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Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepções de professores de química do ensino médio a respeito do jogo cooperativo temático sobre ésteres: a feira central de Campina Grande (PB) em foco
Título(s) alternativo(s): Perceptions of high school chemistry teachers regarding the themed cooperative game about esters: the Campina Grande Central fair (PB) in focus
Autor: Mendonça, Sara Costa
Primeiro orientador: Barros, Marcos Antônio
Primeiro membro da banca: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Segundo membro da banca: Silva, Patrícia da Cunha Gonzaga
Resumo: Despertar o interesse dos estudantes pela aprendizagem vem se tornando um desafio para o educador, assim os jogos no ensino são práticas lúdicas que estimulam a colaboração em dinâmicas no dia a dia, despertando a aprendizagem, cooperação, solidariedade, inclusão, participação efetiva, criatividade, lazer, trabalho coletivo e diálogo, possibilitando ao docente dividir com os estudantes suas metas e objetivos. Os jogos promovem experiências significativas de aprendizagem de uma maneira lúdica e prazerosa, além de demostrarem que o professor precisa buscar novas estratégias metodológicas diversificadas que despertam o interesse dos estudantes e favoreçam o seu desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. Diante desta questão, este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar, na práxis, as percepções a respeito da contribuição da aplicabilidade de um jogo cooperativo temático enquanto recurso didático para o estudo científico dos ésteres, tendo por base a comercialização dos produtos vendidos na feira central. Assim o jogo de tabuleiro denominado de “O Caminho dos Ésteres na Feira Central” tem um contexto histórico-cultural do Mercado Central de Campina Grande- PB, com a finalidade de ser uma ferramenta didática para auxiliar o professor, desse modo o jogo entra como um intermediário entre o professor e estudante. A pesquisa funda-se nas contribuições educacionais advindas de teóricos como Vygostky (1987), conduzindo o enfoque histórico-cultural para dentro do ensino de funções orgânicas, Huizinga (2012) com seus fundamentos sobre jogos lúdicos cooperativos dentro do contexto escolar, Kishimoto (1996) onde o lúdico auxilia no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento, e Paulo Freire (1987), trazendo a importância da inclusão de temas geradores, do diálogo e da problematização. Portanto, essa pesquisa tratou-se de um estudo de caso de natureza qualitativa tendo como sujeitos participantes da pesquisa seis professores do ensino médio de escolas públicas, e como ferramenta da pesquisa teve um questionário para esses professores avaliarem a proposta de ensino apresentada. Assim sendo, a construção do jogo dispõe de um tabuleiro onde ilustra uma vista superior do conjunto de galpões, barracas e lojas da área que compreende o Mercado Central com um percurso a trilhar pelos jogadores (peões) para elaborar a demanda de uma lista de compras adquirindo produtos que possui ou são confeccionados com substâncias representativas da função orgânica éster, com o objetivo de trazer a química para o dia a dia nos estudantes, de uma forma diferenciada e dinâmica, através de uma aprendizagem ativa e colaborativa, para despertar o interesse do estudante pelo conteúdo.
Abstract: Awakening students' interest in learning has become a challenge for the educator, so games in teaching are playful practices that encourage collaboration in everyday dynamics, awakening learning, cooperation, solidarity, inclusion, effective participation, creativity, leisure, collective work and dialogue, enabling teachers to share their goals and objectives with students. Games promote meaningful learning experiences in a playful and pleasurable way, in addition to demonstrating that the teacher needs to seek new, diversified methodological strategies that arouse students' interest and promote their cognitive, motor and affective development. Faced with this issue, this research work aims to analyze, in practice, the contribution of the applicability of a thematic cooperative game as a teaching resource for the scientific study of esters, based on the commercialization of products sold at the central fair. Thus, the board game called “O Caminho dos Ésteres na Feira Central” has a historical-cultural context of the Central Market of Campina Grande- PB, with the purpose of being a teaching tool to assist the teacher, so the game serves as a intermediary between teacher and student. The research is based on educational contributions from theorists such as Vygostky (1987), taking the historical-cultural approach into the teaching of organic functions, Huizinga (2012) with his foundations on cooperative playful games within the school context, Kishimoto (1996) where play helps in the process of socialization, communication, expression and construction of knowledge, and Paulo Freire (1987), highlighting the importance of including generating themes, dialogue and problematization. Therefore, this research was a case study of a qualitative nature with six high school teachers from public schools as research subjects, and as a research tool there was a questionnaire for these teachers to evaluate the teaching proposal presented. Therefore, the construction of the game has a board that illustrates a top view of the set of warehouses, stalls and stores in the area that comprises the Central Market with a route to be followed by the players (pedestrians) to prepare the demand for a shopping list. purchasing products that have or are made with substances representing the organic ester function, with the aim of bringing chemistry into students' daily lives, in a different and dynamic way, through active and collaborative learning, to awaken students' interest student for the content.
Palavras-chave: aprendizagem
ensino de química
jogos didáticos
éster
Área(s) do CNPq: QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: MENDONÇA, Sara Costa. Percepções de professores de química do ensino médio a respeito do jogo cooperativo temático sobre ésteres: a feira central de Campina Grande (PB) em foco. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4973
Data de defesa: 5-Mar-2024
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