda Barros100.59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito515.86 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.