Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5012
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Francisca Altamara-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2256468187021309por
dc.contributor.advisor1AQUINO, MARIA DE FATIMA-
dc.date.accessioned2024-07-22T23:12:33Z-
dc.date.issued2024-05-24-
dc.identifier.citationSILVA, Francisca Altamara. PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO. 2024. [107]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [UEPB] .por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5012-
dc.description.resumoAs histórias em quadrinhos são um gênero multimodal que se compõe de diferentes modos de comunicação, como texto escrito, imagens, sons e vídeos (modo digital), diálogos e narração. Ao utilizá-las como ferramenta didática, vários benefícios são facilmente conquistados para despertar o interesse do aluno na leitura e escrita proficientes. Primeiramente, as HQs são frequentemente mais acessíveis, por ter uma linguagem artístico-lúdica atrativa e enunciados curtos e menos complexos em relação aos livros de texto tradicionais. A combinação de imagens e texto facilita a compreensão do enredo e dos conceitos abordados, especialmente para alunos que têm dificuldades com a leitura puramente textual, as imagens fornecem estímulos visuais que ajudam na compreensão da informação, o que a torna mais envolvente e motivadora, por abordar uma ampla variedade de temas, desde ficção científica e fantasia até biografias e histórias do cotidiano, alinhadas aos interesses e necessidades específicas do alunado, tornando a leitura mais relevante e significativa. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar de que forma a utilização de HQs pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção textual do alunado do 7º ano do Ensino Fundamental. Na fundamentação teórica da pesquisa, foram abordadas as concepções de linguagem de Koch e Elias (2007), as formas de apreensão de sentidos para os textos no âmbito dos gêneros textuais, além do instrumento de ensino de produção textual de acordo com Marcuschi (2018). A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, desenvolvendo uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados. Nesse sentido, o referido trabalho utiliza-se do método da sequência didática (SD) proposta por Lopes Rossi (2012) como recurso pedagógico para o trabalho com a leitura e a produção de textos. A pesquisa obteve um resultado expressivo por parte dos alunos que participaram do projeto, tais como um aumento no desempenho em avaliações de compreensão de leitura, comparado aos resultados obtidos antes do início do projeto, além disso, as redações produzidas mostraram uma melhora notável em termos de coesão e coerência, com um aumento de 85% na pontuação média desses critérios em relação aos trabalhos anteriores, refletidos em um aumento na participação durante as aulas e discussões, comprovando que é possível promover o ensino de leitura e produção textual a partir das estratégias pedagógicas desenvolvidas através da leitura de HQs com o propósito de tornar os aprendizes proficientes da língua em seu contexto social.por
dc.description.abstractComic books are a multimodal genre that is made up of different modes of communication, such as written text, images, sounds and videos (digital mode), dialogues and narration. When using them as a teaching tool, several benefits are easily achieved to awaken the student's interest in proficient reading and writing. Firstly, comics are often more accessible, as they have an attractive artistic-playful language and short, less complex statements compared to traditional text books. The combination of images and text facilitates the understanding of the plot and the concepts covered, especially for students who have difficulties with purely textual reading, the images provide visual stimuli that help in understanding the information, which makes it more engaging and motivating, for cover a wide variety of themes, from science fiction and fantasy to biographies and everyday stories, aligned with the specific interests and needs of students, making reading more relevant and meaningful. In view of the above, the present work has the general objective of investigating how the use of comics can contribute to the development of reading and text production skills of students in the 7th year of Elementary School. In the theoretical foundation of the research, the concepts of language of Koch and Elias (2007) were addressed, the ways of apprehending meanings for texts within the scope of textual genres, in addition to the teaching instrument for textual production according to Marcuschi (2018) . The methodology adopted was action research, developing an intervention proposal and quantitative data analysis. In this sense, this work uses the didactic sequence (SD) method proposed by Lopes Rossi (2012) as a pedagogical resource for working with reading and producing texts. The research obtained significant results from the students who participated in the project, such as an increase in performance in reading comprehension assessments, compared to the results obtained before the start of the project. Furthermore, the essays produced showed a notable improvement in terms of cohesion and coherence, with an 85% increase in the average score of these criteria in relation to previous works, reflected in an increase in participation during classes and discussions, proving that it is possible to promote the teaching of reading and text production based on strategies pedagogical activities developed through reading comics with the purpose of making learners proficient in the language in their social context.eng
dc.description.abstractComics. Reading competence. Text production. Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Francisca Silva (francisca.altamara.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-07-08T21:40:18Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO ALTAMARA - APROVADA.pdf: 7097011 bytes, checksum: 66bea003ea28c745e9436e8552ccf5be (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br), reason: Falta o termo de autorização para depósito. on 2024-07-16T12:18:16Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Francisca Silva (francisca.altamara.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-07-17T23:15:37Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO ALTAMARA - APROVADA.pdf: 7097011 bytes, checksum: 66bea003ea28c745e9436e8552ccf5be (MD5) Termo_de_Deposito_BDTD_-_ALTAMARA_CORRETO.pdf: 253440 bytes, checksum: 94f2e84985f1c530463e1bb22579cf9c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2024-07-22T23:05:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO ALTAMARA - APROVADA.pdf: 7097011 bytes, checksum: 66bea003ea28c745e9436e8552ccf5be (MD5) Termo_de_Deposito_BDTD_-_ALTAMARA_CORRETO.pdf: 253440 bytes, checksum: 94f2e84985f1c530463e1bb22579cf9c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2024-07-22T23:05:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO ALTAMARA - APROVADA.pdf: 7097011 bytes, checksum: 66bea003ea28c745e9436e8552ccf5be (MD5) Termo_de_Deposito_BDTD_-_ALTAMARA_CORRETO.pdf: 253440 bytes, checksum: 94f2e84985f1c530463e1bb22579cf9c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-22T23:12:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO ALTAMARA - APROVADA.pdf: 7097011 bytes, checksum: 66bea003ea28c745e9436e8552ccf5be (MD5) Termo_de_Deposito_BDTD_-_ALTAMARA_CORRETO.pdf: 253440 bytes, checksum: 94f2e84985f1c530463e1bb22579cf9c (MD5) Previous issue date: 2024-05-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistórias em quadrinhos. Competência leitora. Produção textual. Ensinopor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titlePRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINOpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO ALTAMARA - APROVADA.pdfDISSERTAÇÃO - DOCUMENTO PRINCIPAL6.93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo_de_Deposito_BDTD_-_ALTAMARA_CORRETO.pdfTERMO DE DEPÓSITO - BIBLIOTECA247.5 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.