Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4834
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: um estudo com professores de escolas públicas do município de Boqueirão – PB |
Autor: | Rodrigues, Claudia Regina Guimarães |
Primeiro orientador: | Geglio, Paulo César |
Primeiro membro da banca: | Dias, Márcia Adelino da Silva |
Segundo membro da banca: | Silva, Silvânia Lúcia de Araújo |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma pesquisa que busca investigar como professores dos anos iniciais do ensino fundamental ensinam os saberes e fazeres das ciências naturais aos seus alunos, e suas repercussões na alfabetização cientifica no ensino de ciências. compreender como são desenvolvidas as práticas pedagógicas de professoras que atuam nos anos iniciais da escolarização, no que se refere ao ensino de ciências. A coleta de dados envolveu professores dos 4º e 5º anos dos anos iniciais do ensino fundamental, de escolas públicas localizadas na zona urbana do Município de Boqueirão-PB. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o recurso da entrevista semiestruturada, em que foram realizadas perguntas voltadas ao conhecimento científico das professoras relacionados aos conteúdos de ciências voltados para alunos dos anos inicias da escolarização, metodologias que utilizam e os recursos que estão à sua disposição para o desenvolvimento da sua prática pedagógica. Para as professoras participantes da pesquisa, o principal desafio em sua prática é a falta de recursos e materiais pedagógicos necessários para efetivar uma prática metodológica diversificada, como também tempo adequado para planejar, além da carência de formação para o ensino dos saberes das ciências. A análise dos dados, também revelou a formação direcionada ao ensino de ciências nos anos iniciais é o ponto nevrálgico do seu trabalho, uma vez que elas não possuem embasamento teórico para trabalhar com os alunos, muito menos desenvolver metodologias problematizadoras, que proporcionem um ensino mais contextualizado e que possibilitem ampliar o conhecimento dos estudantes valorizando seus saberes práticos e fortalecendo a identidade deles. |
Abstract: | This work consists of a research that aims to investigate how teachers who work in the initial years of schooling teach the theory and practice of natural sciences to their students, and the repercussions of this process on scientific literacy on science teaching. Data collection involved teachers from the 4th and 5th grades of the initial years of elementary school, from public institutions located in the urban area of Boqueirão - a small town in Paraiba state. As a data collection tool, a semi-structured interview was used, in which questions were asked regarding the teachers' scientific knowledge related to the science content aimed at students in the early years of schooling. Such instrument was employed in order to understand the methodologies they use and the resources that are available for the development of their pedagogical practice. The teachers that took part in the research related that the main challenge in their practice is the lack of resources and pedagogical materials required to adopt a diversified methodological practice, as well as the need of a proper amount of time to plan, in addition to the lack of training for teaching science subjects. Data analysis also revealed that the training directed at science teaching in the initial years is a core point of their work, since they do not have a theoretical basis to work with students, much less to develop problematization methodologies that provide a more contextualized teaching. Such teaching makes it possible to expand students' knowledge, since it values their practical knowledge and strengthens their identity. |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Naturais Formação de Professores Processo de Ensino e Aprendizagem Metodologias Problematizadoras Natural sciences teaching Teacher training Teaching Learning Process Problematization methodologies |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSA |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | RODRIGUES, Claudia Regina Guimarães . Ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: um estudo com professores de escolas públicas do município de Boqueirão – PB. 2023. 116f. Trabalho de Conclusão de Curso Tese ( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4834 |
Data de defesa: | 28-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Claudia Regina Guimarães Rodrigues | DS - Claudia Regina Guimarães Rodrigues | 1.33 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PE - Claudia Regina Guimarães Rodrigues | PE - Claudia Regina Guimarães Rodrigues | 2.82 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de Depósito BDTD | Termo de Depósito BDTD | 918.96 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.