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dc.creatorMelo, Bruno Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6544480069658038por
dc.contributor.advisor1Alves, Wanderlan da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245634036144170por
dc.contributor.referee1Hattnher, Alvaro Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8010108954827551por
dc.contributor.referee2Silva, Márcia Tavares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1904168802083424por
dc.contributor.referee3Santos, Rogério Fernandes dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4689042670344205por
dc.contributor.referee4Fernandes, Auricélio Soares-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2733282184152767por
dc.date.accessioned2024-08-07T10:40:26Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-04-10-
dc.identifier.citationMELO, B. S. Protagonismo constelar em Guerra civil: história, linguagem e multiplicidade nas HQ’s da Marvel. 2024. 218 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5025-
dc.description.resumoGuerra Civil (2006), arco narrativo elencado como corpus de nossa pesquisa, se apresenta como uma obra repleta de potencialidades no que diz respeito aos personagens secundários e aos agenciamentos traçados em prol da construção de reflexões de ordem política, social e histórica. Nesse sentido, propomos uma leitura dos personagens secundários, coadjuvantes e anônimos, pautada não em aspectos dicotômicos ou que lançam à margem a figura do protagonista, mas a partir de um outro protagonismo, por nós defendido como compartilhado, fluido e constelar, operado a partir de manifestações inclusive de secundariedade em um espaço de transitoriedade e multiplicidade, constituindo-se como chave de leitura que descentraliza a figura de um único protagonista como o eixo de produção de sentidos. Tendo em vista as conceituações em torno do personagem secundário, este trabalho de tese traça discussões que visam expandir essas noções, que o tratam majoritariamente como menos importante na construção narrativa. A trama, por sua vez, tematiza o dia histórico em que personagens emblemáticos da Marvel se dividem em dois grandes times rivais após um incidente envolvendo super-heróis, que culmina na instauração de políticas que cerceiam a sua liberdade em prol da segurança civil. Além de envolver os aspectos políticos, sociais e narratológicos, a configuração do relato, ao hibridizar texto e imagem, é plurissignificativa, agregando e exigindo novas formas de leituras capazes de expressar a importância não de uma ou de outra categoria, mas a construção de sentido que se dá mediante a dupla articulação verbal-visual. Assim, a mobilidade constitutiva do personagem secundário na obra manifesta-se através de um hibridismo de linguagens, que encontram na multiplicidade a sua potência. Nessa aproximação a Guerra Civil, o diálogo com leituras teóricas e críticas de que o trabalho se vale é amplo, porém algumas noções teóricas e certos operadores de leitura foram fundamentais e são recorrentes, cabendo destacar: os debates constitutivos das relações dos quadrinhos com o mercado e a indústria cultural (Adorno; Horkheimer (1985); Benjamin (2019), Eco (2010)); as discussões de Deleuze e Guattari (1995, 1996, 1997) acerca das noções de rizoma, de sistema arbóreo, linhas de fuga e devir; bem como as reflexões de Ramos (2019), Cagnin (1975), Postema (2018), entre outros, a respeito às linguagens dos quadrinhos.por
dc.description.abstractCivil War (2006), the narrative arc chosen as the corpus of our research, is a work full of potential in terms of its secondary characters and how they act in favor of constructing political, social, and historical reflections. In this sense, we propose a reading of the secondary, supporting, and anonymous characters, based not on dichotomous aspects or those that cast the protagonist aside, but from another protagonism, which we defend as shared, fluid, and constellated, operating from manifestations including secondary roles in a space of transience and multiplicity, constituting a reading key that decentralizes the figure of a single protagonist as the axis of meaning production. Given the conceptualizations surrounding secondary characters, this thesis outlines discussions aimed at expanding these notions, which mostly treat them as less important in narrative construction. The plot, in turn, thematizes the historic day when iconic Marvel characters split into two major rival teams after an incident involving superheroes, which culminates in the establishment of policies that curtail their freedom in favor of civil security. As well as involving political, social, and narratological aspects, the configuration of the story, by hybridizing text and image, is plus significant, adding and demanding new forms of reading capable of expressing the importance not of one category or another, but the construction of meaning that takes place through the double verbal-visual articulation. Thus, the constitutive mobility of the secondary character manifests itself through a hybridism of languages, which find their power in multiplicity. In this approach to the Civil War, the dialogue with theoretical and critical readings that the work draws on is wide-ranging, but some theoretical notions and certain reading operators were fundamental and are recurrent: the constitutive debates on the relationship between comics and the market and the culture industry (Adorno; Horkheimer (1985); Benjamin (2019), Eco (2010)); the discussions of Deleuze and Guattari (1995, 1996, 1997) on the notions of rhizome, arboreal system, lines of flight and becoming; as well as the reflections of Ramos (2019), Cagnin (1975), Postema (2018), among others, regarding the languages of comics.por
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Melo (bruno.melo@aluno.uepb.edu.br) on 2024-06-22T00:37:26Z No. of bitstreams: 2 TESE - BRUNO SANTOS MELO.pdf: 10795536 bytes, checksum: b8a4e21f9ac30d76a2fe97fe970bbd2b (MD5) TERMO DE DEPÓSITO - TESE Bruno Santos Melo.pdf: 170286 bytes, checksum: 598dfc511010a92177334fdb59cb2420 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2024-06-25T10:58:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TESE - BRUNO SANTOS MELO.pdf: 10795536 bytes, checksum: b8a4e21f9ac30d76a2fe97fe970bbd2b (MD5) TERMO DE DEPÓSITO - TESE Bruno Santos Melo.pdf: 170286 bytes, checksum: 598dfc511010a92177334fdb59cb2420 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-07T10:40:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TESE - BRUNO SANTOS MELO.pdf: 10795536 bytes, checksum: b8a4e21f9ac30d76a2fe97fe970bbd2b (MD5) TERMO DE DEPÓSITO - TESE Bruno Santos Melo.pdf: 170286 bytes, checksum: 598dfc511010a92177334fdb59cb2420 (MD5) Previous issue date: 2024-04-10eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectPersonagempor
dc.subjectProtagonismo constelarpor
dc.subjectNarrativa gráficapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleProtagonismo constelar em Guerra civil: história, linguagem e multiplicidade nas HQ’s da Marvelpor
dc.typeTesepor
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