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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gênero fábula no processo de ensino da leitura e da escrita no 8º Ano do Ensino Fundamental
Autor: Souza, Jocélia Santos Batista de 
Primeiro orientador: Catanduba, Edilma
Primeiro membro da banca: Silva, Rosângela
Segundo membro da banca: Farias, Luana
Resumo: É através da linguagem que os seres humanos tornam-se sujeitos sociais. Portanto, o ensino da linguagem é um instrumento essencial para a construção do processo de interação e influencia diretamente nas relações sociais entre os sujeitos. Diante disso, nos dedicamos ao ensino da linguagem, especialmente ao desafio de ensinar a ler e escrever. Nesse sentido, essa pesquisa, que se desenvolveu no âmbito do PROFLETRAS, (Mestrado Profissional em Letras) Campus III, UEPB, soma esforços no enfrentamento desse desafio. Tem o objetivo de ensinar a leitura e escrita do gênero fábula, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos, das habilidades e competências leitoras e de escrita dos mesmos, bem como para o conhecimento do gênero e sua funcionalidade. Segue o paradigma interacional da linguagem e é norteado por estudos de Bakhtin (2011) sobre gêneros discursivos; Marcuschi (2008) no que concerne à funcionalidade do gênero; Solé (1998) quanto às estratégias de compreensão textual; Kleiman (2000) no tocante aos tipos de conhecimento textual do leitor; Soares (2002) sobre leitura e escrita como forma de interação social; Koch e Elias (2009) referentes ao caráter interacional da leitura e da escrita; Perfeito (2006) acerca das primeiras fábulas; Mesquita (2002) concernentes ao imaginário na literatura infantil; Coelho (1991) que conceitua a fábula como narrativa simbólica; Fernandes (2001) discutindo a narração fictícia breve; Portella (1983) acerca da alegoria e da ficção no diálogo; Dezotti (2003) sobre Fedro; Dolz e Schneuwly (2004) no tocante aos gêneros da ordem do narrar. É uma pesquisa-ação e aplicada, com viés bibliográfico, com proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados, cuja metodologia contempla uma Sequência Didática (SD) inspirada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com adaptações às propostas de Costa Hübes (2008). Envolve alunos do 8º ano dos anos finais de uma escola pública e municipal na cidade de Duas Estradas–PB, localizada na zona rural do município. A SD tem início com a apresentação da situação de comunicação e reconhecimento do gênero, seguida pela produção inicial e módulos de atividades através de oficinas de leitura e escrita estruturadas a partir das dificuldades encontradas na produção inicial. A produção final destinada à elaboração de fábulas autorais produzidas pelos alunos findou a realização da SD. A finalização da mesma se deu com a socialização dos trabalhos de produção através da circulação do gênero para toda comunidade escolar, colocando em relevo o protagonismo dos estudantes. Os resultados da pesquisa apontaram para os avanços que os sujeitos alcançaram enquanto participantes e construtores de conhecimento sobre o gênero fábula, especialmente no tocante ao reconhecimento do funcionamento do gênero como representação de questões humanas e sociais que aparecem organizadas através das falas dos personagens animais, de modo que o leitor reconhece o conflito instaurado como também as estratégias utilizadas para a resolução do mesmo e elaboração da moral da história. Desenvolveram de forma satisfatória suas capacidades de leitura e de escrita autoral, sendo protagonistas de suas aprendizagens a partir do estudo do gênero fábula. Palavras-chave: Leitura e Escrita. Gênero Textual. Fábula
Abstract: It is through language that human beings become social subjects. Therefore, language teaching is an essential instrument for building the interaction process and directly influences social relationships between subjects. Therefore, we dedicate ourselves to teaching language, especially the challenge of teaching reading and writing. In this sense, this research, which was developed within the scope of PROFLETRAS, (Professional Master's Degree in Literature) Campus III, UEPB, adds efforts to face this challenge. Its objective is to teach reading and writing of the fable genre, contributing to the development of students' critical sense, their reading and writing skills and abilities, as well as their knowledge of the genre and its functionality. It follows the interactional paradigm of language and is guided by studies by Bakhtin (2011) on discursive genres; Marcuschi (2008) regarding the functionality of the genre; Solé (1998) regarding textual comprehension strategies; Kleiman (2000) regarding the reader's types of textual knowledge; Soares (2002) on reading and writing as a form of social interaction; Koch and Elias (2009) referring to the interactional nature of reading and writing; Perfeito (2006) about the first fables; Mesquita (2002) concerning the imaginary in children's literature; Coelho (1991) who conceptualizes the fable as a symbolic narrative; Fernandes (2001) discussing brief fictional narration; Portella (1983) about allegory and fiction in dialogue; Dezotti (2003) on Phaedrus; Dolz and Schneuwly (2004) regarding narrative genres. It is an action and applied research, with a bibliographical bias, with a proposal for intervention and qualitative data analysis, whose methodology includes a Didactic Sequence (SD) inspired by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), with adaptations to Costa Hübes' proposals ( 2008). It involves students in the 8th year of the final years of a public and municipal school in the city of Duas Estradas–PB, located in the rural area of the municipality. SD begins with the presentation of the situation of communication and recognition of the genre, followed by the initial production and activity modules through reading and writing workshops structured based on the difficulties encountered in the initial production. The final production intended for the elaboration of authorial fables produced by the students ended the SD. It ended with the socialization of production work through the circulation of the genre throughout the school community, highlighting the protagonism of students. The research results pointed to the advances that the subjects achieved as participants and builders of knowledge about the fable genre, especially regarding the recognition of the genre's functioning as a representation of human and social issues that appear organized through the speeches of animal characters, so that the reader recognizes the conflict established as well as the strategies used to resolve it and elaborate the moral of the story. They satisfactorily developed their reading and authorial writing skills, being protagonists of their learning through the study of the fable genre. Keywords: Reading and Writing. Textual Genre. Fable
Palavras-chave: Ensino lingua portuguesa
Gênero Fábula
Ensino leitura
Ensino escrita
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: SOUZA, Jocélia. Gênero Fábula no Processo de Ensino da Leitura e da Escrita no 8º Ano do Ensino Fundamental. 2024. 124f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4933
Data de defesa: 15-Mar-2024
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