Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4957
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Vivências através do educar pela pesquisa: reconstruindo saberes sobre radiobiologia |
Autor: | Oliveira, Lourival Fábio Costa de |
Primeiro orientador: | Luna, Karla Patrícia de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Sousa, Cidoval Morais de |
Segundo membro da banca: | Longhin, Sandra Regina |
Resumo: | Educar pela Pesquisa é uma proposta pedagógica inovadora, que traz os aspectos da pesquisa para a sala de aula. Essa abordagem traz o objetivo de superação do ensino reprodutivista, propondo que o estudante deve ser sujeito no processo de aprendizagem, estimulando o pensamento crítico e reflexivo do indivíduo enquanto cidadão. O presente trabalho tem como objetivo analisar o emprego do Educar pela Pesquisa na formação de estudantes graduandos do curso de Ciências Biológicas da UEPB, que estejam cursando a disciplina de Biofísica, com foco no conteúdo de Radiobiologia. Os aspectos metodológicos deste trabalho incluem o levantamento de dados através de questionários (para comparação entre distintas etapas da intervenção) e Diário de Bordo (para a anotações do pesquisador quanto á observações decorrentes dos processos de intervenção pedagógica). O tratamento dos dados ocorreu através da comparação entre as respostas objetivas dos questionários, assim como através da Análise de Similitude para quantificação das palavras presentes nas respostas em questões discursivas. As Análises de Similitude nos mostram que os estudantes que participaram das atividades envolvendo o Educar pela Pesquisa conseguem atribuir mais conexões entre os conceitos abordados numa mesma temática, que no caso desse estudo é a Radiobiologia. Da mesma forma, as questões objetivas nos mostram, na maioria dos casos, impactos positivos da pesquisa como princípio educativo. Dessa forma, o trabalho cumpre com os objetivos propostos e traz a compreensão de mais dois pressupostos do Educar pela Pesquisa, que são os de Leitura e Escrita, além dos que são prescritos por Pedro Demo. O trabalho também sugere a aplicação e desenvolvimento do Educar pela Pesquisa, para que possamos realizar a manutenção e o desenvolvimento da cultura escolar e acadêmica através da pesquisa. |
Abstract: | Educating through Research is an innovative pedagogical proposal, which brings aspects of research into the classroom. This approach aims to overcome reproductive teaching, proposing that the student must be a subject in the learning process, stimulating the individual's critical and reflective thinking as a citizen. The present work aims to analyze the use of Educating through Research in the training of undergraduate students in the Biological Sciences course at UEPB, who are studying the Biophysics discipline, with a focus on Radiobiology content. The methodological aspects of this work include data collection through questionnaires (for comparison between different stages of the intervention) and Log Diary (for the researcher's notes regarding observations arising from the pedagogical intervention processes). Data processing occurred through comparison between the objective answers to the questionnaires, as well as through Similarity Analysis to quantify the words present in the answers to discursive questions. Similarity Analyses show us that students who participated in activities involving Educating through Research are able to attribute more connections between the concepts covered in the same theme, which in the case of this study is Radiobiology. Likewise, objective questions show us, in most cases, positive impacts of research as an educational principle. In this way, the work meets the proposed objectives and brings an understanding of two more assumptions of Educating through Research, which are Reading and Writing, in addition to those prescribed by Pedro Demo. The work also suggests the application and development of Educating through Research, so that we can maintain and develop school and academic culture through research. |
Palavras-chave: | Ensino de biologia Ensino de ciências Proposta pedagógica Formação de estudantes |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | OLIVEIRA, Lourival Fábio Costa de. Vivências através do educar pela pesquisa: reconstruindo saberes sobre radiobiologia. 2024. 87 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4957 |
Data de defesa: | 4-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Lourival Fábio Costa de Oliveira.pdf | DS - Lourival Fábio Costa de Oliveira | 1.36 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Termo de Deposito BDTD.pdf | Termo de Depósito BDTD | 629.99 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.