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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenezes, Micaela de Sousa-
dc.contributor.advisor1Simões, Mônica Oliveira da Silva-
dc.contributor.referee1Medeiros, Carla Campos Muniz-
dc.contributor.referee2Barros, Vivianne de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-07-01T13:26:35Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.citationMENEZES, Micaela de Sousa. Ações de alimentação e nutrição e de educação permanente no cuidado a obesidade na atenção primária à saúde de municípios do estado da Paraíba. 2024. 78 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5005-
dc.description.resumoIntrodução: A obesidade é considerada como uma epidemia global. As mudanças de hábitos de vida da população, como o aumento do sedentarismo e do consumo de alimentos ricos em caloria contribuem para a alta prevalência da obesidade em todo o mundo. Ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) têm por objetivo a promoção da qualidade alimentar da população através da implantação de ações distribuídas em diversos setores do País. A Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada um campo estratégico para a aplicação dessas ações, além de representar um papel de destaque na realização de ações de vigilância alimentar e nutricional (VAN) e no cuidado dos usuários com sobrepeso e obesidade. A qualificação das equipes é fundamental para a efetividade da aplicação de programas e ações relacionados à alimentação e à nutrição com o objetivo de contribuir para a realização de ações de prevenção e cuidado dos agravos e distúrbios alimentares da população. Objetivo: Descrever os tipos de ações de alimentação e nutrição realizadas na atenção primária à saúde, a realização de educação permanente no cuidado à obesidade e sua associação com a implantação de linhas de cuidado e de vigilância alimentar em municípios paraibanos. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, aninhado a um estudo nacional de base populacional. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários semiestruturados e autoaplicáveis, disponibilizados de forma remota através da plataforma digital SurveyMonkey®. O estudo utilizou apenas um recorte do instrumento mencionado. Foram avaliadas variáveis relativas aos profissionais respondentes, aos tipos de ações de promoção da alimentação adequada e saudável e à realização de educação permanente no cuidado da obesidade e sua associação com as ações de vigilância alimentar e implantação de linhas de cuidado. Os dados foram analisados no software R. Foi realizada análise descritiva, através da frequência absoluta e relativa, para as variáveis qualitativas e para testar a associação entre as variáveis, foi utilizado o teste qui-quadrado de Pearson e o exato de Fisher, quando necessário. O nível de significância estatística adotado foi de 5%. Resultados: O tipo de ação de PAAS comunitária foi a abordagem mais realizada pelas equipes de saúde, seguida do tipo de ação em grupos, os profissionais enfermeiro, médico e nutricionista são os que mais participam dessas ações. Foi verificada a realização de ações de educação permanente destinadas aos profissionais, e em relação à frequência destas, esteve abaixo do esperado, foi verificada uma associação entre a realização de ações de educação permanente e a realização de VAN. Conclusão: As ações de promoção da alimentação adequada e saudável do tipo comunitárias e em grupo são as mais realizadas pelas equipes, a frequência de ações de educação permanente destinadas a esses profissionais apresentou-se bem abaixo do esperado. Os resultados sinalizaram para uma associação entre a educação permanente e a realização de ações de vigilância alimentar e nutricional. Destaca-se a necessidade de mais estudos para avaliar quais as ferramentas estão sendo utilizadas nas ações de PAAS e a adesão do usuário para melhor compreensão do cenário no Estado.por
dc.description.abstractIntroduction: Obesity is considered a global epidemic. Changes in the population's lifestyle habits, such as the increase in sedentary lifestyle and the consumption of high-calorie foods, contribute to the high prevalence of obesity throughout the world. Actions to Promote Adequate and Healthy Food (PAAS) aim to promote the population's dietary quality through the implementation of actions distributed in different sectors of the country. Primary Health Care (PHC) is considered a strategic field for the application of these actions, in addition to playing a prominent role in carrying out food and nutritional surveillance (VAN) actions and in caring for overweight and obese users. The qualification of teams is essential for the effectiveness of the implementation of programs and actions related to food and nutrition with the aim of contributing to the implementation of actions to prevent and care for eating disorders and disorders in the population. Objective: To describe the types of food and nutrition actions carried out in primary health care, the provision of permanent education in obesity care and its association with the implementation of lines of care and food surveillance in municipalities in Paraíba. Methods: This is a cross-sectional study, nested within a national population-based study. Data collection occurred through the application of semi-structured and self-administered questionnaires, made available remotely through the SurveyMonkey® digital platform. The study used only a sample of the aforementioned instrument. Variables related to the responding professionals, the types of actions to promote adequate and healthy eating and the provision of ongoing education in obesity care and their association with food surveillance actions and implementation of lines of care were evaluated. Data were analyzed using the R software. Descriptive analysis was performed, using absolute and relative frequency, for qualitative variables and to test the association between variables, Pearson's chi-square test and Fisher's exact test were used, when necessary. . The level of statistical significance adopted was 5%. Results: The type of community PAAS action was the approach most carried out by health teams, followed by the type of group action, with nurses, doctors and nutritionists being the ones who most participate in these actions. The carrying out of permanent education actions aimed at professionals was verified, and in relation to their frequency, it was below expectations, an association was verified between the carrying out of permanent education actions and the carrying out of VAN. Conclusion: Community and group actions to promote adequate and healthy eating are the most carried out by teams, the frequency of continuing education actions aimed at these professionals was well below expectations. The results indicated an association between continuing education and carrying out food and nutritional surveillance actions. The need for more studies is highlighted to evaluate which tools are being used in PAAS actions and user adherence to better understand the scenario in the State.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Micaela Menezes (micaela.sousa.menezes@aluno.uepb.edu.br) on 2024-06-20T23:13:06Z No. of bitstreams: 2 DS - Micaela Sousa Menezes.pdf: 3440261 bytes, checksum: bddb2c7fdadcadb283b25c72a9a6e999 (MD5) Termo de Depósito BDTD .pdf: 425667 bytes, checksum: ed747c75fcaef04dc8c37a0ba4df92e8 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: micaela.sousa.menezes@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Micaela de Sousa Menezes Matrícula: 2022051406 Prezada senhora, boa noite. . Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus trabalhos de conclusão de curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Para trabalhos acadêmicos elaborados segundo outras normas (como a APA) geralmente é exigido que os seus elementos pré-textuais obedeçam à formatação das normas ABNT NBR do modelo correspondente adotado pela Biblioteca Central. Também há um conjunto de regras comuns a ambas as normas que deverão ser seguidas. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA 02. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: No RESUMO e no ABSTRACT, as palavras-chave e as keywords devem ficar separadas do texto que as antecedem por uma linha em branco de espaçamento 1.5. No mais, a configuração geral dessa página deve ficar exatamente como a do referido modelo, inclusive com os mesmos destaques gráficos nas expressões Palavras-Chave e Keywords. 03. Mude o título LISTA DE ABREVIATURAS para LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS. Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las (só as que já existem na obra) na mesma sequência conforme apresentada no modelo: Lista de ilustrações Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Lista de símbolos Se houver mais listas diferentes dessas, colocá-las no final da última lista da sequência acima. 04. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Recomenda-se que os títulos e os subtítulos, se houver, que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numéricos mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. Elimine o título APÊNDICES associado à página 77 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. Elimine o título ANEXOS associado à página 60 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada anexo já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um anexo. Os títulos dos apêndices são colocados antes dos títulos dos anexos. É preciso corrigir a posição. Efetuar o mesmo ajuste no corpo da obra mudando também a posição desses elementos pós-textuais. Os títulos dos apêndices e dos anexos terão que aparecer no sumário em negrito assim como estão as seções primárias e no corpo da dissertação. 05. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 14 (16 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 06. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 07. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme mostrado no modelo: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pela autora, ano. 08. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), tem que haver na parte inferior de cada um desses elementos uma fonte (a origem dos dados). Já o título é sempre inserido na parte superior. Observe que o quadro 1 está sem a indicação da fonte. 09. Na atual página 54 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ficará centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos. 10. A partir da atual página 54, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. É preciso atentar também para o espaçamento entre uma referência e outra. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023:2018): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. 11. Colocar os apêndices e anexos na sequência correta: primeiro os apêndices, depois os anexos. 12. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC e uma vez que ninguém é capaz de saber quantas novas submissões ainda serão feitas, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica em branco ou do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 13. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. e as assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br estão sendo reconhecidas pelo serviço de autenticação https://validar.iti.gov.br/. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-06-21T00:04:42Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Micaela Menezes (micaela.sousa.menezes@aluno.uepb.edu.br) on 2024-06-25T14:41:30Z No. of bitstreams: 2 DS - Micaela Sousa Menezes.pdf: 3537369 bytes, checksum: da494e595e4531250b47fec6958a4c1f (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 434755 bytes, checksum: 78e36e8917213643eff05be96907ab9f (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSPpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectObesidadepor
dc.subjectAtenção primária à saúdepor
dc.subjectVigilância alimentar e nutricionalpor
dc.subject.cnpqSAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.titleAções de alimentação e nutrição e de educação permanente no cuidado a obesidade na atenção primária à saúde de municípios do estado da Paraíbapor
dc.typeDissertaçãopor
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