Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4937
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Nathallye Galvão de Sousa-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8678190741075519por
dc.contributor.advisor1Martins, Iara Ferreira de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952por
dc.contributor.referee1Martins, Iara Ferreira de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952por
dc.contributor.referee2Lins, Juarez Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3990899335296722por
dc.contributor.referee3Bonifácio, Carla Alecsandra de Melo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1966955409336714por
dc.date.accessioned2024-05-07T14:34:07Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationDantas, Nathallye Galvão de S. TRILHAS DE APRENDIZAGEM EM HIPERDOCUMENTOS: FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA. 2024. 225 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4937-
dc.description.resumoEsta pesquisa é fruto de estudos a nível de mestrado realizados no PROFLETRAS da UEPB, Campus III, e objetiva analisar como as trilhas de aprendizagem em hiperdocumentos, enquanto ferramenta metodológica complementar, podem potencializar o desenvolvimento da competência comunicativa (CC) nas aulas de língua portuguesa do nono ano do Ensino Fundamental. Assim, alia-se uma técnica de metodologia ativa às novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) para o estudo da língua em uso, centrado em gêneros textuais/discursivos orais e escritos, em ambiente digital, ou não, em situações reais ou prototípicas de circulação, inserindo jovens em dinâmicas sociais multifacetadas e multiletradas, como proposto por Marcuschi (2008) e Antunes (2003). Dessa forma, concretiza-se como uma pesquisa-ação, de natureza descritiva e abordagem qualitativa, conforme Gil (2002), alicerçada em material de referencial bibliográfico, seguindo a perspectiva enunciativo-discursiva, multissemiótica e multicultural, no ambiente letrado. Para tanto, a metodologia agrupa seis etapas principais: apresenta-se o recurso e a proposta de trabalho; aplica-se um questionário diagnóstico e sociocultural; elabora-se os instrumentos de pesquisa e media-se as atividades em oito aulas geminadas de língua portuguesa; por fim, os estudantes avaliam a proposta. Ao término, apresenta-se um caderno pedagógico que se configura em uma bússola para a elaboração da técnica metodológica, conduzindo docentes e pesquisadores à rota da fluência linguística. Logo, a investigação parte principalmente dos escritos de Lima (2020) e Lapuente (2018) e de documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular (2017), fundamentando-se em estudos sobre a aprendizagem da língua na contemporaneidade, presentes em Travaglia (2011; 2016; 2017), Bacich et. al. (2015; 2018), Marcuschi (1997; 2001; 2008), Rojo (2009; 2012; 2015), Santaella (2014; 2019), Bakhtin (1995; 2016), entre outros. Logo, observa-se que a adoção da metodologia atende aos anseios dos estudantes, sendo capaz de motivar e potencializar a CC, mas, para tal, é necessário transpor crenças limitantes e desafios estruturais e, por isso, prescinde analisar possibilidades e permite novas investigações. Além do mais, sua concretização pressupõe uma ação devidamente planejada e monitorada pelo professor-pesquisador, possível de ser implementada na educação básica desde que haja disposição e solicitude.por
dc.description.abstractThis research is a result of studies in master’s level accomplished in PROFLETRAS by UEPB, Campus III, and it aims to analyze how learning paths in hyper docs, as complementary methodological device, they can enhance the development of communicative competence (CC) in Portuguese classes of the ninth grade of Middle School. Thus, it is combined an active methodology technique with new information and communication technologies (NICTs) for the study of language in usage, focused in oral and written textual/discursive genres, in digital environment, or not, in real or prototypical situations, introducing young people into multifaceted and multiliterate social dynamics, proposed by Marcuschi (2008) and Antunes (2003). In this way, it is implemented as an action-research, of a descriptive nature and qualitative approach, according to Gil (2002), based on bibliographical reference material, following the enunciative-discursive, multisemiotic and multicultural perspective, in the literate environment. Therefore, the methodology groups six main steps: the resource and work proposal are presented; a diagnostic and sociocultural questionnaire is applied; the research instruments are developed, and activities are mediated in eight Portuguese attached classes; finally, the students evaluate the proposal. At the end, a pedagogical notebook is presented that forms a compass for the methodological technique, leading teachers and researchers on a way to linguistic fluency. So, the investigation is mainly based on the writings of Lima (2020) an Lapuente (2018) and guiding documents, such as the National Common Curricular Base (2017), found on studies on language learning in contemporary times, present by Travaglia (2011; 2016; 2017); Bacich et. Al. (2015; 2018), Marcuschi (1997; 2001; 2008), Rojo (2009; 2012; 2015), Santaella (2014; 2019), Bakhtin (1995; 2016), among others. Then, it is observed that the adoption of the methodology meets the students’ desires, being able to motivate and enhance CC, but to do this, it is necessary to overpass limiting thoughts and structural challenges and, so that, is crucial to analyze possibilities and allows new investigations. Furthermore, its implementation presupposes an action properly planned and monitored by the teacher-researcher, which can be implemented in basic education if there is willingness and concern.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Nathallye Dantas (nathallye.galvao.sousa.dantas@aluno.uepb.edu.br) on 2024-05-02T23:42:58Z No. of bitstreams: 3 DS- NATHALLYE GALVÃO DE SOUSA DANTAS.pdf: 14308180 bytes, checksum: 527a454cb6a0696de10fea721aaf4e1e (MD5) TERMO DE DEPÓSITO BDTD.pdf: 159423 bytes, checksum: d02dbf5bb45b60d78fac18dc3c16d8a7 (MD5) PE - NATHALLYE GALVÃO DE SOUSA DANTAS.pdf: 23066841 bytes, checksum: 8f47ff38e2a9a7ddffee940f189cf55d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2024-05-07T14:33:36Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DS- NATHALLYE GALVÃO DE SOUSA DANTAS.pdf: 14308180 bytes, checksum: 527a454cb6a0696de10fea721aaf4e1e (MD5) TERMO DE DEPÓSITO BDTD.pdf: 159423 bytes, checksum: d02dbf5bb45b60d78fac18dc3c16d8a7 (MD5) PE - NATHALLYE GALVÃO DE SOUSA DANTAS.pdf: 23066841 bytes, checksum: 8f47ff38e2a9a7ddffee940f189cf55d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-07T14:34:07Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DS- NATHALLYE GALVÃO DE SOUSA DANTAS.pdf: 14308180 bytes, checksum: 527a454cb6a0696de10fea721aaf4e1e (MD5) TERMO DE DEPÓSITO BDTD.pdf: 159423 bytes, checksum: d02dbf5bb45b60d78fac18dc3c16d8a7 (MD5) PE - NATHALLYE GALVÃO DE SOUSA DANTAS.pdf: 23066841 bytes, checksum: 8f47ff38e2a9a7ddffee940f189cf55d (MD5) Previous issue date: 2024-03-26eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectSociolinguísticapor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectMultiletramento.por
dc.subjectGêneros discursivos textuaispor
dc.subjectSociolinguisticeng
dc.subjectInformation and Communication Technologieseng
dc.subjectmultiliteracyeng
dc.subjectTextual discursive genreseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.titleTrilhas de aprendizagem em hiperdocumentos: ferramentas metodológicas para o desenvolvimento da competência comunicativapor
dc.title.alternativeLEARNING TRAILS IN HYPERDOCUMENTS: METHODOLOGICAL TOOLS FOR DEVELOPING COMMUNICATIVE COMPETENCEeng
dc.title.alternativeRUTAS DE APRENDIZAJE EN HIPERDOCUMENTOS: HERRAMIENTAS METODOLÓGICAS PARA EL DESARROLLO DE LA COMPETENCIA COMUNICATIVAspa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS- NATHALLYE GALVÃO DE SOUSA DANTAS.pdfDocumento Principal completo13.97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - NATHALLYE GALVÃO DE SOUSA DANTAS.pdfPRODUTO EDUCACIONAL22.53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
TERMO DE DEPÓSITO BDTD.pdfTERMO DE DEPÓSITO ASSINADO155.69 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.