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dc.creatorLima, Ana Clara Nascimento Cabral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9331588105460924por
dc.contributor.advisor1Barros, Sibelle Maria Martins de-
dc.contributor.referee1Silva, Josevânia da-
dc.contributor.referee2Coutinho, Sabrine Matuan dos Santos-
dc.date.accessioned2024-04-25T10:55:52Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-10-04-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Clara Nascimento Cabral. Impacto materno e coping frente ao diagnóstico de malformação fetal. 2024. 75 f. Dissertação ( Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4918-
dc.description.resumoNo ciclo gravídico-puerperal qualquer mãe pode apresentar níveis de estresse frente aos desafios do cotidiano e às expectativas futuras em relação ao exercício da maternidade e ao filho que irá nascer. No entanto, quando a gestante recebe o diagnóstico de malformação fetal, o impacto da notícia frustra a expectativa de um bebê saudável e a malformação fetal configura-se como um estressor a ser enfrentado. Neste cenário inesperado, inicia-se um processo de adaptação a essa nova realidade, que implica a utilização de estratégias de enfrentamento. Este estudo, portanto, está apresentado no formato de dois artigos, o primeiro teve por objetivo analisar o impacto materno diante da comunicação diagnóstica da malformação fetal, a partir da forma como as mães avaliaram a conduta profissional, quais as fontes de apoio percebidas por elas nesse processo, enquanto o segundo artigo teve por objetivo analisar os processos de coping desenvolvidos após esse momento de comunicação, a partir da Teoria Motivacional do Coping (TMC). Colaboraram com a pesquisa 12 mães de crianças que foram diagnosticadas com malformação fetal. A identificação das mães, ocorreu via profissionais da rede pública de saúde de Campina Grande que prestam assistência a essas crianças e suas famílias. Para a coleta dos dados, foi realizada uma entrevista individual, a partir de um roteiro semi-estruturado e um questionário sociodemográfico e clínico. Os dados foram analisados a partir da proposta de análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que a maioria das mães avaliou a postura profissional no contexto da malformação como não acolhedora, apresentando os pais dos bebês como principal fonte de apoio diante desta realidade. E as práticas de enfrentamento mais utilizadas pelas mães, diante da situação como um todo, foram: autoconfiança, busca de informações e desamparo. Através deste estudo espera-se que seja possível subsidiar e impulsionar práticas de prevenção à doença e promoção à saúde destas mães, possibilitando também uma maior visibilidade desta realidade, bem como ampliar os estudos sobre coping em adultos embasados pela TMC.por
dc.description.abstractIn the pregnancy-puerperal cycle, any mother can present levels of stress in the face of daily challenges and future expectations regarding the exercise of motherhood and the child that will be born. However, when the pregnant woman receives the diagnosis of fetal malformation, the impact of the news frustrates the expectation of a healthy baby and the fetal malformation is configured as a stressor to be faced. In this unexpected scenario, a process of adaptation to this new reality begins, which implies the use of coping strategies. This study, therefore, aimed to analyze the maternal impact on the diagnostic communication of fetal malformation, from the way in which the mothers evaluated their professional conduct, what were the sources of support perceived by them in this process, and the coping processes developed after this moment of communication, based on the Motivational Theory of Coping. Twelve mothers of children diagnosed with fetal malformation collaborated with the research. The identification of mothers took place via professionals from the public health network of Campina Grande who provide assistance to these children and their families. For data collection, an individual interview was carried out, based on a semi-structured script and a sociodemographic and clinical questionnaire. Data were analyzed based on the thematic content analysis proposal. The results indicated that most mothers evaluated the professional attitude in the context of malformation as not welcoming, presenting the babies' parents as the main source of support in the face of this reality. And the coping practices most used by mothers, given the situation as a whole, were: self-confidence, search for information and helplessness. Through this study, it is expected that it will be possible to subsidize and promote disease prevention and health promotion practices for these mothers, also enabling greater visibility of this reality, as well as expanding studies on adult coping based on TMC.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Clara Nascimento Cabral Lima (ana.cabral@aluno.uepb.edu.br) on 2024-02-28T00:44:19Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Ana Clara Cabral.docx.pdf: 1024195 bytes, checksum: 2fa630be775108660176ff8b58b111cd (MD5) Termo BDTD Ana Clara.pdf: 106948 bytes, checksum: 3e2434f229a02258c8e6705b0aa565bf (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by daniel@servidor.uepb.edu.br (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE 02. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Como os textos são diferentes, é preciso escolher um entre os dois. Tamanho da fonte: 12. Procure seguir a configuração do modelo. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao programa de pós-graduação XXX da Universidade Estadual da Paraíba como requisito parcial à obtenção do título de mestre/doutor em XXX. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir abaixo do texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idêntica nas duas folhas. Observe a configuração no modelo. O nome da orientadora tem que ser colocado centralizado em linha separada. Veja como está o modelo. 03. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Como os textos são diferentes, é preciso escolher um entre os dois. Tamanho da fonte: 12. Procure seguir a configuração do modelo. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir abaixo do texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idêntica nas duas folhas. 04. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. No RESUMO e no ABSTRACT, as palavras-chave e as keywords devem ficar separadas do texto que as antecedem por uma linha em branco de espaçamento 1.5. Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 05. Na LISTA DE TABELAS acrescente uma linha pontilhada ligando cada título ao seu respectivo indicador numérico de paginação. 06. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Colocar a linha pontilhada entre cada título e a sua numeração correspondente à direita. No corpo da obra, os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. Renomear o título do elemento pós-textual “5 REFERÊNCIAS” para somente REFERÊNCIAS. Elementos pós-textuais (referências, glossário, apêndice, anexo, índice) não possuem indicativo numérico de seção. § Executar a mesma correção na página 71. Os títulos dos apêndices são colocados antes dos títulos dos anexos. É preciso corrigir a posição. Efetuar o mesmo ajuste no corpo do TCC mudando também a posição desses elementos pós-textuais. Os títulos dos apêndices e dos anexos terão que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo, seguindo as normas), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B (...) ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B (...) E assim por diante. 07. O espaçamento entrelinhas a ser usado em todo o texto dos elementos textuais deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. - Observe que o texto da INTRODUÇÃO está apresentando um espaçamento diferente. 08. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, isto é, na folha seguinte. Sendo assim: O título da seção primária “4 CONSIDERAÇÕES FINAIS”, na atual página 68, deve ser posicionado no topo da página. O elemento pós-textual “REFERÊNCIAS”, atualmente na página 71, deverá ser iniciado na página seguinte. E assim por diante para todas as seções primárias. A mesma regra se aplica aos elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais: referências, glossário, apêndice, anexo e índice. 09. Nas atuais páginas 73 e 77, eliminar os títulos genéricos APÊNDICES e ANEXOS por serem desnecessários, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice e anexo já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. Cada título tem que ficar com os mesmos destaques gráficos e escritos da mesma forma conforme apresentado no sumário 10. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. on 2024-02-28T12:27:29Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Clara Nascimento Cabral Lima (ana.cabral@aluno.uepb.edu.br) on 2024-04-23T18:23:03Z No. of bitstreams: 2 Termo BDTD Ana Clara.pdf: 106948 bytes, checksum: 3e2434f229a02258c8e6705b0aa565bf (MD5) Dissertação Ana Clara Cabral.pdf: 683798 bytes, checksum: 901d85bb940944eb8a89e106e41331a2 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 01. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: No sumário, os títulos das seções primárias devem ficar inteiramente em caixa alta. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO......................................................................................... 8 2 ARTIGO I: IMPACTO EMOCIONAL MATERNO FRENTE AO DIAGNÓSTICO DE MALFORMAÇÃO FETAL........................................................................... 12 3 ARTIGO II: COPING MATERNO FRENTE AO DIAGNÓSTICO DE MALFORMAÇÃO FETAL …………………………………………………………………………...........................…..40 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................... 63 REFERÊNCIAS....................................................................................... 66 APÊNDICE A - QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO E CLÍNICO ......... 68 APÊNDICE B - ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADO ............ 69 ANEXO A – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO ....... 72 ANEXO B – TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA GRAVAÇÃO DE VOZ ....... 74 No mais, a estrutura no corpo da obra terá que refletir exatamente a estrutura do sumário, sendo fundamental destacar que os mesmos destaques gráficos (negrito, itálico, caixa alta, etc) e as mesmas denominações utilizados nos títulos das seções no SUMÁRIO terão que ser usados nos títulos das seções dentro do corpo da obra. 02. Na atual página 66 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. 03. A partir da atual página 66, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. É preciso atentar também para o espaçamento entre uma referência e outra. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023:2018): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. 04. O atual termo depositado é o termo de confirmação e cadastramento, não é necessário seu depósito, o termo correto a ser depositado é o Termo de depósito BDTD. on 2024-04-24T12:29:37Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Clara Nascimento Cabral Lima (ana.cabral@aluno.uepb.edu.br) on 2024-04-24T13:49:20Z No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 64765 bytes, checksum: 9b8c1ffe091aa317cfbf406011fec830 (MD5) Dissertação Ana Clara Cabral.pdf: 684313 bytes, checksum: 2d2c3102c6278b6b390e0ab7de67eb18 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2024-04-24T14:11:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 64765 bytes, checksum: 9b8c1ffe091aa317cfbf406011fec830 (MD5) Dissertação Ana Clara Cabral.pdf: 684313 bytes, checksum: 2d2c3102c6278b6b390e0ab7de67eb18 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-25T10:55:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 64765 bytes, checksum: 9b8c1ffe091aa317cfbf406011fec830 (MD5) Dissertação Ana Clara Cabral.pdf: 684313 bytes, checksum: 2d2c3102c6278b6b390e0ab7de67eb18 (MD5) Previous issue date: 2022-10-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectMaternidadepor
dc.subjectMalformação Fetalpor
dc.subjectCopingpor
dc.subjectMaternityeng
dc.subjectFetal malformationeng
dc.subjectCopingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleImpacto materno e coping frente ao diagnóstico de malformação fetalpor
dc.typeDissertaçãopor
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