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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5024
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Kelvo de Almeida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9034789466920014 | por |
dc.contributor.advisor1 | Justino, Luciano Barbosa | - |
dc.contributor.advisor2 | Santiago, Roberval da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T14:48:23Z | - |
dc.date.issued | 2010-09-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, K. A. Para além do escurinho do cinema: a representação do Nordeste em “O auto da compadecida" e "Deus e o diabo na terra do sol”. 2010. 76 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5024 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa como o nordeste brasileiro é representado em dois filmes nacionais, situados em diferentes momentos da cinematografia brasileira: Deus e o Diabo na Terra do Sol, pertencente ao Cinema Novo, dirigido por Glauber Rocha; e O Auto da Compadecida, dirigido pelo pernambucano Guel Arraes, filme que se insere no chamado Cinema de Retomada. A análise tenta perceber como são tratados, em tais filmes, os elementos da cultura da região nordeste: a paisagem, a religiosidade, o misticismo e os personagens que transitam por essa paisagem: o bandido, o jagunço, o matador, etc. O trabalho analisa também a construção histórica do discurso regionalista e a forma como se deu o nascimento da categoria “região”. Este estudo também faz uma exame didático-histórico do surgimento do Cinema Novo e do Cinema de Retomada, focando na representação do nordeste, nos filmes em análise, assim como em uma análise dos elementos que os distanciam um do outro ou os aproximam. Por fim, o trabalho conclui que o nordeste é representado de forma ambígua, ora ressaltando sua força de potência, ora relegando-o ao espaço dos misticismos e atrasos, o que, neste trabalho é chamado de elogio depreciativo. | por |
dc.description.abstract | This work analyzes how the Brazilian northeast is represented in two national films, located at different moments in Brazilian cinematography: Deus e o Diabo na Terra do Sol, belonging to Cinema Novo, directed by Glauber Rocha; and O Auto da Compadecida, directed by Guel Arraes from Pernambuco, a film that is part of the so-called Cinema de Retomada. The analysis tries to understand how the elements of the culture of the northeast region are treated in such films: the landscape, the religiosity, the mysticism and the characters that travel through this landscape: the bandit, the gunman, the killer, etc. The work also analyzes the historical construction of the regionalist discourse and the way in which the category “region” was born. This study also makes a didactic-historical examination of the emergence of Cinema Novo and Cinema de Retomada, focusing on the representation of the northeast in the films under analysis, as well as it analyses the elements that distance them from each other or bring them closer. Finally, the work concludes that the northeast is represented in an ambiguous way, sometimes highlighting its strength of power, sometimes relegating it to the space of mysticisms and backwardnesses, what, in this work, is called derogatory compliment. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Kelvo Santos (kelvosantos@hotmail.com) on 2024-04-08T03:53:47Z No. of bitstreams: 2 DS - Kelvo de Almeida Santos.pdf: 705497 bytes, checksum: 860736ca3072a005cd61c80dd76da7a0 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 234195 bytes, checksum: 086bce4b4b267e888fcc0ed38c117c50 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2024-04-08T11:20:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - Kelvo de Almeida Santos.pdf: 705497 bytes, checksum: 860736ca3072a005cd61c80dd76da7a0 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 234195 bytes, checksum: 086bce4b4b267e888fcc0ed38c117c50 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-06T14:48:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Kelvo de Almeida Santos.pdf: 705497 bytes, checksum: 860736ca3072a005cd61c80dd76da7a0 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 234195 bytes, checksum: 086bce4b4b267e888fcc0ed38c117c50 (MD5) Previous issue date: 2010-09-30 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Nordeste | por |
dc.subject | Cinema novo | por |
dc.subject | Cinema de retomada | por |
dc.subject | Discurso regionalista | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Para além do escurinho do cinema: a representação do Nordeste em “O auto da compadecida" e "Deus e o diabo na terra do sol” | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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