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dc.creatorSilva, Rosiêne Vieira da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5005624588752269por
dc.contributor.advisor1Eulálio, Maria do Carmo-
dc.contributor.advisor-co1Soares, Nayron Medeiros-
dc.contributor.referee1Medeiros, Fabíola de Araújo Leite-
dc.contributor.referee2Melo, Rômulo Lustosa Pimenteira de-
dc.date.accessioned2024-03-12T12:56:57Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationSILVA, Rosiêne Vieira da. Efeitos do isolamento social e da solidão na ansiedade, depressão, cognição e qualidade do sono em pessoas idosas, antes e durante a pandemia da COVID-19. 2024. 85 f. Dissertação ( Mestrado em Psicologia da Saúde ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4882-
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: O isolamento social e a solidão se tornaram problemas de saúde pública, estando diretamente implicados na relação de saúde física e mental em pessoas idosas, passando a oferecer maiores riscos durante a pandemia da COVID-19. OBJETIVO:Avaliar a relação do isolamento social e da solidão na ansiedade, depressão, cognição e qualidade do sono em pessoas idosas, antes e durante a pandemia da COVID-19. MÉTODOS: O primeiro artigo apresenta uma revisão integrativa da literatura da área com pessoas idosas, durante a pandemia da COVID-19, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde. Foi utilizada a seguinte estratégia de busca nas línguas portuguesa e inglesa: “isolamento social e envelhecimento e COVID-19”; “solidão e envelhecimento e COVID 19”; “isolamento social e solidão e envelhecimento e COVID-19; (em inglês: “social isolation and aging and COVI-19”; “loneliness and aging and COVID-19”; “social isolation and loneliness and aging and COVID-19”). Os critérios de inclusão focaram em artigos que tivessem como desfecho principal o isolamento social e a solidão na pandemia da COVID-19, abrangendo estudos publicados entre janeiro de 2020 a agosto de 2023. Os critérios de exclusão foram os artigos que não atendiam o escopo da pesquisa. O segundo artigo é empírico, tendo sido realizado com pessoas idosas, que foram avaliadas antes e durante o período da pandemia da COVID-19. A cognição foi verificada, através da Avaliação Cognitiva Montreal; os sintomas depressivos, pelo Inventário de Depressão de Beck II; os sintomas de ansiedade, pelo Inventário de Depressão de Beck; a qualidade do sono, pelo Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh; a sonolência diurna, pela Escala de Sonolência de Epworth; o isolamento, pelo Índice de Apoio Social, de Duke, e a solidão, pela Escala de Solidão da UCLA. RESULTADOS: Artigo 1: “Repercussões do Isolamento Social e Solidão em pessoas idosas na Pandemia da COVID-19: uma revisão integrativa”. Foram encontrados 807 registros e, após a aplicação dos critérios de elegibilidade estabelecidos, restaram 28 artigos para a discussão. Dentre os impactos da pandemia da COVID-19, na saúde das pessoas idosas, destaca-se que o isolamento social prolongado está associado à solidão, podendo afetar negativamente a cognição, aumentando os sintomas de ansiedade e depressão. Vale dizer que a qualidade do sono foi comprometida nesse contexto. Artigo 2: “Influência da Solidão e do Isolamento Social, antes e durante a Pandemia da Covid-19, no humor, cognição e sono”. Foram avaliadas, através do estudo, 82 pessoas idosas, egressas da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), com idade mediana de 69,16 anos (intervalos: 60,00–85, 97 anos), antes e durante a pandemia da COVID-19. Os resultados revelaram que a solidão está relacionada à piora dos sintomas de ansiedade (p = 0,008) e da qualidade do sono (p = 0,011). Além disso, o isolamento está relacionado à piora da qualidade do sono (p = 0,011). Os participantes que não se isolaram se sentiram mais ansiosos (p = 0,021). Vale destacar que as pessoas idosas, que não são isoladas (p = 0,035) e os não solitários (p = 0,007), apresentam maior desempenho cognitivo ao longo do tempo. CONCLUSÃO: O isolamento social está relacionado à piora da qualidade do sono. A solidão está relacionada à piora dos sintomas de ansiedade e também da qualidade do sono. Por outra perspectiva, o grupo representado pelo alto apoio social, durante a pandemia da COVID-19, aumentou a ansiedade em relação ao grupo de baixo apoio social. Nesse contexto, o melhor desempenho cognitivo está relacionado a participantes não isolados e não solitários.por
dc.description.abstractINTRODUCTION: Social isolation and loneliness have become public health problems, being directly implicated in the relationship between physical and mental health in elderly people, posing greater risks during the COVID-19 pandemic. OBJECTIVE: To evaluate the relationship between social isolation and loneliness on anxiety, depression, cognition and sleep quality in older people, before and during the COVID-19 pandemic. METHODS: The first article presents an integrative review of the literature in the area with elderly people, during the COVID-19 pandemic, carried out in the Virtual Health Library. The following search strategy was used in Portuguese and English: “social isolation and aging and COVID-19”; “loneliness and aging and COVID-19”; “social isolation and loneliness and aging and COVID-19; (in English: “social isolation and aging and COVI-19”; “loneliness and aging and COVID-19”; “social isolation and loneliness and aging and COVID-19”). The inclusion criteria focused on articles whose main outcome was social isolation and loneliness in the COVID-19 pandemic, covering studies published between January 2020 and August 2023. The exclusion criteria were articles that did not meet the scope of the study. search. The second article is empirical, having been carried out with elderly people, who were evaluated before and during the period of the COVID-19 pandemic. Cognition was verified using the Montreal Cognitive Assessment; depressive symptoms, using the Beck Depression Inventory II; anxiety symptoms, using the Beck Depression Inventory; sleep quality, using the Pittsburgh Sleep Quality Index; daytime sleepiness, using the Epworth Sleepiness Scale; isolation, using the Duke Social Support Index, and loneliness, using the UCLA Loneliness Scale. RESULTS: Article 1: “Repercussions of Social Isolation and Loneliness in elderly people during the COVID-19 Pandemic: an integrative review”. 807 records were found and, after applying the established eligibility criteria, 28 articles remained for discussion. Among the impacts of the COVID-19 pandemic on the health of older people, it is worth highlighting that prolonged social isolation is associated with loneliness and can negatively affect cognition, increasing symptoms of anxiety and depression. It is worth mentioning that the quality of sleep was compromised in this context. Article 2: “Influence of Loneliness and Social Isolation, before and during the Covid-19 Pandemic, on mood, cognition and sleep”. The study evaluated 82 elderly people, graduates of the Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), with a median age of 69.16 years (ranges: 60.00–85.97 years), before and during the COVID-19 pandemic. 19. The results revealed that loneliness is related to worsening anxiety symptoms (p = 0.008) and sleep quality (p = 0.011). Furthermore, isolation is related to worsening sleep quality (p = 0.011). Participants who did not isolate themselves felt more anxious (p = 0.021). It is worth highlighting that elderly people, who are not isolated (p = 0.035) and those who are not lonely (p = 0.007), show greater cognitive performance over time. CONCLUSION: Social isolation is related to worsening sleep quality. Loneliness is related to worsening anxiety symptoms and also the quality of sleep. From another perspective, the group represented by high social support, during the COVID 19 pandemic, increased anxiety in relation to the group with low social support. In this context, better cognitive performance is related to non-isolated and non-lonely participants.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosiene Silva (rosiene.vieira.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-02-26T19:07:22Z No. of bitstreams: 1 Dissertação-Versão final .pdf: 1050262 bytes, checksum: 9f8cfd34ba8f3e69e389f351d81fc3a5 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: rosiene.vieira.silva@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: XXXXXXX Matrícula: XXXXXXX Prezada senhora, boa noite. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus trabalhos de conclusão de curso. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Para trabalhos acadêmicos elaborados segundo outras normas (como a APA) geralmente é exigido que os seus elementos pré-textuais obedeçam à formatação das normas ABNT NBR do modelo correspondente adotado pela Biblioteca Central. Também há outras regras comuns a ambas as normas que deverão ser seguidas. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE CURSO DE MESTRADO DOUTORADO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE No mais, a configuração geral da capa (posição dos elementos, tamanho das fontes, destaques gráficos, tipo da fonte) seguirá exatamente a do referido modelo. O nome do autor, por exemplo, fica posicionado antes do título da obra. Comparando com o modelo, podemos ver que tudo aqui fica em caixa alta e em negrito. 02. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: O nome do autor fica posicionado antes do título da obra. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas. Observe a configuração no modelo. O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada. Veja como está no modelo. 03. A quantidade total de folhas da obra, 65 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 65 páginas. Supondo que esse fosse o único ajuste a fazer, a paginação da FC deveria ser igual a 63 ( 65 - 2 ). No entanto, como a quantidade de folhas poderá ser alterada devido às correções propostas ao longo desses apontamentos, convém realizar a solicitação da ficha catalográfica pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções, etapa que deve ser a última na elaboração do trabalho acadêmico. A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. É preciso levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 04. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Ele está ausente. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas. Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas e coladas na devida posição (com o consentimento do respectivo membro da banca). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. Em outras palavras, a folha de aprovação não pode ser colada aqui como imagem única. A data da defesa do trabalho acadêmico tem que ficar na forma como consta no modelo: Aprovado(a) em: ___/___/______. A expressão BANCA EXAMINADORA ficará em negrito, caixa alta, com fonte em tamanho 12 e centralizada na linha onde se encontra. Após a retificação, verifique se todos os outros elementos obrigatórios na folha estão presentes na mesma ordem e com a mesma formatação apresentadas no modelo. As assinaturas eletrônicas do Governo Federal, tipo Gov.br (descrita em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica), de membros da banca não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Esse tipo de assinatura tem que estar associado a todo o PDF do trabalho acadêmico (e não apenas a uma página ou a algumas páginas dele) de modo que quando o arquivo é enviado para o serviço online de validação https://validar.iti.gov.br/ tenhamos a certeza de que a assinatura é válida, é autêntica para o arquivo completo. A assinatura tipo Gov.br deve possuir um agente validador externo, uma espécie de cartório virtual para autenticá-la. Ao ser submetido o documento para validação em https://validar.iti.gov.br/, que exerce o papel desse cartório virtual, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Soluções para o caso: Solução 1: Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. OPCIONAL: A fim de evitar sucessivas submissões até as correções terem sido efetivadas por completo, solicitando aos membros da banca que assinem várias vezes o mesmo arquivo, sugiro que o(a) concluinte envie para meu e-mail o trabalho acadêmico corrigido. Quando eu confirmar que está tudo ok, ele poderá ser enviado para os respectivos membros da banca assinarem de forma definitiva. Solução 2: Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em solicitar a cada respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita, podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação. IMPORTANTE: essa substituição por assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização do membro da banca. Eliminar as expressões referentes ao nome da cidade e ao ano da publicação no fundo da página. 05. Na folha de AGRADECIMENTOS no modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo do texto ficará do jeito que está. 06. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 07. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação. Com o objetivo de estabelecer uma diferenciação, recomenda-se adotar no trabalho os mesmos destaques gráficos das seções presentes no modelo. Em seguida, essa tipografia tem que ser reproduzida no corpo da obra. Comparar com a configuração do modelo. “Os indicativos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda, conforme a ABNT NBR 6024::2012” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Na dúvida, confira como está esse alinhamento no modelo correspondente ao seu TCC. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. Eliminar o título APÊNDICES associado à página 81 por ser desnecessário: o título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. Eliminar o título ANEXOS associado à página 62 por ser desnecessário: o título por si só de cada anexo já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um anexo. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. 08. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. Caso não houvesse mais nenhum ajuste a ser feito, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 12 (14 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 09. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 10. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. 11. Na atual página 61 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS ficará centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos. Todo título de elemento pós-textual (referências, glossário, apêndice, anexo, índice) fica centralizado na linha, não tem numeração à esquerda (o indicativo numérico de seção) e recebe o mesmo destaque tipográfico das seções primárias. 12. A partir da atual página 61, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS: É preciso atentar para o espaçamento entre uma referência e outra. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023:2018): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. O último nome do autor em cada referência deve ficar em caixa alta. Compare com o modelo. Exemplo: SHANKAR, R. (2023). Loneliness, Social Isolation, and its Effects on Physical and Mental Health. Missouri Medicine, 120(2), 106. 13. Colocar os apêndices e anexos na sequência correta: primeiro os apêndices, depois os anexos. O título de cada um deles fica centralizado na linha onde se encontra. 14. Na página 81, eliminar o título APÊNDICES por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. Cada título tem que ficar com os mesmos destaques gráficos e escritos da mesma forma conforme apresentado no sumário 15. Na página 62, eliminar o título ANEXOS por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada anexo já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um anexo. Cada título tem que ficar com os mesmos destaques gráficos e escritos da mesma forma conforme apresentado no sumário 16. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 17. O Termo de depósito BDTD está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, usar a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas que aparecem no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. Colocar a assinatura do orientador e a assinatura do autor. Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório. Tal informação é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Se houver razões para embargar a publicação da obra, o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. Se achar necessário, pode consultar o manual de depósito para verificar quais são os prazos de prorrogação da publicação para todos os casos. Para concluintes dos cursos de mestrado e de doutorado, a data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF constar uma data de autorização para publicação entre amanhã e a data de um ano a partir da defesa, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF. Se no termo de depósito em PDF constar uma data de autorização da publicação entre a data de defesa do TCC e uma data até a de hoje, na página da BDTD vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. Quanto ao Termo de Depósito BDTD, vá em Depósito: Envio de arquivos Ajuda. No campo Configurações para restrição de acesso, no arquivo do termo, escolha Alterar. Em seguida, em Tipo de acesso, escolha Acesso Restrito. Feito isso, o campo ficará preenchido como “Acesso é permitido a partir de 2999-12-31”. Dois procedimentos acima, tópicos a e b, só podem ser realizados pelo(a) concluinte. Ainda que haja uma data determinada de publicação registrada no termo de depósito, não podemos preencher o campo da BDTD pelo(a) concluinte. Registrar a data da entrega online do trabalho acadêmico. Preencher os demais campos. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas tipo Gov.br. no termo de depósito, seguir os mesmo procedimentos expostos no apontamento da folha de aprovação. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-02-26T22:44:19Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosiene Silva (rosiene.vieira.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-03-06T02:10:14Z No. of bitstreams: 2 DS - Rosiêne Vieira da Silva.pdf: 1128069 bytes, checksum: 2b01f35929f7aa2a46ddaeaefdd2e264 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 1073062 bytes, checksum: a8020e6b295d5d56a6701c9377120bb0 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by daniel@servidor.uepb.edu.br (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: O Termo de depósito BDTD deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, usar a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas que aparecem no campo para preenchimento automático. on 2024-03-06T11:05:35Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosiene Silva (rosiene.vieira.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2024-03-06T12:58:43Z No. of bitstreams: 2 DS - Rosiêne Vieira da Silva.pdf: 1128069 bytes, checksum: 2b01f35929f7aa2a46ddaeaefdd2e264 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 1193085 bytes, checksum: e8424f9e7fff6c13eaf5ea030ff64ffc (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-12T12:56:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Rosiêne Vieira da Silva.pdf: 1128069 bytes, checksum: 2b01f35929f7aa2a46ddaeaefdd2e264 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 1193085 bytes, checksum: e8424f9e7fff6c13eaf5ea030ff64ffc (MD5) Previous issue date: 2023-11-28eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectSolidãopor
dc.subjectIsolamento Socialpor
dc.subjectProblemas do sonopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleEfeitos do isolamento social e da solidão na ansiedade, depressão, cognição e qualidade do sono em pessoas idosas, antes e durante a pandemia da COVID-19por
dc.typeDissertaçãopor
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