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Tipo do documento: Dissertação
Título: O saber que vem do barro: educação patrimonial a partir de memórias e histórias das loiceiras da Tapera - Chã da Pia e Assentamento Oziel Pereira - PB
Autor: Souto, Gizelda da Costa
Primeiro orientador: Bueno, João Batista Gonçalves
Primeiro membro da banca: Araújo, Patrícia Cristina de Aragão
Segundo membro da banca: Pinto Júnior, Arnaldo
Resumo: A presente Dissertação trata de questões voltadas as temáticas Educação Patrimonial e História local, diante disso, ressaltamos o patrimônio cultural presente nas comunidades da Chã da Pia – Areia e Assentamento Oziel Pereira - Remígio – PB, enfatizando as loiceiras com suas experiências e vivências, bem como, considerando seus costumes, suas técnicas de manuseio do barro e tudo o que lhes foi transmitido por gerações. Enxergamos nestas comunidades um imenso potencial para a Educação Patrimonial, assim, identificamos que a história local poderia ser melhor trabalhada nas escolas da região, se houvesse a implementação e ampliação de práticas pedagógicas voltadas a Educação Patrimonial. Tendo em vista que nosso objeto de estudo corresponde ao levantamento de histórias e memórias das loiceiras e seu uso para o ensino de história local, indagamos, como provocar reflexões sobre a cultura local e proporcionar as comunidades percepção e valorização acerca da sua identidade cultural? Acreditamos que uma maneira de viabilizar esta proposta, seja partindo do seguinte objetivo geral: compartilhar experiências sobre o patrimônio cultural das loiceiras do Assentamento Oziel Pereira e Chã da Pia - PB, buscando reconhecer e valorizar sua história e memória. Encontramos fundamentação em Horta, Grunberg e Monteiro (1999), IPHAN (2012), Freire (1982), Benjamim (2012), Thompson (1998), LDB (1996) e BNCC (2018), entre outros aportes teóricos. Para isso, conversarmos com loiceiras das comunidades envolvidas, entrevistamos e mobilizamos educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidadã Integral Paulo Freire, por fim, realizamos oficinas pedagógicas na Tapera Artesanato, que ocorreram em três momentos, estas partiram desde a apresentação de histórias e memórias das loiceiras, vivências de uso do barro, até a elaboração de uma sequência didática, abordando a cultura local, com vistas a ser incorporada e efetivada nas escolas da região posteriormente. Além disso, as oficinas foram registradas por fotos e vídeos para dar origem ao produto final, que é um blog. Diante disto, ressaltamos que aproximar os educandos das memórias e histórias locais, para que reconheçam seu valor, é indispensável.
Abstract: This Dissertation deals with issues focused on the themes of Heritage Education and Local History, in view of this, we highlight the cultural heritage present in the communities of Chã da Pia – Areia and Assentamento Oziel Pereira - Remígio – PB, emphasizing the loiceiras with their experiences, as well such as, considering their customs, their techniques for handling clay and everything that has been passed down to them for generations. We see an immense potential for Heritage Education in these communities, however, we identified that local history could be better worked on in schools in the region, if there were the implementation and expansion of pedagogical practices focused on Heritage Education. Bearing in mind that our object of study corresponds to the survey of stories and memories of the loiceiras and their use for teaching local history, we ask, how can we provoke reflections on local culture and provide communities with perception and appreciation of their cultural identity? We believe that one way to make this proposal viable is based on the following general objective: sharing experiences about the cultural heritage of the loiceiras of the Oziel Pereira and Chã da Pia Settlement - PB, seeking to recognize and value their history and memory. We found support in Horta, Grunberg and Monteiro (1999), IPHAN (2012), Freire (1982), Benjamim (2012), Thompson (1998), LDB (1996) and BNCC (2018), among other theoretical contributions. To do this, we spoke with loiceiras from the communities involved, we interviewed and mobilized educators from the Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidadã Integral Paulo Freire, finally, we held pedagogical workshops at Tapera Artesanato, which took place in three moments, starting from the presentation of stories and memories from loiceiras, experiences using clay, to the elaboration of a didactic sequence, addressing local culture, with a view to being incorporated and implemented in schools in the region later. Furthermore, the workshops were recorded through photos and videos to give rise to the final product, which is a blog. In view of this, we emphasize that bringing students closer to local memories and histories, so that they recognize their value, is essential.
Palavras-chave: Educação patrimonial
História local
Ensino de história
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: SOUTO, G. C. O saber que vem do barro: educação patrimonial a partir de memórias e histórias das loiceiras da Tapera - Chã da Pia e Assentamento Oziel Pereira - PB. 2024. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5018
Data de defesa: 12-Jun-2024
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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