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Tipo do documento: Dissertação
Título: O texto de tradição oral na aula de língua portuguesa: a cultura do benzimento no ensino de linguagens
Autor: Oliveira, Elissandra de Oliveira e 
Primeiro orientador: Rodrigues, Linduarte Pereira
Primeiro membro da banca: Aragão, Patrícia Cristina de
Segundo membro da banca: Gomes, Valéria Severina
Resumo: O estudo buscou desenvolver uma metodologia de ensino de linguagens para a aula de Português do Ensino Fundamental, anos finais, com ênfase nas tradições orais e culturas populares de representação do sagrado, a partir de uma performance sociocultural e histórica das rezadeiras do Cariri Paraibano. Para tanto, partiu da seguinte questão problema: como investir numa metodologia de ensino de linguagens, com ênfase nas tradições orais, que possa promover o aprendizado da linguagem por alunos do Ensino Fundamental, anos finais, de uma escola pública do interior paraibano? O objetivo geral desta pesquisa foi propor e aplicar uma proposta didática que norteasse as ações do professor pesquisador a desenvolver no ensino de linguagens uma abordagem da oralidade com base na valorização de textos de tradição oral originários do catolicismo popular, em particular as rezas e benzimentos, com intuito de propor alternativas para ressignificar e expandir as práticas educacionais na aula de língua portuguesa direcionadas ao aprimoramento de habilidades e competências linguísticas dos alunos do Ensino Fundamental, anos finais. Como objetivos específicos: realizar a catalogação de textos de tradição oral que materializam as manifestações do sagrado na cultura popular nordestina, com ênfase nas rezas curativas e/ou benzimentos; refletir sobre o contexto em que se dão as condições de resistência das expressões do sagrado nesta cultura, promovendo uma análise coletiva das experiências dos alunos a partir de suas heranças ancestrais; elaborar e aplicar uma Proposta Didática e Módulo Didático que permitissem o desenvolvimento de uma metodologia para o ensino da linguagem em turmas do Ensino Fundamental, anos finais. Para alcançar os objetivos propostos, o estudo desenvolveu-se a partir da metodologia de uma pesquisa-ação. Como aporte teórico, debruçou-se sobre as contribuições de Bakhtin (2003), Bhabha (1994), Ferrarezi Jr. (2008; 2013), Halbwachs (2003), Kabatek (2012), Libâneo (2013), Rodrigues (2009; 2011; 2014; 2016; 2017a; 2017b), Severino (2007), Thompson (1981), Zumthor (1993; 1997), entre outros. A pesquisa se impôs relevante uma vez que considerou o fato de os gêneros orais, presentes em diversos segmentos da vida e do cotidiano das pessoas, perpassarem o dia a dia e se entrelaçarem nas mais diferentes situações de comunicação dos alunos da Educação Básica, tornando-se elementos essenciais na prática comunicativa/interativa. Na tradição oral, esses gêneros, especialmente manifestos no universo sagrado do catolicismo popular, como rezas e benzimentos, sustentam o imaginário popular no Nordeste do Brasil e demandam a necessidade de se pensar em possibilidades de letramento escolar. Assim sendo, o estudo revelou que o uso dos textos de tradição oral impactou positivamente na melhoria do ensino de conteúdos específicos de linguagens, bem como para o aprimoramento cultural dos estudantes. Percebeu-se a todo momento a identificação dos estudantes com as práticas e manifestações culturais estudadas.
Abstract: The study aimed to develop a methodology for teaching languages in Portuguese classes for the final years of elementary school, with an emphasis on oral traditions and popular cultures related to representations of the sacred. This approach was based on the sociocultural and historical context of the prayer women (rezadeiras) from the Cariri Paraibano region. To do so, the research began with the following problem question: how to invest in a language teaching methodology, emphasizing oral traditions, that can promote language learning for students in the final years of elementary school in a public school in the interior of Paraíba? The overall objective of this research was to propose and implement a didactic proposal that would guide the actions of the researcher-teacher in developing an approach to orality in language teaching based on the valorization of oral tradition texts originating from popular Catholicism, particularly prayers and benedictions. The intention was to propose alternatives to reframe and expand educational practices in Portuguese language classes aimed at enhancing the linguistic skills and competencies of students in the final years of elementary school. Specific objectives included: cataloging oral tradition texts that materialize sacred manifestations in northeastern popular culture, with an emphasis on healing prayers and/or benedictions; reflecting on the context in which the conditions for resistance of sacred expressions in this culture occur, promoting a collective analysis of students' experiences based on their ancestral heritage; and developing and applying a Didactic Proposal and Didactic Module that would allow the development of a methodology for language teaching in classes of the final years of elementary school. To achieve the proposed objectives, the study was conducted using action research methodology. The theoretical framework drew on the contributions of Bakhtin (2003), Bhabha (1994), Ferrarezi Jr. (2008; 2013), Halbwachs (2003), Kabatek (2012), Libâneo (2013), Rodrigues (2009; 2011; 2014; 2016; 2017a; 2017b), Severino (2007), Thompson (1981), Zumthor (1993; 1997), among others. The research was deemed relevant as it considered the fact that oral genres, present in various segments of people's daily lives, permeate everyday activities and intertwine in the different communication situations of Basic Education students, becoming essential elements in communicative/interactive practices. In the oral tradition, these genres, especially manifested in the sacred universe of popular Catholicism, such as prayers and benedictions, sustain the popular imagination in Northeast Brazil and necessitate the need to think about possibilities for school literacy. Therefore, the study revealed that the use of oral tradition texts had a positive impact on improving the teaching of specific language contents, as well as on the cultural enhancement of students. The students' identification with the studied cultural practices and manifestations was evident throughout the study.
Palavras-chave: Cultura popular
Tradição oral
Ensino de linguagens
Rezas
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: OLIVEIRA, E. O. O texto de tradição oral na aula de língua portuguesa: a cultura do benzimento no ensino de linguagens. 2023. 312 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5021
Data de defesa: 11-Dez-2023
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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