Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4955
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA |
Título(s) alternativo(s): | Terrestrial Magnetism: a teaching proposal with a CTSA approach |
Autor: | Alves, Marciana Cavalcante |
Primeiro orientador: | Germano, Marcelo Gomes |
Primeiro membro da banca: | Sousa, Cidoval Morais de |
Segundo membro da banca: | Araújo, Lincoln Rodrigues Sampaio de |
Resumo: | Cada época traz consigo novos desafios ao ensino de ciências e, para enfrentá-los, novas propostas metodológicas e abordagens inovadoras são experimentadas. Considerando os desafios de um ensino de ciências que leve em consideração um desenvolvimento científico e tecnológico sustentável, nesta pesquisa fizemos a opção de seguir uma abordagem que procura trabalhar os conteúdos de física a partir de temáticas que possibilitem reflexões envolvendo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente ou, como ficou mais conhecido: uma abordagem CTSA. Nesta pesquisa objetivamos identificar e discutir as possibilidades e/ou limitações de uma experiência de ensino com abordagem CTSA para o estudo do magnetismo terrestre em sua relação com os organismos vivos, a biosfera e a vida no planeta. Naturalmente, a escolha do tema se deu por conta da importância do magnetismo terrestre para os seres orgânicos e toda a vida na Terra, mas também por questões históricas. Os fenômenos magnéticos, assim como as manifestações eletrostáticas são bem mais antigos que o eletromagnetismo moderno e nem sempre são considerados com a devida atenção nos estudos de ciências. A maioria dos livros didáticos apresenta essa discussão de maneira resumida e superficial. No sentido de contribuir com esta demanda, será elaborado um material paradidático com abordagem CTSA para o ensino do magnetismo terrestre. Acreditamos que essa proposta seja importante para auxiliar os estudantes e os professores em nova perspectiva para o ensino do referido conteúdo. |
Abstract: | Each era brings with it new challenges for science teaching and, to meet them, new methodological proposals and innovative approaches are tried out. Considering the challenges of teaching science that takes into account sustainable scientific and technological development, in this research we chose to follow an approach that seeks to work with physics content based on themes that enable reflections involving Science, Technology, Society, and the Environment or, as it has become better known: a CTSA approach. In this research, we aim to identify and discuss the possibilities and/or limitations of a teaching experience with a CTSA approach to the study of terrestrial magnetism in its relationship with living organisms, the biosphere, and life on the planet. Naturally, the topic was chosen because of the importance of terrestrial magnetism for organic beings and all life on Earth, but also historical reasons. Magnetic phenomena, as well as electrostatic phenomena, are much older than modern electromagnetism and are not always given due attention in science studies. Most textbooks present this discussion in a summarized and superficial way. To contribute to this demand, paradidactic material with a CTSA approach will be developed for teaching terrestrial magnetism. We believe that this proposal is important for helping students and teachers take a new approach to teaching this content. |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Magnetismo Abordagem CTSA science teaching magnetism CTSA approach |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | ALVES, Marciana Cavalcante. O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA. 2024. 88 f Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4955 |
Data de defesa: | 18-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Marciana Cavalcante Alves.pdf | DS - Marciana Cavalcante Alves | 2.03 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PE - Marciana Cavalcante Alves.pdf | PE - Marciana Cavalcante Alves | 1.02 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de depósito BDTD.pdf | Termo de depósito BDTD | 204.33 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.