Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5022
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jogos teatrais no ensino de língua(gens): uma proposta metodológica para os anos finais do ensino fundamental
Autor: Marinho, Josielio Pereira 
Primeiro orientador: Rodrigues, Linduarte Pereira
Primeiro membro da banca: Domingos, José
Segundo membro da banca: Maciel, Diógenes André Vieira
Resumo: Frente à necessidade de pensar o ensino de língua(gens), em que o agir docente propicia possibilidades expressivas de seu uso no desenvolvimento de habilidades linguísticas como práticas sociais que são aperfeiçoadas na Educação Básica, tais como ler, produzir e analisar textos; esta pesquisa se volta para os jogos teatrais em sala de aula de Língua Portuguesa. Diante disso, busca 10 13 10 respostas para a seguinte questão problema: Quais os benefícios promovidos pela inserção dos jogos teatrais no ensino-aprendizagem da língua(gem) nos anos finais do Ensino Fundamental? Para responder este questionamento, definiu como objetivo geral desenvolver uma metodologia de ensino de língua(gens) que evidenciasse os jogos teatrais mediante o trabalho com o texto da cultura popular como representação do imaginário local, possibilitando o aperfeiçoamento das habilidades de linguagem e do letramento sociocultural e histórico do alunado da Educação Básica a partir do estudo do texto dramático. Quanto à metodologia, este estudo de natureza qualitativa de cunho etnográfico (em educação), partiu, inicialmente, de uma abordagem exploratória (bibliográfica e documental), depois aplicada ao ensino. Além das contribuições da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), para refletir sobre o ensino de língua(gens), o aporte teórico ancorou-se nos estudos culturais e da cultura popular (Zumthor, 1993; 2010; Bakhtin, 2010; Bauman, 2012; Rodrigues, 2009; 2011; 2016; 2017a, 2017b), para pensar voz, corpo e performance mediante o texto dramatúrgico de Lourdes Ramalho. Para discutir sobre práticas de ensino de língua(gens) na aula de Língua Portuguesa, encontrou respaldo em Ferrarezi Jr. (2008), Candau (2014) e Geraldi (2015), que consideram a necessidade de inserir no espaço escolar a diversidade linguística e os aspectos culturais formativos da identidade do aluno. Baseou-se, ainda, em Martins (2011), Spolin (2008), Boal (2015) e Santos (2000), no que se refere à concepção de teatro e sua relação com a performance cênica permeada pelas múltiplas língua(gens), a exemplo dos jogos teatrais. A pesquisa contou com alunos colaboradores pertencentes ao 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Pinheiro, Campina Grande-PB. Depois de um levantamento teórico e documental, foi elaborada e aplicada uma tecnologia de ensino por meio de projeto e módulo didáticos que foram testados na turma campo da pesquisa, a fim de se refletir sobre as múltiplas possibilidades de abordagem do ensino de língua(gens) mediado pelo texto dramático A feira (1976) da escritora paraibana Lourdes Ramalho na aula de Língua Portuguesa. A pesquisa justifica-se por assumir um valor didático-pedagógico de inserção do gênero dramático no ensino de língua(gens), o que proporcionou um ensino-aprendizagem significativo, indo além da 11 13 11 exposição de conteúdos linguísticos que foram explorados em sala de aula, mas considerando também os estudos artístico-culturais que foram efetivados no estudo. Com a obtenção dos dados e análises realizadas, a pesquisa demonstrou que foi possível promover ao aluno de escola pública uma ampliação da noção de língua(gens) e o reconhecimento das diversas manifestações artísticas e culturais que existem em sua região, fazendo-o entender que é por meio dos eventos e das práticas de letramento que ele pode (re)conhecer o universo das palavras e seus significados no cotidiano das cidades.
Abstract: Faced with the need to think about language teaching, in which teaching action provides expressive possibilities for its use in the development of linguistic skills as social practices that are perfected in Basic Education, such as reading, producing and analyzing texts; This research focuses on theatrical games in the Portuguese Language classroom. In view of this, it seeks answers to the following problem question: What are the benefits promoted by the inclusion of theatrical games in the teaching-learning of language in the final years of Elementary School? To answer this question, the general objective was to develop a language teaching methodology that highlighted theatrical games based on working with popular culture texts as a representation of the local imaginary, enabling the improvement of both the reading of dramatic texts and of the student's sociocultural and historical literacy. As for the methodology, this qualitative study of an ethnographic nature (in education) initially started from an exploratory approach (bibliographic and documentary), then applied to teaching. In addition to the contributions of the National Common Curricular Base (Brazil, 2018), to reflect on language teaching, the theoretical contribution was anchored in cultural studies and popular culture (Zumthor, 1993; 2010; Bakhtin, 2010; Bauman, 2012; Rodrigues, 2009; 2011; 2016; 2017a, 2017b), to think about voice, body and performance through the dramaturgical text of Lourdes Ramalho. To debater on language teaching practices in the Portuguese language class, it was supported by Ferrarezi Jr. (2008), Candau (2014) and Geraldi (2015), who consider the need to include linguistic diversity and the formative cultural aspects of the student's identity. It was also based on Martins (2011), Spolin (2008), Boal (2015) and Santos (2000), with regard to the conception of theater and its relationship with scenic performance permeated by multiple languages, such as theatrical games. The research included collaborating students in the 8th year of Elementary School at the José Pinheiro State School of Elementary and Secondary Education, Campina Grande-PB. After a theoretical and documentary survey, a teaching technology was developed and applied through a project and didactic module that were tested in the research field class, in order to reflect on the multiple possibilities of approaching language teaching. mediated by the dramatic text A feira (1976) by Paraíba writer Lourdes Ramalho in Portuguese language class. The research is justified by assuming a didactic-pedagogical value 13 13 13 of insertion of the dramatic genre in language teaching(gens), which provided significant teaching-learning, going beyond the exposure of linguistic contents that were explored in the classroom, but also considering the artistic-cultural studies that were carried out in the study. By obtaining the data and analyzes carried out, the research demonstrated that it was possible to promote to public school students an expansion of the notion of language(gens) and the recognition of the various artistic and cultural manifestations that exist in their region, making them understand that It is through literacy events and practices that he can (re)know the universe of words and their meanings in everyday life in cities.
Palavras-chave: Ensino de linguagens
Letramento
Dramaturgia popular
Jogos teatrais
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: MARINHO, J. P. Jogos teatrais no ensino de língua(gens): uma proposta metodológica para os anos finais do ensino fundamental. 2023. 279 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5022
Data de defesa: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Josielio - com apêndices e anexos - biblioteca.pdfPDF - Josielio Pereira Marinho184.07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
biblioteca.uepb.edu.br jpm (1).pdfTermo de depósito157.71 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.