Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rejane Maria Macena da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646661910186158por
dc.contributor.advisor1Catanduba, Edilma de Lucena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0090826789391244por
dc.contributor.referee1Silva, Rosângela Neres Araújo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135por
dc.contributor.referee2Farias, Luana Francisleyde Pessoa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8347703172423106por
dc.date.accessioned2024-04-16T14:08:27Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-03-15-
dc.identifier.citationSilva, Rejane Maria Macena da. O GÊNERO TEXTUAL COMENTÁRIO ON-LINE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 9º ANO: USO DOS ARTICULADORES ARGUMENTATIVOS. 2024. 215 p. Dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS. Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4914-
dc.description.resumoO ensino de escrita na sociedade contemporânea vem passando por diversas mudanças impulsionadas pelo uso das novas tecnologias, contexto no qual os jovens estão inseridos. Assim, a escola necessita utilizar a tecnologia como uma ferramenta de aprendizagem, implementando ao currículo práticas de ensino que contemplem gêneros textuais do ambiente digital nas aulas de Língua Portuguesa, no sentido de promover a educação crítica, reflexiva e ética no ambiente virtual. Diante disso, desenvolvemos uma pesquisa que tem por objetivo contribuir com a formação escrita dos alunos, a partir de um estudo direcionado ao gênero textual comentário on-line, com foco no uso dos articuladores argumentativos. A pesquisa foi realizada no ano de 2023 com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Alagoa Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de base predominantemente qualitativa, com desenvolvimento de uma proposta de intervenção e análise descritiva dos dados. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Bakhtin (2016) concernentes aos gêneros do discurso; os apontamentos de Marcuschi (2008-2010) referentes à escrita; Bronckart (2012) acerca do Interacionismo Sociodiscursivo; Coscarelli (2016) quanto ao letramento digital; Lévy (2010) sobre cibercultura; Koch e Elias (2016) com relação à argumentação e as propostas da BNCC (Brasil, 2018) em torno do ensino de língua materna, dentre outros. Como estratégia metodológica utilizamos uma Sequência Didática (SD) baseada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) com adaptações conforme as propostas de Costa-Hübes (2012), contemplando a apresentação da situação de comunicação, módulo de reconhecimento do gênero, produção inicial, módulos de estudo, produção final e circulação do gênero. A SD serviu como base para que pudéssemos organizar um material pedagógico direcionado aos professores de Língua Portuguesa. Os resultados apontaram para avanços significativos na produção escrita dos alunos, como a progressão textual, teses e argumentos mais convincentes em defesa das mesmas, além de uma ampliação do repertório coesivo que resultou em textos mais coerentes. Com relação ao uso da tecnologia, constatamos progressos no tocante ao letramento digital, de forma que os alunos reconhecem a importância do argumentar em defesa de sua opinião, bem como a relevância da utilização do gênero comentário on-line como prática social de escrita no ambiente digital.por
dc.description.abstractWriting teaching in contemporary society has undergone several changes driven by the use of new technologies, a context in which young people are inserted. Therefore, the school needs to use technology as a learning tool, implementing teaching practices into the curriculum that include textual genres from the digital environment in Portuguese language classes, to promote critical, reflective and ethical education in the virtual environment. Given this, we developed research that aims to contribute to students' written training, based on a study focused on the textual genre of online commentary with a focus on the use of argumentative articulators. The research was carried out in 2023 with students in the 9th year of Elementary School at a public school in the municipal network of Alagoa Grande-PB. This is predominantly qualitative action research with the development of an intervention proposal and descriptive analysis of the data. We used Bakhtin’s (2016) studies concerning speech genres as a theoretical contribution; Marcuschi's notes (2008-2010) regarding writing; Bronckart (2012) about Sociodiscursive Interactionism; Coscarelli (2016) regarding digital literacy; Lévy (2010) on cyberculture; Koch and Elias (2016) to the arguments and proposals of the BNCC (Brazil, 2018) around mother tongue teaching, among others. As a methodological strategy, we used a Didactic Sequence based on Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) with adaptations according to the proposals of Costa-Hübes (2012), including the presentation of the communication situation, genre recognition module, initial production, study modules, final production and circulation of the genre. The SD served as a basis for us to organize teaching material aimed at Portuguese language teachers. The results pointed to significant advances in students' written production, such as textual progression, theses and more convincing arguments in defense of them, in addition to an expansion of the cohesive repertoire that resulted in more coherent texts. Regarding the use of technology, we saw progress in terms of digital literacy so that students recognize the importance of arguing in defense of their opinion, as well as the relevance of using the online comment genre as a social practice of writing in the digital environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Silva (rejane.maria.macena.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-04-14T01:56:33Z No. of bitstreams: 3 DS Rejane Maria Macena da Silva.pdf: 4079458 bytes, checksum: 03728267c1db30d72e29514022c7aea8 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 415626 bytes, checksum: 338de89311e4b67391ac8e6493688b4b (MD5) PE Rejane Maria Macena da Silva.pdf: 1871913 bytes, checksum: 4708fce537ba759466e278b2da9fc16f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2024-04-15T14:30:28Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DS Rejane Maria Macena da Silva.pdf: 4079458 bytes, checksum: 03728267c1db30d72e29514022c7aea8 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 415626 bytes, checksum: 338de89311e4b67391ac8e6493688b4b (MD5) PE Rejane Maria Macena da Silva.pdf: 1871913 bytes, checksum: 4708fce537ba759466e278b2da9fc16f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-16T14:08:27Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DS Rejane Maria Macena da Silva.pdf: 4079458 bytes, checksum: 03728267c1db30d72e29514022c7aea8 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 415626 bytes, checksum: 338de89311e4b67391ac8e6493688b4b (MD5) PE Rejane Maria Macena da Silva.pdf: 1871913 bytes, checksum: 4708fce537ba759466e278b2da9fc16f (MD5) Previous issue date: 2024-03-15eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.relation.referencesALVES FILHO, F.; SANTOS, E. O tema da enunciação e o tema do gênero no comentário online. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 78-90, abr./jun., 2013. ARAÚJO, Júlio. Reelaboração de gêneros em redes sociais. In: Redes sociais e ensino de línguas: o que temos que aprender? Org. ARAÚJO, Júlio; LEFFA, Vilson. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p.49-64. BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. ________________. Estética da criação verbal, 2ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. BARBIERI, Juliana Muranetti de Oliveira. Bullying: conhecimento é a melhor forma de prevenir. São Carlos, SP: Suprema Gráfica e Editora, 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem frente à língua: homenagem a Ferdinand de Saussure. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Ana Rachel; COUTINHO, Antónia. O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. 1ª. ed. Campinas, SP: Mercado das Letras: 2007. p. 19-42. BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um Interacionismo Sociodiscursivo. 2ª ed. 2. reimpr. São Paulo: EDUC, 2012. CORTES DE MEMES. Pedindo informação nada com nada.1 vídeo (30 seg.), 2021. Disponível em: https://youtube.com/shorts/Bg3kEuvMZuA?feature=share. Acesso em: 29/08/2023. COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. COSTA-HÜBES, T. da C. A construção do objeto de ensino no curso de Letras: os gêneros discursivos em cena. Letras, Santa Maria, v. 22, n. 44, p. 107-132, jan./jun. 2012. DOLZ, Joaquim; et al. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, p. 95-128, 2004. ENTRINGER, Ângela Almeida do Nascimento. Ensino e prática da argumentação em comentário on-line: uma proposta para as séries finais do ensino fundamental II. 2018. 117 p. Dissertação de mestrado em Letras-PROFLETRAS. Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação. Vitória, 2018. G1 SANTOS. Estudante xingado de 'gordo' e 'bolo fofo' compartilha sofrimento após ser vítima de bullying e cyberbullying. G1. Santos e Região, 11/06/2022. Disponível em https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2022/06/11/estudante-xingado-de-gordo-e-bolo-fofo-compartilha-sofrimento-apos-ser-vitima-de-bullying-e-cyberbullying.ghtml . Acesso em 15/05/2023 GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula; leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 2011. p.33-37. GOMES, Edilma Marinho Ribeiro. Ensino do gênero oral textual/discursivo debate: estratégias argumentativas. 2018. 164 p. Dissertação do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. Universidade Estadual da Paraíba. Pró Reitoria de Pós Graduação e pesquisa. Guarabira, 2018. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011. ___________________________. Coesão textual. 22ª ed. 8ª reimpressão. São Paulo: contexto, 2022. ___________________________. A Inter-ação pela linguagem, 11ª. ed., São Paulo: Contexto, 2015. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2ª. ed. São Paulo: Contexto, 2008. ____________________________________. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 18ª ed. 7ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2022. LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3ª ed. São Paulo. Editora 34, 2010. LORENZI, Gislaine Cristina Correr; PÁDUA, Tainá-Rekã Wanderley. Blog nos anos iniciais do Fundamental I. In: ROJO, R.; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2012. p.35-54. MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. ________________. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna 2003. p.19-36 MARCUSCHI, L.A.; XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3.ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. MARINHO, Rodrigo; RIBEIRO, Amanda; Bustilho Lilia; G1 Norte Fluminense. Aluna com autismo é vítima de bullying dentro de escola, vídeos repercutem e geram protesto em Natividade, RJ; VÍDEO. Disponível em: < https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2023/03/31/aluna-com-autismo-e-vitima-de-bullying-dentro-de-escola-videos-repercutem-e-geram-protesto-em-natividade-rj-video.ghtml>. Acesso em 16/09/2023. MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas metodologias e mediação pedagógica. 13ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2000. OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Questões polêmicas do Brasil: o jogo da argumentação. Manual do professor. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/sobre-o-programa/192/qp-brasil-a-importancia-de-saber-argumentar Acesso em 18/07/2023 PIMENTA, Vivian. Uno das conjunções. (S.l). 20/05/2023. Instagram: @nasaladapro. Disponível em: https://www.instagram.com/nasaladapro. Acesso em 24/07/2023. PIMENTA, Vivian. Bingo argumentativo. (S.l). 15/06/2023. Instagram: @nasaladapro. Disponível em: https://www.instagram.com/nasaladapro. Acesso em: 29/05/2023 PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico, 2ª Ed., Novo Hamburgo - RS, Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo - ASPEUR Universidade Feevale, 2013. QUIZUR. Quiz Coerência e coesão textual. Disponível em: https://pt.quizur.com/trivia/quiz-coesao-e-coerencia-textual-R5e4. Acesso em 15/08/2023 RAMOS, RICARDO. Texto: Circuito fechado. In: ALBUQUERQUE, Edigilson. Português experimental. 2020. Disponível em: https://www.portuguesexperimental.com/post/circuito-fechado-de-ricardo-ramos Acesso: 11/08/2023 RIBEIRO, Ana Elisa. Leitura, escrita e tecnologia: questões, relações e provocações. In: COSCARELLI, Carla Viana (org.). Tecnologias para aprender. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p.31-42. ROJO, Roxane. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. L.; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (org.) Gêneros: teorias, métodos e debates. 1.ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p.184-207. ROJO, Roxane H; BARBOSA, Jaqueline. Hipermodalidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. SAL PAZ, Julio C.et al. El lenguaje en la comunicación digital; compilado por Alejandro Parini; Mabel Giammatteo. – 1ª ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Universidad de Belgrano, 2016. Libro digital, PDF. Disponível em: <http://www.ub.edu.ar/investigaciones/El_lenguaje_en_la_comunicacion_digital.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2016. SANTOS, Eliane Pereira; SILVA, Maria Francisca da. O gênero comentário on-line na escola: desenvolvendo habilidades para uma compreensão responsiva e ética. Anais do VII Cogite: colóquios sobre gêneros e textos. Evento on-line. Cataphora, 2020. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007. WORDWALL. Coerência textual. Disponível em: https://wordwall.net/pt-br/community/coer%C3%AAncia-textual. Acesso em 15/08/2023 XAVIER, Antônio Carlos. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3.ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 207-220. ZACARIAS, Valéria Ribeiro de Castro. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p.15-26.por
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectComentário on-linepor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectWritingeng
dc.subjectTextual genreseng
dc.subjectOnline commenteng
dc.subjectArgumentationeng
dc.subjectEscribiendo;spa
dc.subjectGéneros textuales;spa
dc.subjectcomentario en línea;spa
dc.subjectArgumentaciónspa
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleO gênero textual comentário-online nas aulas de língua portuguesa do 9º ano: uso dos articuladores argumentativospor
dc.title.alternativeTHE ONLINE COMMENTARY TEXT GENRE IN 9TH GRADE PORTUGUESE LANGUAGE CLASSES: USE OF ARGUMENTATIVE ARTICULATORSeng
dc.title.alternativeEL GÉNERO DE TEXTO COMENTARIO EN LÍNEA EN LAS CLASES DE LENGUA PORTUGUESA DE 9º GRADO: USO DE ARTICULADORES ARGUMENTATIVOSspa
dc.title.alternativeLE GENRE DE TEXTE DE COMMENTAIRE EN LIGNE DANS LES COURS DE LANGUE PORTUGAISE DE 9E ANNÉE : UTILISATION D'ARTICULATEURS ARGUMENTATIFSfra
dc.title.alternativeIL GENERE DEL TESTO DI COMMENTO ONLINE NELLE CLASSI DI LINGUA PORTOGHESE DI 9° CLASSE: USO DEGLI ARTICOLATORI ARGUMENTATIVIita
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS Rejane Maria Macena da Silva.pdfDS Rejane Maria Macena da Silva3.98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTD.pdfTermo de depósito BDTD405.88 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PE Rejane Maria Macena da Silva.pdfPE Rejane Maria Macena da Silva1.83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.