Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4758
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Camila Maria de Menezes-
dc.contributor.advisor1Silva, Rosângela Neres Araújo da-
dc.contributor.referee1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.contributor.referee2Costa, Maria Suely da-
dc.date.accessioned2023-10-02T17:10:51Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Maria de Menezes. Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJA. 2023. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4758-
dc.description.resumoO ensino de literatura nas escolas frequentemente se restringe a práticas fragmentadas, limitando-se ao conhecimento de textos isolados, autores e suas respectivas obras. No contexto do ensino fundamental, a leitura em sala de aula tem sido restrita ao conteúdo do livro didático, com atividades voltadas exclusivamente para a busca de informações gramaticais do texto, sem permitir que os alunos desenvolvam suas habilidades de leitura. Na maioria dos casos, os alunos leem apenas para obter respostas específicas relacionadas aos exercícios propostos. Essas práticas têm contribuído para afastar ainda mais os estudantes da leitura, uma vez que não percebem a importância desse ato. Além disso, a falta de leitura acarreta dificuldades significativas na escrita. Para que a leitura seja vista como uma prática significativa para os alunos, é necessário que ela seja abordada de maneira diferente destas práticas muitas vezes ainda adotadas atualmente. É de suma importância que os estudantes percebam a leitura como uma atividade prazerosa e significativa. Com esse objetivo em mente, e reconhecendo a necessidade de reformular o ensino de literatura, especialmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), este projeto visa introduzir a prática das crônicas literárias como uma ferramenta para promover o letramento literário. O intuito é integrar a leitura e a escrita literárias de maneira eficaz no processo de ensino e aprendizagem. Este estudo adota uma abordagem descritiva com embasamento bibliográfico e metodologia propositiva. Por meio das contribuições de autores renomados, como Cosson (2020), Dalvi (2013), Kleiman (2008), Lajolo (2018), Machado (1994), Sá (1985), Terra (2018), entre outros, buscamos compreender os desafios enfrentados no ensino de literatura, especificamente no que diz respeito ao letramento literário na escola. Como resultado, desenvolvemos um caderno pedagógico com atividades destinadas a fomentar a compreensão, interpretação, expressão escrita e oral dos alunos, incluindo a seleção criteriosa de crônicas literárias adequadas ao público da EJA.por
dc.description.abstractThe teaching of literature in schools often confines itself to fragmented practices, limited to the knowledge of isolated texts, authors, and their respective works. In the context of elementary education, classroom reading has been restricted to the content of the textbook, with activities focused solely on the search for grammatical information in the text, without allowing students to develop their reading skills. In most cases, students read only to obtain specific answers related to the proposed exercises. These practices have contributed to further alienating students from reading, as they do not perceive the importance of this act. Additionally, the lack of reading results in significant difficulties in writing. For reading to be seen as a meaningful practice for students, it is necessary for it to be approached differently from these often still adopted practices today. It is of paramount importance that students perceive reading as an enjoyable and meaningful activity. With this goal in mind, and recognizing the need to reform literature education, especially in the context of Adult Education (EJA), this project aims to introduce the practice of literary chronicles as a tool to promote literary literacy. The intention is to effectively integrate literary reading and writing into the teaching and learning process. This study adopts a descriptive approach with bibliographical grounding and a propositional methodology. Through the contributions of renowned authors such as Cosson (2020), Dalvi (2013), Kleiman (2008), Lajolo (2018), Machado (1994), Sá (1985), Terra (2018), among others, we seek to understand the challenges faced in the teaching of literature, specifically regarding literary literacy in schools. As a result, we have developed a pedagogical handbook with activities aimed at fostering students' comprehension, interpretation, written and oral expression, including the careful selection of literary chronicles suitable for the EJA audience.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Maria de Menezes Silva (camila.menezes@aluno.uepb.edu.br) on 2023-09-30T13:06:28Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO FINAL - CAMILA- DA LEITURA À ESCRITA. O GÊNERO CRÔNICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA EJA.pdf: 6748839 bytes, checksum: ccc771ef01345d1ec59b1dbc98c76f11 (MD5) Termo de Confirmação publicação.pdf: 4271577 bytes, checksum: f3a24ce48bb49473e7072aa2b2c0e1c8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Ferreira Monteiro (milenamonteiro@servidor.uepb.edu.br) on 2023-10-02T17:10:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO FINAL - CAMILA- DA LEITURA À ESCRITA. O GÊNERO CRÔNICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA EJA.pdf: 6748839 bytes, checksum: ccc771ef01345d1ec59b1dbc98c76f11 (MD5) Termo de Confirmação publicação.pdf: 4271577 bytes, checksum: f3a24ce48bb49473e7072aa2b2c0e1c8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-02T17:10:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO FINAL - CAMILA- DA LEITURA À ESCRITA. O GÊNERO CRÔNICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA EJA.pdf: 6748839 bytes, checksum: ccc771ef01345d1ec59b1dbc98c76f11 (MD5) Termo de Confirmação publicação.pdf: 4271577 bytes, checksum: f3a24ce48bb49473e7072aa2b2c0e1c8 (MD5) Previous issue date: 2023-08-18eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLEITURA E ESCRITApor
dc.subjectLITERATURApor
dc.subjectCRÔNICApor
dc.subjectGÊNEROpor
dc.subjectENSINOpor
dc.subjectEJApor
dc.subjectReading and writingeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectChronicleeng
dc.subjectGenre.eng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectAdult Education (EJA)eng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleDa leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJApor
dc.title.alternativeFrom reading to writing: The Chronicle genre in the literary literacy perspective at EJA.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL - CAMILA- DA LEITURA À ESCRITA. O GÊNERO CRÔNICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA EJA.pdfDS- Camila Maria de Menezes Silva6.59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Confirmação publicação.pdfTermo de depósito BDTD4.17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.