Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4936
Tipo do documento: Dissertação
Título: “A Bolsa Amarela" e a formação do leitor literário: uma experiência de leitura no ensino fundamental com criação de ebook trailers
Autor: Melo, Odjane da Silva Lima 
Primeiro orientador: Silva, Rosângela Neres Araújo da
Primeiro membro da banca: Queiroga, Marcílio Garcia de
Segundo membro da banca: Martins, Iara Ferreira de Melo
Resumo: Promover práticas de leitura em sala de aula, proporcionando momentos de reflexão e fruição, é uma necessidade, principalmente, nos anos finais do ensino fundamental. Considerando isso, a presente pesquisa tem como tema o letramento literário e a formação do leitor e busca como objetivo geral elaborar book trailers a partir da leitura da obra A Bolsa Amarela (2021) da autora Lygia Bojunga, almejando o letramento literário. A turma escolhida para desenvolver essa proposta é uma turma do 7º ano do ensino fundamental, em uma escola pública localizada na cidade de Passa e Fica, interior do Rio Grande do Norte. Trata-se, aqui, de uma pesquisa-ação, como postulado por Michel Thiollent (1986), realizada por meio da metodologia de pesquisa qualitativa com uma finalidade descritiva, conforme o autor Robert Yin (2016). Para o corpus da nossa pesquisa, elencamos a obra infantojuvenil A Bolsa Amarela (2021) da autora Lygia Bojunga, uma narrativa que discute sobre liberdade, família e respeito em um contexto social no qual “criança não tem vontades”, abordando a crise de geração que há na fase de transição da infância para a vida adulta. Destacamos, ainda, o papel da leitura na formação integral dos alunos, explicitada na documentação vigente intitulada de Base Nacional Comum Curricular — BNCC (Brasil, 2018) que, de modo geral, traz em seu cerne a leitura como prática que corrobora com o desenvolvimento global do ser humano em sua formação escolar. Buscando alcançar nosso objetivo, utilizamos a sequência básica proposta por Rildo Cosson (2021) em um processo que contou com a leitura integral da narrativa por todos os educandos envolvidos no projeto, momento que foi acompanhado com atividades motivadoras de incentivo à leitura, culminando com a produção de book trailers. A abordagem teórica que norteia nossa pesquisa está ancorada nas concepções de literatura, literatura infantojuvenil, leitura, letramento, letramento literário, formação do leitor e a produção de book trailers de autores como Candido (2004, 2011), Lajolo (1984, 1993), Soares (2009), Kleiman (1995), Cosson (2021), Solé (1998), Colomer (2003, 2007, 2017), Coelho (2000), Silva (2009), Souza e Rezende (2018), entre outros pesquisadores. Desenvolvemos, assim, um plano de ação com a obra A bolsa amarela (2021) de Lygia Bojunga, aplicando os passos da Sequência Básica postulada por Rildo Cosson (2021), com enfoque na motivação para a leitura de fruição. Ao concluirmos as atividades propostas no plano de ação, percebemos um maior envolvimento dos alunos participantes com a leitura literária, a ampliação de seus repertórios leitores e comprovamos ser possível desenvolver a leitura fruição no ambiente escolar.
Abstract: Promoting reading practices in the classroom, providing moments of reflection and enjoyment, is a necessity, especially in the final years of elementary education. Considering this, the present research focuses on literary literacy and reader formation, aiming to develop book trailers based on the reading of the book "A Bolsa Amarela" (2021) by author Lygia Bojunga, seeking literary literacy. The chosen class to develop this proposal is a 7th-grade class in elementary school, located in a public school in the city of Passa e Fica, in the interior of Rio Grande do Norte. This is an action research as postulated by Michel Thiollent (1986), conducted through qualitative research methodology with a descriptive purpose according to author Robert Yin (2016). As the corpus for our research, we selected the children's and young adult narrative "A Bolsa Amarela" (2021) by author Lygia Bojunga, a narrative that discusses freedom, family, and respect in a social context where "children have no will," addressing the generational crisis that occurs in the transition from childhood to adulthood. We also highlight the role of reading in the integral formation of students, as evidenced in the current documentation entitled Base Nacional Comum Curricular (BNCC), which, in general, places reading at its core as a practice that contributes to the overall development of the human being in their school formation. In order to achieve our objective, we used the basic sequence proposed by Rildo Cosson (2021) in a process that involved the complete reading of the narrative by all students involved in the project, accompanied by motivating reading activities, culminating in the production of book trailers. The theoretical approach that guides our research is anchored in the conceptions of literature, children's and young adult literature, reading, literacy, literary literacy, reader formation, and the production of book trailers by authors such as Candido (2004, 2011), Lajolo (1984, 1993), Soares (2009), Kleiman (1995), Cosson (2021), Solé (1998), Colomer (2003, 2007, 2017), Coelho (2000), Silva (2009), Souza and Rezende (2018), among others. Thus, we developed an action plan with the book "A Bolsa Amarela" (2021) by Lygia Bojunga, applying the steps of the Basic Sequence postulated by Rildo Cosson (2021) with a focus on motivation for reading enjoyment. Upon completing the activities proposed in the action plan, we observed a greater involvement of the participating students with literary reading, an expansion of their reading repertoires, and proved that it is possible to develop reading enjoyment in the school environment.
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Lygia Bojunga
Letramento literário
Formação do leitor
Book trailer
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Melo, Odjane da Silva Lima. “A BOLSA AMARELA” E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM A CRIAÇÃO DE BOOK TRAILERS. 2024. 120f . Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira-PB.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4936
Data de defesa: 27-Mar-2024
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ODJANE DA SILVA LIMA MELO_DISSERTAÇÃO_DEPÓSITO.pdfDocumento Principal4.22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo_Deposito_Biblioteca_01_assinado.pdfTermo_depósito_biblioteca_assinado195.83 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.