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dc.creatorVasconcelos, Maria Elizabete Sales Alves de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9420790257835144por
dc.contributor.advisor1Aquino, Maria-
dc.contributor.referee1Santos, Antônio-
dc.contributor.referee2Lins, Juarez-
dc.date.accessioned2024-05-13T13:57:03Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationVasconcelos, Maria Elizabete Sales Alves de. PRÁTICAS DE LETRAMENTO CRÍTICO COM O GÊNERO DISCURSIVO- TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA FUNCIONALISTA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2024. 139 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4940-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma proposta de letramento crítico por meio do trabalho desenvolvido com o gênero discursivo-textual artigo de opinião. Trata-se de uma pesquisa-ação para com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com vistas a apresentar, debater e explorar os aspectos do gênero supracitado numa perspectiva prática, de modo que o educando seja situado no contexto da argumentação. A proposta tem como objetivo geral investigar como o desenvolvimento de práticas de letramento crítico, por meio do gênero discursivo-textual artigo de opinião, pode contribuir para a formação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, dentro da abordagem didática funcionalista. A metodologia foi desenvolvida em três etapas da sequência didática funcionalista na concepção das autoras Casseb-Galvão e Duarte (2018). A proposta teve a sua base teórica fundamentada em orientações e princípios com foco no funcionalismo, que considera o texto como expressão do conteúdo, e a gramática como participante do processo de coordenação das relações sintático-semânticas, construindo significações e indicando efeitos concretos que apresentam o texto como uma peça em função. Para embasar o trabalho, foram utilizados os estudos desenvolvidos por Street (2014), Kleiman (2000), Freire (2019), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Fiorin (2015), Bakhtin (2011), Marcuschi (2008a), Neves (2010), Cunha (2015), Dolz e Schneuwly (2011), Casseb-Galvão e Duarte (2018), dentre outros. Ao final do processo de ensino, os resultados apontaram que a integração de atividades práticas, discussões significativas e o uso efetivo de recursos digitais não apenas estimularam o interesse dos estudantes, mas também contribuíram para a construção sólida de competências necessárias à produção de textos mais eficazes e contextualmente relevantes. No entanto, a verificação do conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero discursivo-textual artigo de opinião e a avaliação de sua competência na escrita crítica evidenciaram lacunas resultantes da experiência remota de aprendizado, destacando a necessidade de métodos direcionados à produção textual. Concluiu-se que a dificuldade de os alunos compreenderem a importância da reescrita revelou-se como um desafio central na promoção do aprimoramento das habilidades textuais – o que só será modificado com o aperfeiçoamento de suas habilidades comunicativas no contexto das produções de texto escrito, considerando práticas de ensino mais funcionais. Palavras-chave: Letramento crítico. Gênero discursivo-textual artigo de opinião. Argumentação. Sequência didática funcionalista. Ensino.por
dc.description.abstractThis research presents a proposal for critical literacy through work developed with the discursive-textual opinion article genre. This is an action research for students in the 9th year of Elementary School, with a view to presenting, debating and exploring aspects of the aforementioned genre from a practical perspective, so that the student is situated in the context of the argument. The proposal's general objective is to investigate how the development of critical literacy practices, through the discursive-textual genre of opinion articles, can contribute to the training of students in the 9th year of Elementary School, within the functionalist didactic approach. The methodology was developed in three stages of the functionalist didactic sequence in the conception of the authors Casseb-Galvão and Duarte (2018). The proposal had its theoretical basis based on guidelines and principles focused on functionalism, which considers the text as an expression of the content, and grammar as a participant in the process of coordinating syntactic-semantic relations, building meanings and indicating concrete effects that present the text as a function piece. To support the work, studies developed by Street (2014), Kleiman (2000), Freire (2019), Perelman and Olbrechts-Tyteca (2014), Fiorin (2015), Bakhtin (2011), Marcuschi (2008a), Neves (2010), Cunha (2015), Dolz and Schneuwly (2011), Casseb-Galvão and Duarte (2018), among others. At the end of the teaching process, the results showed that the integration of practical activities, meaningful discussions and the effective use of digital resources not only stimulated students' interest, but also contributed to the solid construction of skills necessary to produce more effective texts. and contextually relevant. However, the verification of students' prior knowledge about the discursive-textual genre of opinion articles and the assessment of their competence in critical writing highlighted gaps resulting from the remote learning experience, highlighting the need for methods aimed at textual production. It was concluded that the difficulty for students to understand the importance of rewriting proved to be a central challenge in promoting the improvement of textual skills – which will only be modified with the improvement of their communicative skills in the context of written text productions, considering more functional teaching practices. Keywords: Critical literacy. Discursive-textual genre opinion article. Argumentation. Functionalist didactic sequence. Teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Vasconcelos (maria.elizabete.sales.alves@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-12T00:19:08Z No. of bitstreams: 2 DS - Maria Elizabete Sales Alves de Vasconcelos.pdf: 2836230 bytes, checksum: 654eb5ecfb5f95f8721f9ec8b30aefc6 (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 99505 bytes, checksum: d2beac01895911bf34afe1ff7300fd1c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2024-05-13T13:56:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - Maria Elizabete Sales Alves de Vasconcelos.pdf: 2836230 bytes, checksum: 654eb5ecfb5f95f8721f9ec8b30aefc6 (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 99505 bytes, checksum: d2beac01895911bf34afe1ff7300fd1c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-13T13:57:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Maria Elizabete Sales Alves de Vasconcelos.pdf: 2836230 bytes, checksum: 654eb5ecfb5f95f8721f9ec8b30aefc6 (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 99505 bytes, checksum: d2beac01895911bf34afe1ff7300fd1c (MD5) Previous issue date: 2024-03-25eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subject1. Letramento crítico 2. Argumentação 3. Sequência didática funcionalista 4. Abordagem funcionalpor
dc.subject1. Critical Literacy 2. Argumentation 3. Functionalist Didactic Sequence 4. Functional Approacheng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titlePráticas de letramento crítico com o gênero discursivo textual artigo de opinião: uma proposta didática funcionalista para o 9º ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeCRITICAL LITERACY PRACTICES WITH THE DISCURSIVE-TEXTUAL GENRE OPINION ARTICLE: A FUNCTIONALIST DIDACTIC PROPOSAL FOR THE 9TH YEAR OF ELEMENTARY EDUCATIONeng
dc.typeDissertaçãopor
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