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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gênero jornalístico artigo de opinião: ressignificando a aprendizagem por meio de jogos pedagógicos no 9º ano do ensino fundamental
Autor: Silva, Braulio Maciel 
Primeiro orientador: Carvalho, Eneida Oliveira Dornellas de
Primeiro membro da banca: Serra, Deuzimar Costa
Segundo membro da banca: Catanduba, Edilma de Lucena
Resumo: O ensino do gênero textual artigo de opinião possibilita que o estudante desenvolva habilidades que o leve a expressar seu ponto de vista sobre determinado tema, utilizando argumentos convincentes e estratégias discursivas persuasivas. Observando a problemática do desenvolvimento das competências argumentativas e persuasivas de alunos do 9° ano do ensino fundamental, investigamos as contribuições que o gênero textual artigo de opinião pode trazer para estes educandos. Nosso objetivo geral é desenvolver no estudante o domínio da escrita, de modo a não utilizá-la apenas como um mero código, mas como meio de agir de forma coerente e persuasiva em situações discursivas. A pesquisa justifica-se pela necessidade do uso efetivo de estratégias didáticas que desenvolvam a competência textual discursiva requerida para interagir em uma sociedade letrada e competitiva, considerando que a utilização da escrita opinativa requer conhecimento e argumentação, sendo, atualmente, um instrumento muito importante na consolidação do aluno como agente transformador do meio social no qual está inserido. Nosso trabalho toma como base a proposta de sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004) e fundamenta-se em estudos teóricos relacionados ao Interacionismo Sociodiscursivo, tendo como autores principais Bakhtin (2012) e Bronckart (2009); no estudo dos gêneros textuais, tomados como realizações linguísticas concretas, estabelecidas por propriedades sócio comunicativas, como propõe Marcuschi (2008); na investigação dos gêneros textuais jornalísticos, segundo Alves Filho (2011); no estudo sobre artigo de opinião, como faz Lonardoni (2020); nas Metodologias Ativas, segundo Almeida (2018), dentre outros. O trabalho tem natureza propositiva e para tal, desenvolvemos como procedimento metodológico o uso de jogos pedagógicos digitais, instrumento das metodologias ativas, através de uma abordagem didática pedagógica para turmas do 9º ano do ensino fundamental. Esperamos que os resultados obtidos possam contribuir para o desenvolvimento das habilidades discursivas e críticas dos estudantes, visando a uma formação mais completa e cidadã.
Abstract: The teaching of the textual genre opinion article allows the student to develop skills that lead him to express his point of view on a certain topic, using convincing arguments and persuasive discursive strategies. Observing the problematic of the development of argumentative and persuasive competences of students in the 9th grade of elementary school, we investigated the contributions that the textual genre opinion article can bring to these students. Our overall objective is to develop the student's mastery of writing, so as not to use it just as a mere code, but as a means of acting coherently and persuasively in discursive situations. The research is justified by the need for the effective use of didactic strategies that develop the textual and discursive competence required to interact in a literate and competitive society, considering that the use of opinionated writing requires knowledge and argumentation, being, currently, a very important instrument in the consolidation of the student as a transforming agent of the social environment in which he is inserted. Our work is based on the didactic sequence proposed by Dolz and Schneuwly (2004) and is based on theoretical studies related to Sociodiscursive Interactionism, having as main authors Bakhtin (2012) and Bronckart (2009); in the study of textual genres, taken as concrete linguistic achievements, established by sociocommunicative properties, as proposed by Marcuschi (2008); in the investigation of journalistic textual genres, according to Alves Filho (2011); in the study of opinion articles, as done by Lonardoni (2020); in Active Methodologies, according to Almeida (2018), among others. The work has a propositional nature and for that, we developed as a methodological procedure the use of digital pedagogical games, an instrument of active methodologies, through a didactic pedagogical approach for classes in the 9th grade of elementary school. We hope that the results obtained can contribute to the development of the students' discursive and critical skills, aiming at a more complete and citizen education.
Palavras-chave: Artigo de opinião
Metodologias Ativas
Leitura e escrita
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: SILVA, Braulio Maciel. Gênero jornalístico artigo de opinião: ressignificando a aprendizagem por meio de jogos pedagógicos no 9º ano do ensino fundamental. 2023. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4746
Data de defesa: 27-Jun-2023
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