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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Roanny Torres-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6579680328869977por
dc.contributor.advisor1Granville-Garcia, Ana Flávia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659139411442846por
dc.contributor.advisor-co1Neves, Érick Tássio Barbosa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1773585626923170por
dc.contributor.referee1Serpa, Eliane Batista de Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8195861091016522por
dc.contributor.referee2Forte, Franklin Delano Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1213257434295598por
dc.contributor.referee3Costa, Edja Maria Melo de Brito-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0192415370217147por
dc.contributor.referee4Massoni, Andreza Cristina de Lima Targino-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5037419163338179por
dc.contributor.referee5Granville-Garcia, Ana Flávia-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659139411442846por
dc.date.accessioned2023-10-25T21:30:39Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.citationLOPES, Roanny Torres. Fatores associados à perda dentária, à autopercepção da necessidade de tratamento e ao motivo da última consulta odontológica em adolescentes. 2023. 151 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4787-
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho foi avaliar os fatores associados à perda dentária, à autopercepção da necessidade de tratamento e ao motivo da última consulta odontológica em adolescentes de 15 a 19 anos. Foi realizado um estudo transversal e analítico com amostra representativa de 753 escolares das redes pública e privada de ensino, do município de Campina Grande, PB. Os dados clínicos foram coletados na própria escola, por meio de exame bucal realizado por dois cirurgiões-dentistas treinados para esse propósito (k>0,80). Para isso, foram utilizados os critérios de diagnóstico para cárie e perda dentária do Índice de Nyvad. Os dados sociodemográficos e o Critério de Classificação Econômica do Brasil (CCEB) foram respondidos pelos pais/responsáveis. Os adolescentes responderam o Family Adaptability and Cohesion Scales (FACES III), o Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentist (BREALD-30), o Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST) e o Questionário de Saúde Bucal, baseado na metodologia da pesquisa nacional de saúde bucal (SB BRASIL - 2010). O contexto escolar foi analisado por meio de um cluster construído com o tipo de escola e a taxa de retenção escolar além de outras informações coletadas do censo escolar 2017 e a renda dos bairros das escolas obtidas com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi conduzida regressão logística multinível (α = 5%). Inicialmente, um modelo nulo foi usado para observar a variação dos dados, em seguida foi construído um modelo apenas com as variáveis individuais com valor de p<0,20 na análise não ajustada. Por fim, o modelo final do estudo incluiu variáveis individuais e contextuais que tiveram valor de p<0,20 na análise não ajustada. Ao final, as variáveis com p<0,05 foram consideradas associadas aos desfechos. Os dados foram analisados no SPSS Statistics, versão 22.0. O alfabetismo em saúde bucal (OR= 0,93; IC 95%: 0,89-0,97), o policonsumo de substâncias psicoativas (OR= 2.01; IC 95%:1.09-3.69) e o motivo da última consulta odontológica para tratamento/sintomatologia (OR= 3,05; IC 95%: 1,73-5,36) foram associados a perda dentária em adolescentes. A dor de dente (OR= 1,08; IC 95%: 1,01-1,16), a perda dentária dos primeiros molares (OR= 1,09; IC 95%: 1,03-1,15), a coesão familiar (OR= 1,15; IC 95%: 1,01-1,31) e a escola pública (OR= 1.17; IC 95%: 1.02-1.33) foram associados a autopercepção da necessidade de tratamento. A escolaridade materna (OR= 1,06; IC 95%:1,01-1,10), o alfabetismo em saúde bucal (OR= 0,99; IC 95%:0,98-0,99), a presença de lesão de cárie dentária(OR= 1,09; IC 95%: 1,01-1,18) e o ambiente escolar (OR= 1,07; IC 95%: 1,00-1,15) foram associados a última consulta odontológica para tratamento/sintomatologia. Conclui-se, que o alfabetismo em saúde bucal, o policonsumo de substâncias psicoativas e o motivo da última consulta odontológica para tratamento/sintomatologia foram associados a perda dentária em adolescentes. A dor de dente, a perda dentária dos primeiros molares, a coesão familiar e a escola pública foram associadas a autopercepção da necessidade de tratamento. A escolaridade materna, o alfabetismo em saúde bucal, a presença de lesão de cárie dentária e o ambiente escolar foram associados a última consulta odontológica.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to evaluate factors associated with tooth loss, self-perceived need for treatment and reason for the last dental appointment in adolescents aged 15- 19 years. A cross-sectional and analytical study was carried out with a representative sample of 753 students from public and private schools of the city of Campina Grande, PB, Brazil. Clinical data were collected at the school environment through oral examination performed by two dentists trained for this purpose (k>0.80). For this, diagnostic criteria for caries and tooth loss of the Nyvad Index were used. Sociodemographic data and the Brazilian Economic Classification Criteria (CCEB) were answered by parents/guardians. Adolescents answered the Family Adaptability and Cohesion Scales (FACES III), the Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentist (BREALD-30), the Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST) and the Oral Health Questionnaire, based on methodology of the national oral health survey (SB BRASIL - 2010). The school context was analyzed using cluster built with type of school and school retention rate, in addition to other information collected from the 2017 school census, and the income of school districts was obtained with data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). Multilevel logistic regression (α = 5%) was conducted. Initially, a null model was used to observe data variation; then, a model was built with only individual variables with p-value <0.20 in the unadjusted analysis. Finally, the final study model included individual and contextual variables with p-value <0.20 in the unadjusted analysis. Variables with p<0.05 at the end of this step were considered associated with outcomes. Data were analyzed using SPSS Statistics, version 22.0. Oral health literacy (OR= 0.93; 95% CI: 0.89-0.97), polyconsumption of psychoactive substances (OR= 2.01; 95% CI: 1.09- 3.69) and reason for the last dental appointment for treatment/symptomatology (OR= 3.05; 95% CI: 1.73-5.36) were associated with tooth loss in adolescents. Toothache (OR= 1.08; 95% CI: 1.01-1.16), tooth loss of first molars (OR= 1.09; 95% CI: 1.03- 1.15), family cohesion (OR= 1.15; 95% CI: 1.01-1.31) and public school (OR= 1.17; 95% CI: 1.02-1.33) were associated with self-perceived need for treatment. Maternal schooling (OR= 1.06; 95% CI: 1.01-1.10), oral health literacy (OR= 0.99; 95% CI: 0.98- 0.99), the presence of dental caries lesion (OR= 1.09; 95% CI: 1.01- 1.18) and school environment (OR= 1.07; 95% CI: 1.00-1.15) were associated with the last dentalappointment for treatment/symptomatology. It could be concluded that oral health literacy, polyconsumption of psychoactive substances and reason for the last dental appointment for treatment/symptomatology were associated with tooth loss in adolescents. Toothache, tooth loss of first molars, family cohesion and public school were associated with self-perceived need for treatment. Maternal schooling, oral health literacy, the presence of dental caries lesion and school environment were associated with the last dental appointment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roanny Lopes (roanny.lopes@aluno.uepb.edu.br) on 2023-10-23T15:07:41Z No. of bitstreams: 2 TS - Roanny Torres Lopes.pdf: 1483961 bytes, checksum: 1e020bd6806a4d056418d2746e930cac (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 245896 bytes, checksum: 8a3d56a2eeb35209f4103926c3b46f14 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: roannytorres@gmail.com UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Roanny Torres Lopes Matrícula: 2019181306 Prezada senhora Roanny Torres Lopes, boa tarde. Ainda há inconsistências na obra quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há um pequeno ajuste a fazer no termo de depósito. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. A quantidade total de folhas da dissertação monografia tese, 154 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 151 páginas. A paginação da FC deveria ser igual a 152 ( 154 - 2 ). Logo, será preciso solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 152 páginas. A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. É preciso levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 02. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais” (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo para que os alinhamentos fiquem corretos: 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Verifique se os títulos dos apêndices e dos anexos estão com o mesmo tipo de fonte e tamanho (12) que os títulos das seções primárias. Pelo visto, estão com tamanho menor. 03. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 17 (19 - 2), já que na contagem das páginas do início até onde está o título “1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS” a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 04. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 05. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. Sendo assim, observe que o título da seção secundária “2.1 Objetivo geral” (que deve ser escrita sem os dois pontos no final) terá que ficar em negrito. Aplicar o mesmo ajuste para todos os casos similares. 06. De acordo com a ABNT NBR 14724 (2011, p. 11): “Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere”. Podemos notar que na obra há títulos que estão na parte inferior e sem as respectivas fontes. Tais elementos nos artigos ficam do jeito que se encontram, pois suponho que serão publicados segundo as normas exigidas pelos periódicos nos quais foram ou serão divulgados. 07. Os títulos dos apêndices e dos anexos terão que aparecer no corpo da obra com a mesma configuração apresentada no sumário. Sendo assim, o título do apêndice na atual página 111 terá que ser escrito na forma APÊNDICE J - SOLICITAÇÃO DO QUANTITATIVO DE ESCOLAS À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESTADUAL. Aplicar o mesmo ajuste para todos os casos análogos. 08. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, pode consultar a seção no final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 09. Um ajuste no Termo de Depósito BDTD: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, procure fazer com que a opção predefinida “Liberação para publicação total” fique visível. Isso pode ser feito selecionando tal opção e salvando o arquivo. Depois de salvo, abra o documento de novo para constatar se a opção “Liberação para publicação total” fica visível. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar o depósito direto na BDTD seguindo as instruções já transmitidas. Se achar necessário, a fim de evitar submissões sucessivas até a correção final, pode enviar os 2 arquivos em PDF para que eu realize uma inspeção prévia antes de efetuar novo depósito. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira, exceto feriados Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-10-23T16:47:50Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roanny Lopes (roanny.lopes@aluno.uepb.edu.br) on 2023-10-24T17:41:41Z No. of bitstreams: 2 TS - Roanny Torres Lopes.pdf: 1431083 bytes, checksum: 4773df0d735cc636005023955ac23b33 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 1312433 bytes, checksum: 189066f6dbf206370422725d834c4d13 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-10-24T18:07:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TS - Roanny Torres Lopes.pdf: 1431083 bytes, checksum: 4773df0d735cc636005023955ac23b33 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 1312433 bytes, checksum: 189066f6dbf206370422725d834c4d13 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-25T21:30:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TS - Roanny Torres Lopes.pdf: 1431083 bytes, checksum: 4773df0d735cc636005023955ac23b33 (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 1312433 bytes, checksum: 189066f6dbf206370422725d834c4d13 (MD5) Previous issue date: 2023-09-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologia - PPGOpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectSaúde bucalpor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectOdontologia - Cáriespor
dc.subject.cnpqODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIApor
dc.titleFatores associados à perda dentária, à autopercepção da necessidade de tratamento e ao motivo da última consulta odontológica em adolescentespor
dc.title.alternativeFactors associated with tooth loss, self-perceived need for treatment and reason for the last dental appointment in adolescentseng
dc.typeTesepor
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