Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Boanerges da Silva-
dc.contributor.advisor1Costa, Antônio Roberto Faustino da-
dc.date.accessioned2024-08-07T10:46:35Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationBATISTA, B. S. Robótica educacional na formação de professores e na prática pedagógica da rede estadual de ensino de Uiraúna-PB. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. .por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5026-
dc.description.resumoCom o avanço tecnológico, e a partir da chegada da quarta revolução industrial e da era digital, vemos a robótica, tanto no cenário comercial e competitivo como no âmbito educacional, cada vez mais presente no cotidiano de toda a humanidade. Este Trabalho de Conclusão de Curso teve objetivo propor a investigação de como ocorreu a inserção das tecnologias e consequentemente dos kits de Robótica nas escolas da Rede Estadual de Ensino da cidade de Uiraúna/PB. Além disso, também teve como finalidade gerar uma contribuição na forma de produto educacional. A fundamentação teórica teve como base as leis: Lei de Diretrizes e Base (LDB) de 2005 e a Lei nº 9.879, de 13 de setembro 2012 do Poder Executivo Estadual da Paraíba; e em autores da área da educação como: Ferraz e PagnI (2019), Kenski (2012), Winner (2007), Corsini e Araújo (1993), Argento (1997) e Silva (2019); também trabalhos do campo da Robótica Educacional Como: Silva e Carvalho (2018), Azevedo, Aglaé, Pitta (2010), Silva (2009), Campos (2017), Führ (2018), Junior (2015). A metodologia ficou no respaldo dos autores: Silva, Oliveira e Silva (2021), Marconi e Lakatos (2003), Gil (2008) e Minayo (2002). Esta obra como base metodológica uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, documental e exploratória. Através desta pesquisa contribui-se com o entendimento sobre o processo de inclusão do artefato tecnológico robótica na educação brasileira e consequentemente na Nona Regional De Ensino da Paraíba chegando as escolas Estaduais da cidade Uiraúna/PB. Deixando visível a necessidade de uma formação em Robótica Educacional para os Professores que possa envolver os indivíduos de forma a construir uma participação protagonista dos participantes e que seja capaz de construir um saber emancipatório, motivador. Durante nossa investigação sobre a introdução dos kits de Robótica nas escolas públicas, percebemos que a maneira apressada e pouco organizada de implementar esses recursos resultou em uma parceria insatisfatória entre a Educação e a Robótica. Ao fomentar a integração da robótica nas escolas públicas, estaremos não apenas preparando os alunos para as demandas do século XXI, mas também promovendo uma educação mais envolvente, prática e alinhada às transformações tecnológicas e sociais. Também estaremos ajudando os professores em sua formação contínua e contribuindo para o avanço das pesquisas em Robótica Educacional.por
dc.description.abstractWith technological advancement, and with the arrival of the fourth industrial revolution and the digital era, we see robotics, both in the commercial and competitive scenario and in the educational sphere, increasingly present in the daily lives of all humanity. This Course Completion Work aimed to investigate how the technologies and, consequently, the Robotics kits were inserted into schools in the State Education Network in the city of Uiraúna/PB. Furthermore, it also aimed to generate a contribution in the form of an educational product. The theoretical foundation was based on the laws: Law of Guidelines and Base (LDB) of 2005 and Law No. 9,879, of September 13, 2012 of the State Executive Branch of Paraíba; and in authors in the field of education such as: Ferraz and PagnI (2019), Kenski (2012), Winner (2007), Corsini and Araújo (1993), Argento (1997) and Silva (2019); also works in the field of Educational Robotics such as: Silva e Carvalho (2018), Azevedo, Aglaé, Pitta (2010), Silva (2009), Campos (2017), Führ (2018), Junior (2015). The methodology was supported by the authors: Silva, Oliveira and Silva (2021), Marconi and Lakatos (2003), Gil (2008) and Minayo (2002). This work as a methodological basis is qualitative research, of a bibliographic, documentary and exploratory nature. Through this research, we contribute to the understanding of the process of inclusion of the technological artifact robotics in Brazilian education and consequently in the Ninth Regional Education of Paraíba reaching State schools in the city of Uiraúna/PB. Making visible the need for training in Educational Robotics for Teachers that can involve individuals in order to build a protagonist participation of the participants and that is capable of building emancipatory, motivating knowledge. During our investigation into the introduction of Robotics kits in public schools, we realized that the rushed and poorly organized way of implementing these resources resulted in an unsatisfactory partnership between Education and Robotics. By promoting the integration of robotics in public schools, we will not only be preparing students for the demands of the 21st century, but also promoting a more engaging, practical education that is aligned with technological and social transformations. In addition to helping teachers in their ongoing training and contributing to the advancement of research in Educational Robotics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Boanerges Batista (boanerges.silva.batista@aluno.uepb.edu.br) on 2023-12-04T23:21:18Z No. of bitstreams: 3 DS - Boanerges da Silva Batista.pdf: 2134772 bytes, checksum: 6d60c8852f3982a3209873f07200929c (MD5) PE - Boanerges da Silva Batista.pdf: 1885536 bytes, checksum: 367e86f26d4d2708190109f8da011270 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 307366 bytes, checksum: 52db86e46290a3d3627d316ced8d3b9a (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br), reason: 1 - As margens do seu trabalho estão incorretas (lembrando que no texto as margens do trabalho devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm); 2 - Paginação - Capa e Ficha Catalográfica não entram na contagem das páginas, portanto sua INTRODUÇÃO se encontra na página 11; on 2023-12-05T10:34:39Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Boanerges Batista (boanerges.silva.batista@aluno.uepb.edu.br) on 2023-12-06T13:51:51Z No. of bitstreams: 3 PE - Boanerges da Silva Batista.pdf: 1885536 bytes, checksum: 367e86f26d4d2708190109f8da011270 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 307366 bytes, checksum: 52db86e46290a3d3627d316ced8d3b9a (MD5) DS - Boanerges da Silva Batista.pdf: 2132728 bytes, checksum: cc9162c24dfcbc7395b41c03020373a1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2023-12-07T12:06:49Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE - Boanerges da Silva Batista.pdf: 1885536 bytes, checksum: 367e86f26d4d2708190109f8da011270 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 307366 bytes, checksum: 52db86e46290a3d3627d316ced8d3b9a (MD5) DS - Boanerges da Silva Batista.pdf: 2132728 bytes, checksum: cc9162c24dfcbc7395b41c03020373a1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-07T10:46:35Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE - Boanerges da Silva Batista.pdf: 1885536 bytes, checksum: 367e86f26d4d2708190109f8da011270 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 307366 bytes, checksum: 52db86e46290a3d3627d316ced8d3b9a (MD5) DS - Boanerges da Silva Batista.pdf: 2132728 bytes, checksum: cc9162c24dfcbc7395b41c03020373a1 (MD5) Previous issue date: 2023-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRobótica educacionalpor
dc.subjectFormação de professorpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC’spor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleRobótica educacional na formação de professores e na prática pedagógica da rede estadual de ensino de Uiraúna-PBpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PE - Boanerges da Silva Batista.pdfPDF - Boanerges da Silva Batista1.84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTD.pdfTermo de depósito300.16 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
DS - Boanerges da Silva Batista.pdfPDF - Boanerges da Silva Batista2.08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.