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dc.creatorSá, Anderson Alexandre de Araújo-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0715918819991813por
dc.contributor.advisor1Camêlo, Edwirde Luiz Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1696321149610614por
dc.contributor.referee1Silva, Edil Ferreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4320349542612074por
dc.contributor.referee2Melo, Romulo Lustosa Pimenteira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7163572502946751por
dc.date.accessioned2024-05-09T11:31:18Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.citationSÁ, Anderson Alexandre de Araújo. Representações sociais sobre ser homem e seus cuidados em saúde mental na perspectiva de universitários. 2024. 110 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4939-
dc.description.resumoEste estudo, realizado no Centro Universitário Santa Maria em Cajazeiras–PB, teve como objetivo geral compreender as representações sociais (RS) sobre ser homem, saúde mental dos homens e seus cuidados em saúde mental, entre estudantes universitários masculinos. Os objetivos específicos incluíram a caracterização dos participantes segundo variáveis sociodemográficas, descrever os elementos centrais e periféricos das RS em torno dessas temáticas, além de analisar a sua estrutura semântica. A pesquisa adotou uma abordagem mista, básica e convergente, envolvendo 127 homens-cis. Foram utilizados o Questionário Sociodemográfico, a Escala de Concepções da Masculinidade (ECM), o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), e rodas de conversa. Os dados sociodemográficos e da ECM foram processados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), usando estatística descritiva para caracterizar os participantes e realizar 12 testes T de Student, abrangendo variáveis como orientação sexual, cor/etnia, situação de trabalho e renda familiar. Os dados do TALP foram analisados pelo software Ensemble de Programmes Permettant l’Analyse des Évocations (EVOC) para identificar a frequência e a ordem das evocações, destacando elementos centrais e periféricos das RS. A amostra foi composta majoritariamente por estudantes de cursos da área da saúde, predominantemente heterossexuais, pardos, solteiros, sem filhos, trabalhadores, e com renda individual de até dois salários mínimos. Em relação à religião, a maioria era católica. Os resultados quantitativos revelaram diferenças significativas nas concepções de masculinidade entre heterossexuais e membros da comunidade LGBTQIA+. Os heterossexuais apresentaram níveis mais altos em todos os fatores de concepções da masculinidade. Diferenças significativas também foram observadas no fator de restrição emocional entre trabalhadores e não trabalhadores. Por outro lado, não se identificaram diferenças notáveis com base em raça/cor e renda familiar em aspectos como heterossexismo, provocação social e restrição emocional. Na dimensão qualitativa, as RS sobre ser homem foram estruturadas em torno de responsabilidade, força, coragem e "coisa de homem". Quanto à saúde mental dos homens, o núcleo central englobou cuidado, fragilidade, importância, pressão, depressão, ignorância e preconceito. Para seus cuidados em saúde mental, a centralidade incluiu terapia, lazer, importância, necessidade, psicologia, esporte, leitura e pensamento. Na roda de conversa, os estudantes puderam reforçar o lugar hegemônico de ser homem por meio dos seus discursos que caracterizam a saúde mental dos homens. Entretanto, alguns mencionaram o interesse em realizar terapia como uma prática individual de cuidado, a falta de recursos para o acesso à saúde mental, romantização do discurso “faça terapia”, leitura enquanto processo de catarse e atividades de lazer, como música e dormir. Neste contexto, o estudo revelou que as RS sobre ser homem influenciam diretamente nos cuidados com a saúde mental, revelando que os elementos centrais atuam como mediadores nas relações e comportamentos dos indivíduos. Contudo, enfrentou limitações, como a baixa adesão dos homens na pesquisa na totalidade, principalmente nas rodas de conversa, o que sugere a necessidade de estudos futuros para explorar melhor essas temáticas e contribuir para o campo de estudos sobre masculinidades e representações sociais.por
dc.description.abstractThis study, conducted at the Centro Universitário Santa Maria in Cajazeiras–PB, aimed to understand the social representations (SR) of being a man, men's mental health, and their mental health care among male university students. Specific objectives included characterizing participants according to sociodemographic variables, describing the central and peripheral elements of the SRs on these themes, and analyzing their semantic structure. The research adopted a mixed, basic, and convergent approach, involving 127 cis-men. The Sociodemographic Questionnaire, the Masculinity Conceptions Scale (MCS), the Free Word Association Test (FWAT), and discussion circles were used. Sociodemographic and MCS data were processed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software, employing descriptive statistics to characterize participants and conduct 12 Student's t-tests covering variables such as sexual orientation, color/ethnicity, employment status, and family income. FWAT data were analyzed using the Ensemble de Programmes Permettant l’Analyse des Évocations (EVOC) software to identify the frequency and order of evocations, highlighting the central and peripheral elements of the SRs. The sample was predominantly composed of health field students, mainly heterosexual, mixed race, single, childless, employed, and with an individual income of up to two minimum wages. Regarding religion, most were Catholic. Quantitative results revealed significant differences in masculinity conceptions between heterosexuals and LGBTQIA+ community members. Heterosexuals scored higher on all masculinity conception factors. Significant differences were also observed in the emotional restraint factor between workers and non-workers. However, no notable differences were identified based on race/color and family income in aspects such as heterosexism, social provocation, and emotional restraint. In the qualitative dimension, the SRs about being a man were structured around responsibility, strength, bravery, and "manly things." Regarding men's mental health, the central core encompassed care, fragility, importance, pressure, depression, ignorance, and prejudice. For their mental health care, the centrality included therapy, leisure, importance, necessity, psychology, sport, reading, and thinking. In the discussion circle, the students reinforced the hegemonic place of being a man through their discourses characterizing men's mental health. However, some mentioned an interest in undergoing therapy as an individual care practice, the lack of resources for accessing mental health, the romanticization of the “get therapy” discourse, reading as a catharsis process, and leisure activities, such as music and sleeping. In this context, the study revealed that the SRs about being a man directly influence mental health care, showing that the central elements act as mediators in individuals' relationships and behaviors. However, it faced limitations, such as low men's adherence to the research overall, especially in the discussion circles, suggesting the need for future studies to better explore these themes and contribute to the field of studies on masculinities and social representations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Anderson Sá (anderson.alexandre.araujo.sa@aluno.uepb.edu.br) on 2024-04-29T13:51:12Z No. of bitstreams: 2 DS- Anderson Alexandre.pdf: 1680835 bytes, checksum: 57fb2645b6930e5aad579cde84d747c0 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 285925 bytes, checksum: 1b34148068eb2baee2a7c60416ad2119 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE 02. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. 03. Renomeie a LISTA DE SIGLAS para LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS (ABNT NBR 14724:2011). Consultar o modelo para comparar. 04. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos Os títulos dos apêndices e dos anexos terão que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo, seguindo as normas), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B (...) ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B (...) E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos. 05. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 11 (13 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. 06. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 07. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), tem que haver na parte inferior de cada um desses elementos uma fonte (a origem dos dados). Já o título é sempre inserido na parte superior. Sobretudo no que refere a tabelas, na parte inferior, conforme as Normas de Apresentação Tabular do IBGE, observe que a fonte vem sempre na primeira linha. Se houver outras informações (legendas, notas, etc) elas virão nas linhas logo abaixo da fonte. 08. Na atual página 88 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. 09. Colocar os apêndices e anexos na sequência correta: primeiro os apêndices, depois os anexos. Cada título tem que ficar com os mesmos destaques gráficos e escritos da mesma forma conforme apresentado no sumário 10. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. 11. O Termo de depósito BDTD foi inspecionado. Alguns destaques sobre seu preenchimento: Não há campo para o nome do autor, apenas o campo do Currículo Lattes. on 2024-04-29T17:25:17Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Anderson Sá (anderson.alexandre.araujo.sa@aluno.uepb.edu.br) on 2024-04-29T21:29:31Z No. of bitstreams: 2 DS - Anderson Alexandre.pdf: 1665721 bytes, checksum: dd6ed0c4ab108f24b9b82bdcf72aff07 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 286367 bytes, checksum: 4eaa606a1b2b9fce504ef85d93642184 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: anderson.alexandre.araujo.sa@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Anderson Alexandre de Araújo Sá Matrícula: 2022251104 Prezado senhor Anderson Alexandre de Araújo Sá, boa noite. Ainda há inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE 02. A atual folha da ficha catalográfica (FC) com 111 páginas não existe no SAGBI na relação de FCs em https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/fichacatalografica/exibir-concluidas/filtrar?matricula=2022251104. Pode ter havido um erro na solicitação com tal paginação e o processo de elaboração não foi concluído.. O que consta na plataforma é apenas uma FC com numeração igual a 110. Logo, é preciso solicitar uma FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 111 páginas (113 - 2 = 111). FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Daniel Soares Sousa Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 07h00min às 12h00min Das 13h00min às 16h00min OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-04-29T22:08:14Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Anderson Sá (anderson.alexandre.araujo.sa@aluno.uepb.edu.br) on 2024-04-29T23:48:07Z No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 286367 bytes, checksum: 4eaa606a1b2b9fce504ef85d93642184 (MD5) DS - Anderson Alexandre.pdf: 1671026 bytes, checksum: d4adca345670732994ac5c7e66cc9c82 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-04-30T00:04:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 286367 bytes, checksum: 4eaa606a1b2b9fce504ef85d93642184 (MD5) DS - Anderson Alexandre.pdf: 1671026 bytes, checksum: d4adca345670732994ac5c7e66cc9c82 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-09T11:31:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 286367 bytes, checksum: 4eaa606a1b2b9fce504ef85d93642184 (MD5) DS - Anderson Alexandre.pdf: 1671026 bytes, checksum: d4adca345670732994ac5c7e66cc9c82 (MD5) Previous issue date: 2024-04-24eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectRepresentação social - homenspor
dc.subjectSaúde mental - Homenspor
dc.subjectEstudo de gênerospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleRepresentações sociais sobre ser homem e seus cuidados em saúde mental na perspectiva de universitáriospor
dc.title.alternativeSocial representations about being a man and their mental health care from the perspective of university studentseng
dc.typeDissertaçãopor
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