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Tipo do documento: Dissertação
Título: Tecendo a educação matemática na escolarização do aluno surdo não sinalizado: desafios da inclusão
Autor: Rodrigues, Amanda Mayara Sobral 
Primeiro orientador: Onofre, Eduardo Gomes
Primeiro membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Segundo membro da banca: Menezes, Marcus Bessa de
Terceiro membro da banca: Tavares, Livânia Beltrão
Resumo: A presente pesquisa realizada no Instituto Federal da Paraíba, campus Picuí - PB, teve como objetivo principal investigar métodos e estratégias para o ensino das operações de soma e subtração a uma aluna surda do 1° ano do Ensino Médio, que não é sinalizada, ou seja, não possuía fluência na Língua Brasileira de Sinais, Libras. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa, caracterizada por sua natureza exploratória e flexível, visando compreender o fenômeno específico por meio da interpretação das experiências de seus participantes. Essa pesquisa foi também classificada como pedagógica, pois, fundamentou-se em uma abordagem de intervenção, sendo a sua autora, a professora participante e pesquisadora. A coleta de dados envolveu a observação participante dos métodos de ensino utilizados e uma entrevista semiestruturada com a Tradutora Intérprete de Libras, visando compreender o papel desta no processo de ensino-aprendizagem. Também, procuramos compreender as ações da instituição, participante desta pesquisa, diante do mencionado processo. Quanto ao desenvolvimento das habilidades matemáticas da aluna investigada e superação das limitações de comunicação com a professora de matemática e os colegas, os resultados apontaram que o uso de materiais concretos (a exemplo do material dourado), jogos, adequação das estratégias de resolução das operações, recursos visuais e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) foram ações eficazes neste processo. Também, identificamos que a constante interrupção das atividades para ensinar sinais da Libras que eram desconhecidos foi um obstáculo, tornando o processo de ensino-aprendizagem lento e sobrecarregando a Tradutora Intérprete de Libras. Além disso, observamos a carência de incentivo por parte da instituição para a formação docente, evidenciando a necessidade de medidas que estimulem o desenvolvimento profissional neste contexto inclusivo.
Abstract: The present research carried out at the Federal Institute of Paraíba, Picuí campus - PB, had as its main objective to investigate methods and strategies for teaching addition and subtraction operations to a deaf student in the 1st year of high school, who is not signed, or In other words, he was not fluent in the Brazilian Sign Language, Libras. This study adopted a qualitative approach, characterized by its exploratory and flexible nature, aiming to understand the specific phenomenon through the interpretation of the experiences of its participants. This research was also classified as pedagogical, as it was based on an intervention approach, with the author being the participating teacher and researcher. Data collection involved participant observation of the teaching methods used and a semi-structured interview with the Libras Interpreter Translator, aiming to understand her role in the teaching-learning process. We also sought to understand the actions of the institution, participating in this research, in the face of the aforementioned process. Regarding the development of the investigated student's mathematical skills and overcoming communication limitations with the mathematics teacher and colleagues, the results showed that the use of concrete materials (such as the golden material), games, adequacy of operations resolution strategies , visual resources and Instrumental Activities of Daily Living (IADL) were effective actions in this process. We also identified that the constant interruption of activities to teach Libras signs that were unknown was an obstacle, making the teaching-learning process slow and overloading the Libras Interpreter Translator. Furthermore, we observed a lack of incentive on the part of the institution for teacher training, highlighting the need for measures that encourage professional development in this inclusive context.
Palavras-chave: surdos
estratégias de ensino
matemática
inclusão
deaf
teaching strategies
mathematics
inclusion
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: RODRIGUES, Amanda Mayara Sobral. Tecendo a educação matemática na escolarização do aluno surdo não sinalizado: desafios da inclusão. 2024. 132 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4964
Data de defesa: 1-Abr-2024
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