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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4868
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Da “pedagogia do insulto para a pedagogia do respeito”: saberes para a formação docente na reflexão sobre o bullying homofóbico |
Autor: | FLORENTINO, U. |
Primeiro orientador: | Nascimento, Robéria Nádia Araújo |
Primeiro membro da banca: | Nascimento, Regina Coeli Gomes |
Segundo membro da banca: | Aragão, Patrícia Cristina de |
Resumo: | Este estudo se originou no cotidiano da nossa profissão docente e tem o propósito de oferecer possibilidades de discussão teórico-pedagógica que fomentem ideias e ações de combate ao bullying homofóbico. A questão problema foi assim formulada: Que tipo de formação docente e quais estratégias metodológicas são necessárias para incentivar práticas de enfrentamento dessa temática no ambiente escolar? Desse modo, o objetivo geral foi problematizar o bullying homofóbico que seja possível articular instrumentos teórico-pedagógicos de combate. Para tanto, a formação de professores é pensada, através da articulação de um instrumento pedagógico, no formato de cartilha informativa, que possa contribuir em favor da compreensão de gênero na escola e das consequências da homofobia. Neste sentido, a pesquisa contempla os professores da Escola Municipal Maria de Lourdes Amorim, localizada na cidade de Guarabira- PB. Assim, o objeto de estudo circunscrito é a formação docente para uma pedagogia do respeito. Na esfera dos direitos humanos e educacionais, a temática do bullying na sua expressão homofóbica impacta a educação de pessoas declaradas homossexuais, lésbicas e/ou que se identificam com outras sexualidades consideradas fora do padrão heterossexual e que, por essa razão, possivelmente são agredidas, reprimidas ou ignoradas nas práticas pedagógicas. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se fundamenta nos trabalhos de Junqueira (2007; 2009; 2012), com foco nas perspectivas críticas sobre a educação para discussão e enfrentamento da homofobia; Oliveira (2018), que aborda a relevância das discussões de gênero na escola; Dinis (2015), que enfoca a prática docente como reforço do bullying homofóbico; Figueiró Oliveira (2001), que reflete sobre as possibilidades e os limites da formação docente; Freire (1996; 1997), no que tange à prática docente como ato político de transformação social; Nascimento (2019), que chama atenção para as condições da transexualidade; Neto e Agnolleti (2014), que tratam dos Direitos Humanos como suportes de formação para a diversidade sexual; Carvalho (2014), Lira e Jofili (2010), cujos apontamentos se orientam para a valorização dos Direitos humanos e a formação docente, além de Figueiró (2001), Braga (2010), dentre outros. Como produto final desta Dissertação será elaborado e aplicado um tutorial de orientações para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Abstract: | This study originated from the daily life of our teaching profession and aims to offer possibilities for theoretical-pedagogical discussions that foster ideas and actions to combat homophobic bullying. The problem question was formulated as follows: What kind of teacher training and what methodological strategies are necessary to encourage practices to address this issue in the school environment? Thus, the general objective is to problematize homophobic bullying to be able to articulate theoretical-pedagogical instruments to combat it. For this purpose, teacher training is thought through the articulation of a pedagogical instrument, in the form of an informative booklet, that can contribute to the understanding of gender in school and the consequences of homophobia. In this sense, the research encompasses the teachers of the Municipal School Maria de Lourdes Amorim, located in the city of Guarabira-PB. Thus, the circumscribed object of study is teacher training for a pedagogy of respect. In the sphere of human and educational rights, the theme of bullying, in its homophobic expression, impacts the education of people who declare themselves homosexual, lesbian, and/or identify with other sexualities, considered outside the heterosexual norm, and who, for that reason, may be attacked, repressed or ignored in pedagogical practices. From a theoretical point of view, the research is based on the works of Junqueira (2007; 2009; 2012), focusing on critical perspectives on education for discussion and confrontation of homophobia; Oliveira (2018), who addresses the relevance of gender discussions in school; Dinis (2015), who focuses on teaching practice as a reinforcement of homophobic bullying; Figueiró Oliveira (2001), who reflects on the possibilities and limits of teacher training; Freire (1996; 1997), regarding teaching practice as a political act of social transformation; Nascimento (2019), who draws attention to the conditions of transsexuality; Neto and Agnolleti (2014), who deal with human rights as supports for training for sexual diversity; Carvalho (2014); Lira & Jofili (2010), whose contributions are oriented towards valuing human rights and teacher training, as well as Figueiró (2001), Braga (2010), among others. As a final product, a tutorial of guidelines for teachers of the early years of elementary school will be developed and applied. |
Palavras-chave: | Bullying homofóbico Direitos humanos Ambiente escolar Formação docente |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | FLORENTINO, U. Da “pedagogia do insulto para a pedagogia do respeito”: saberes para a formação docente na reflexão sobre o bullying homofóbico. 2023. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4868 |
Data de defesa: | 23-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
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