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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Ana Dark Aires de Farias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6774950817076654por
dc.contributor.advisor1Weller, Mathias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7838427028853175por
dc.contributor.referee1Sousa, Claudia Santos Martiniano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6402590026361880por
dc.contributor.referee2Batiston, Adriane Pires-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8669319432104228por
dc.date.accessioned2024-03-26T11:37:48Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-02-23-
dc.identifier.citationDUARTE, Ana Dark Aires de Farias. Influência do medo do câncer de mama na realização do exame mamográfico. 2024. 46 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4897-
dc.description.resumoIntrodução: O Câncer de Mama (CM) representa um agravo de relevância mundial, sendo o câncer mais frequente na população feminina brasileira, excetuando-se o câncer de pele não melanoma e contribuindo atualmente com 29,7 % de todas as neoplasias entre as mulheres. Já está bem descrita na literatura a influência dos fatores socioeconômicos na realização do Exame Mamográfico (EM), entretanto fatores psicológicos, como o medo e crenças em saúde também dificultam o rastreamento, porém ainda não foram exaustivamdente estudados. Objetivo: Analisar a influência do medo do CM e das crenças de saúde na decisão de realizar ou não o EM .Metodologia: estudo transversal e analítico realizado em duas unidades de saúde na cidade de Campina Grande-PB. A população analisada envolveu as mulheres que procuraram as referidas unidades de saúde entre outubro e dezembro de 2021 e a amostra avaliada foi de 180 mulheres das quais, 110 usaram os serviços de um Centro de Saúde e 70 de uma Unidade Básica de Saúe. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário estruturado adaptado desenvolvido em estudos anteriores e no qual foi incluído a escala Champion’s Health Believe Model. Inicialmente, os dados foram organizados em planilha eletrônica com o auxílio do software Microsoft Office Excel 2013 e, posteriormente, importados para o programa Statistics TM Software (SPSS®; IBM company; version 17, USA), no qual foram realizados o teste qui- quadrado (χ2), de Pearson e exato de Fisher para comparar variáveis categóricas e o teste T para comparar variáveis contínuas. Ademais, para quantificar as associações entre as variáveis incluindo o medo e a realização regular do EM foi aplicada a análise de regressão logística nominal. Resultados: A frequência de realização do EM foi diferente entre as faixas etárias, de modo que, das 41 (22,8%) mulheres que não realizaram EM regularmente, 27 (50,0%), nove (13,4%) e cinco (8,5%) tinham idade de 40 a 49 anos, 50 a 59 anos e ≥60 anos, respectivamente. O baixo nível de escolaridade e a baixa renda foram características de 111 (61,7%) e 117 (65,0%) mulheres, respectivamente. Entre as participantes, 103 (57,2%) não praticavam nenhuma atividade física 150 (83,3%) informaram que nunca beberam e 162 (90,0%) não fumaram. Alta frequência ao serviço de saúde foi associada a uma maior chance de recomendação de EM. A realização regular de EM foi positivamente associado ao emprego, aposentadoria, origem europeia, alta frequência aos serviços de saúde e uso de serviços ginecológicos. Em relação à classificação do medo, a maioria relatou nãoter medo de realizar o EM, no entanto o medo da mamografia diminuiu a chance de realização anual desse exame. Os dados de medo de CM e a escala Champion’s Health Believe Model não foram associados de forma heterogênea com o desempenho da EM. Conclusão: Os dados mostraram que o medo do EM pode influenciar na realização desse exame e que o tipo de serviço de saúde utilizado é um fator muito importante nessa tomada de decisão, demonstrando a importância da Estratégia Saúde da Família na implementação dos princípios e diretrizes do SUS.por
dc.description.abstractIntroduction: Breast Cancer (BC) represents a disease of worldwide relevance, being the most frequent cancer in the Brazilian female population, except for nonmelanoma skin cancer and currently contributing with 29.7% of all neoplasms among women. The influence of socioeconomic factors in performing the Mammographic Examination (ME) is already well described in the literature, however psychological factors, such as fear and health beliefs also make screening difficult, but have not yet been exhaustively studied. Objective: To analyze the influence of fear of MC and health beliefs on the decision of whether or not to undergo MS. Methodology: crosssectional and analytical study carried out in two health units in the city of Campina Grande-PB. The analyzed population involved women who sought the referred health units between October and December 2021 and the evaluated sample consisted of 180 women, of which 110 used the services of a Health Center and 70 of a Basic Health Unit. For data collection, an adapted structured questionnaire developed in previous studies was used, in which the Champion's Health Believe Model scale was included. Initially, the data were organized in an electronic spreadsheet with the help of Microsoft Office Excel 2013 software and, subsequently, imported into the Statistics TM Software program (SPSS®; IBM company; version 17, USA), in which the chitest was performed. square (χ2), Pearson's and Fisher's exact to compare categorical variables and the t test to compare continuous variables. Furthermore, to quantify the associations between variables including fear and the regular performance of EM, nominal logistic regression analysis was applied. Results: The frequency ofperforming the EM was different between the age groups, so that, of the 41 (22.8%) women who did not regularly undergo the EM, 27 (50.0%), nine (13.4%) and five (8.5%) were aged 40 to 49 years, 50 to 59 years and ≥60 years, respectively. Low education level and low income were characteristics of 111 (61.7%) and 117 (65.0%) women, respectively. Among the participants, 103 (57.2%) did not practice any physical activity, 150 (83.3%) reported that they never drank and 162 (90.0%) did not smoke. High attendance at the health service was associated with a greater chance of MS recommendation. Regular performance of MI was positively associated with employment, retirement, European origin, high frequency of health services and use of gynecological services. Regarding the classification of fear, most reported not being afraid to perform the EM, however the fear of mammography decreased the chance of performing this exam annually. CM fear data and the Champion's Health Believe Model scale were not heterogeneously associated with MS performance. Conclusion: The data showed that the fear of MS can influence the performance of this exam and that the type of health service used is a very important factor in this decision-making, demonstrating the importance of the Family Health Strategy in the implementation of the principles and guidelines of the SUS.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Dark Aires de Farias Duarte (ana.dark@aluno.uepb.edu.br) on 2023-07-27T01:38:46Z No. of bitstreams: 1 Dissertação pós banca Ana Dark final.pdf: 1178489 bytes, checksum: 91c7917b00c0a2315d423d07f0a190fe (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: ana.dark@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Ana Dark Aires de Farias Duarte Matrícula: 2020051412 Prezada senhora Ana Dark Aires de Farias Duarte, bom dia. Nota explicativa Caso já tenha lido atentamente o manual de depósito e elaborado seu TCC seguindo o padrão do modelo correspondente disponibilizado no site da Biblioteca Central (https://biblioteca.uepb.edu.br/abnt-guia-de-normalizacao/), pode pular diretamente para a seção INÍCIO DOS APONTAMENTOS. Caso contrário, seria bom ler as instruções seguintes. No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), pois a “UEPB adotou as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso’. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Para trabalhos acadêmicos elaborados segundo outras normas (como a APA) geralmente é exigido que os seus elementos pré-textuais obedeçam à formatação das normas ABNT NBR do modelo correspondente adotado pela Biblioteca Central. Também há outras regras comuns a ambas as normas que deverão ser seguidas. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares de preparação – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD – Conforme instruções do manual de autodepósito, o produto educacional avulso em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): PE - João Manoel da Silva Ignorar essa instrução caso não haja nenhum produto educacional avulso relacionado ao trabalho acadêmico exigido pelo programa do curso. – As tabelas, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem, seguirão o padrão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme recomendado pelas ABNT NBR 6022:2018 e ABNT NBR 14724:2011. Material para consulta: a) Normas de Apresentação Tabular do IBGE (do site oficial): https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf Sugestão para consulta (um esquema simplificado das normas do IBGE): b) ABNT PARA PESQUISADORES - Normas de Apresentação Tabular do IBGE: https://ctd.ifsp.edu.br/images/Logos_biblioteca/Tutoriais_/Normas_de_apresenta%C3%A7%C3%A3o_tabular.pdf Recomendações básicas sobre normas da ABNT Como recomendações básicas para trabalhos acadêmicos no formato de dissertação, monografia, relatório ou tese, em conformidade com as normas ABNT NBR citadas no final desse relatório, consulte as exigências de formatação do modelo correspondente ao seu trabalho em https://biblioteca.uepb.edu.br/abnt-guia-de-normalizacao/#modelos. A submissão da obra acadẽmica temporariamente não foi aceita. O depósito poderá ser editado pelo(a) concluinte para que os ajustes propostos nos apontamentos seguintes sejam implementados. Depois disso, basta efetuar uma nova submissão. O Termo de Depósito, arquivo obrigatório, se encontra ausente. Seguem os apontamentos para as devidas retificações. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Em primeiro lugar, é preciso informar que as dimensões das margens do trabalho acadêmico estão fora daquilo que é determinado pelo modelo, baseado na norma ABNT NBR 14724:2011: “As margens do trabalho devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm”. 02. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA No mais, a configuração geral da capa (posição dos elementos, tamanho das fontes, destaques gráficos, tipo da fonte) seguirá exatamente a do referido modelo. O espaçamento entre as linhas do cabeçalho é de 1.0, simples. O espaçamento entre as expressões da capa pode ser baseado no modelo. Por fim, aplicar a mesma formatação apresentada no modelo para as 3 folhas seguintes: folha de rosto, folha da ficha catalográfica e folha de aprovação. Para todo o trabalho acadêmico, a fonte utilizada recomenda-se ser Times New Roman ou Arial (apenas uma das fontes será utilizada em toda a obra, naturalmente), tamanho 12, inclusive a capa, com exceção das citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, ficha catalográfica, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em fonte tamanho 10. 03. De um modo geral, para trabalhos acadêmicos no presente formato, todos os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais relacionados abaixo que estiverem presentes na obra têm de seguir exatamente a mesma formatação e a mesma sequência recomendadas nas normas ABNT NBR, reproduzida na estrutura no modelo do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas): Estrutura do trabalho acadêmico no formato digital: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha da ficha catalográfica (obrigatório) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório) Elementos textuais: Da seção primária 1 INTRODUÇÃO até a seção primária 8 CONCLUSÃO. Elementos pós-textuais: Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice (opcional) Anexo (opcional) Índice (opcional) Observe que a folha da ficha catalográfica tem que ficar posicionada antes da folha de aprovação. 04. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas. O que falta corrigir: O nome do orientador tem que ficar posicionado em linha separada e centralizado nela, como está no modelo. 05. A quantidade total de folhas do arquivo principal, 50 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 49 páginas. Supondo que esse fosse o único ajuste a fazer, a paginação da FC deveria ser igual a 48 ( 50 - 2 ). No entanto, como a quantidade de folhas poderá ser alterada devido às correções propostas ao longo desses apontamentos, convém realizar a solicitação da ficha catalográfica pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - essa etapa deve ser a última na elaboração do trabalho acadêmico. A regra simples para o cálculo da paginação da FC é sempre essa: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. É recomendável levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo PDF final, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 06. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O nome do orientador da forma como está, logo abaixo da expressão Área de concentração, não pode aparecer nessa folha. A expressão BANCA EXAMINADORA ficará em negrito, caixa alta e centralizada na linha onde se encontra. A assinatura eletrônica do Governo Federal (tipo Gov.br) de um dos membros da banca – descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica – não está sendo reconhecida. A assinatura tem que estar associado a todo o documento – a toda a dissertação, no caso, e não apenas a uma página ou a algumas páginas – de modo que quando o arquivo é enviado para o serviço online de validação https://validar.iti.gov.br/ tenhamos a certeza de que a assinatura é válida, é autêntica. Toda assinatura digital ou eletrônica tem que possuir um agente validador externo, uma espécie de cartório virtual para autenticar tais assinaturas. Solução para o presente caso: Solicitar ao(a) professor(a) que use a assinatura manual, inclusive podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação, com a devida autorização dele(a). Ou continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, todo o PDF da dissertação (e não apenas a folha de aprovação) será enviada para que ele/ela assine o documento inteiro. Depois de assinado, validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade seja reconhecida. Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é recomendável que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado quando todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. 07. Na folha de AGRADECIMENTOS no modelo de XXXX consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, coloque na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS a seguinte expressão: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consulta do documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo do texto deve ser deixado do jeito que está. 08. Nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT ajustes são necessários. O que falta corrigir: Os títulos RESUMO e ABSTRACT devem ficar centralizados nas linhas onde se encontram, com todas as letras maiúsculas e em negrito. Serão iniciados em folhas separadas. Conforme a última versão da norma ABNT NBR 6028:2021, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. As expressões contendo as Palavras-Chave e as Keywords ficam com os mesmos destaques gráficos e as grafias apresentados no modelo. No mais, reproduza nos resumos a mesma formatação presente no modelo. 09. Os termos da LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS devem ficar rigorosamente em ordem alfabética. Consultar o modelo para comparar. 10. O título LISTA DE TABELAS ficará centralizado na linha onde se encontra. Está faltando a numeração das páginas à direita e a linha pontilhada que faz a ligação entre cada tabela. 11. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: O título SUMÁRIO deve ficar em caixa alta, em negrito e centralizado na linha onde se encontra (ABNT NBR 14724:2011). Colocar a linha pontilhada entre todos os títulos e a numeração correspondente à direita. Em todos os títulos das seções e subseções não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (forma errada) No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação. “Os indicativos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda, conforme a ABNT NBR 6024”. Na dúvida, confira como está esse alinhamento no modelo correspondente ao seu TCC. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais”, (ABNT NBR 6027). Ou seja, não pode haver recuos diferentes em relação à margem esquerda para os títulos e os subtítulos. Exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo com os alinhamentos corretos: 1 INTRODUÇÃO ................................................................................ 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ....................................................... 15 2.1 Título da seção secundária ........................................................... 15 2.1.1 Título da seção terciária ................................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária ................................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................................. 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ........................................................ 22 5 CONCLUSÃO ................................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................................ 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS ………………... 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............................ 28 Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos das seções primária, secundária, terciária, quaternária e quinária devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc), conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. Quantos aos títulos dos apêndices, eles terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO, APÊNDICE B - TÍTULO, …, e assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos. Efetuar o mesmo ajuste no corpo da obra. 12. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. Caso não houvesse mais nenhum ajuste a ser feito, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 11 (13 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Nota-se que a partir da página 21 a numeração das páginas está ausente. Logo, será preciso repaginar todo o trabalho acadêmico. Paginando de forma correta, o número da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Como pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02, onde há um esquema muito prático explicando como se calcula tal numeração. 13. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 14. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de todas as seções (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc), utilizados no sumário. A regra não está sendo cumprida ao longo da obra. As mesmas considerações valem para os títulos dos elementos pós-textuais. 15. Em todos os títulos das seções e subseções nos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 16. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) na margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024). Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos. Consultar o modelo em caso de dúvida. 17. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor (inclusive com adaptações), a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração (conforme mostrado no modelo): Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pela autora, ano. 18. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), tem que haver na parte inferior de cada um desses elementos uma fonte (a origem dos dados). Já o título é sempre inserido na parte superior. Sobretudo no que refere a tabelas, na parte inferior, pelas normas do IBGE, a fonte vem sempre na primeira linha. Se houver outras informações (legendas, notas, etc) elas virão nas linhas logo abaixo da fonte. Nota-se que todas as tabelas estão sem as respectivas fontes. Consultar o modelo para sanar quaisquer dúvidas quanto a isso. 18. Os títulos das seções primárias devem ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5 (ABNT NBR 14724:2011). 20. Como o trabalho acadêmico apresenta a estrutura já determinada no início desse relatório, para esse tipo de formato, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, isto é, na folha seguinte. Sendo assim: A seção primária “2 REFERENCIAL TEÓRICO”, na atual página 11, deveria ser iniciada na página 12. E assim por diante para todas as seções primárias e também para os elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais (referências, glossário, apêndice, anexo e índice). 21. A ABNT NBR 14724:2011 recomenda que as tabelas sejam formatadas conforme as Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sendo assim, como a tabela 1 da página 19 ficou dividida em 3 partes, em folhas diferentes, o título e o cabeçalho das colunas tem que ficar repetido em todas as folhas seguintes. Além disso, na primeira parte da tabela, coloca-se a informação “(continua)”, no canto superior direito dela. Nas partes intermediárias (quando há mais de duas partes), coloca-se a informação “(continuação)”. Na última parte, coloca-se a informação “(conclusão)”, como é mostrado a partir da página 47 das Normas de Apresentação Tabular do IBGE, https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf e a partir da página 13 do PDF ABNT PARA PESQUISADORES - Normas de Apresentação Tabular do IBGE, https://ctd.ifsp.edu.br/images/Logos_biblioteca/Tutoriais_/Normas_de_apresenta%C3%A7%C3%A3o_tabular.pdf (um esquema simplificado das Normas de Apresentação Tabular do IBGE). Executar o mesmo procedimento em todas as tabelas que estiverem na mesma situação. Outras observações: As tabelas não podem ficar coloridas. As bordas laterais verticais mais externas devem ser suprimidas, conforme instruído em na referida norma. No mais, consultar as Normas de Apresentação Tabular do IBGE para formatar a tabela da forma correta. 22. Na atual página 36 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), deixar o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos, se tais elementos existirem na obra. Todo título de elemento pós-textual (referências, glossário, apêndice, anexo e índice) fica centralizado na linha, não tem numeração à esquerda (o indicativo numérico de seção) e recebe o mesmo destaque tipográfico das seções primárias (ABNT NBR 14724:2011 e ABNT NBR 6024:2012). 23. A partir da atual página 36, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, é preciso atentar também para o espaçamento entre uma referência e outra. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples”. 24. Depois dos ajustes propostos, é bem provável que haja alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC). Nesse caso, convém realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Ainda restando dúvidas quanto à paginação da FC, pode perguntar a mim quando todo o trabalho de correção estiver finalizado. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo PDF final. 25. O Termo de depósito BDTD está ausente. O termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: Se o(a) concluinte possuir dados na plataforma Lattes, é preciso preencher o endereço. Caso contrário, deixa-se do jeito que está. Nesse termo, no preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, usar a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas que aparecem no modelo do termo. Colocar a assinatura do(a) orientador(a) e a assinatura do autor. Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório. Tal informação é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Se houver razões para embargar a publicação da obra, o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. Se achar necessário, consultar o manual de depósito para verificar quais são os prazos de prorrogação da publicação para todos os casos. Para concluintes dos cursos de mestrado e de doutorado, a data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. O procedimento acima só pode ser realizado pelo(a) concluinte, ainda que haja uma data específica futura de embargo da publicação escrita no termo de depósito. É preciso deixar bem claro que somente o texto completo da obra (e do produto educacional, se houver) é que fica disponível ao público na data de liberação determinada para acesso público. Os dados do termo de depósito ficam restritos, isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. Inserir a data da entrega online do trabalho acadêmico. Preencher os demais campos. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas (considerando que a própria página da FC já está no TCC ou no produto educacional) descontando a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02: LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo,a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ABNT NBR 6022:2018 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - ABNT NBR 6023:2018 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - ABNT NBR 6024:2012 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - ABNT NBR 6027:2012 – Sumário – Apresentação 05 - ABNT NBR 6028:2021 – Resumo – Apresentação 06 - ABNT NBR 6034:2004 – Índice – Apresentação 07 - ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação 08 - ABNT NBR 14724:2011 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas - LINC (antigo SECTA) Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente especial até 4/08/2023: De segunda a sexta-feira Das 8h00min às 13h00min OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-07-27T14:15:41Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Dark Aires de Farias Duarte (ana.dark@aluno.uepb.edu.br) on 2024-03-15T00:11:42Z No. of bitstreams: 2 DS- Ana Dark Aires de Farias Duarte.pdf: 838326 bytes, checksum: 9301ef4deedb138599e3f45743a437e9 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 87376 bytes, checksum: a4d8e26458f0202c8ab5a61a19caa7c3 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSPpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectNeoplasias da Mamapor
dc.subjectMamografiapor
dc.subjectMedopor
dc.subjectbreast neoplasmseng
dc.subjectmammographyeng
dc.subjectfeareng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titleInfluência do medo do câncer de mama na realização do exame mamográfico.por
dc.typeDissertaçãopor
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