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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Lydiane dos Santos-
dc.contributor.advisor1Massoni, Andreza Cristina de Lima Targino-
dc.contributor.referee1Forte, Franklin Delano Soares-
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Alidianne Fábia Cabral-
dc.date.accessioned2023-08-22T11:22:23Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-07-25-
dc.identifier.citationDANTAS, Lydiane dos Santos. Percepções e acessibilidade da pessoa surda aos serviços de saúde bucal. 2023. 66 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4726-
dc.description.resumoNo Brasil, a acessibilidade aos serviços de saúde pela pessoa com deficiência auditiva encontra como um dos principais entraves, a comunicação, que limita consideravelmente o estabelecimento de vínculo assistencial e, consequentemente, um cuidado integral e resolutivo. O objetivo desta pesquisa foi compreender e refletir a respeito das vivências, percepções e sentimentos da pessoa surda sobre a acessibilidade aos serviços de saúde bucal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa na Escola Estadual de Audiocomunicação Demóstenes da Cunha Lima (EDAC), referência para o ensino da comunidade surda da regional de Campina Grande, Paraíba, Nordeste. Participaram da pesquisa 13 surdos maiores de 18 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro semiestruturado para entrevistas, as quais foram realizadas individualmente pela pesquisadora responsável, sempre com o auxílio de um intérprete/tradutor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e registradas por meio da gravação em áudio da fala do intérprete e em vídeo do entrevistado, sendo integralmente transcritas para o Português. Ademais, também foi adotado o diário de campo como ferramenta de pesquisa. Os dados produzidos foram submetidos à Análise de Conteúdo Temática proposta por Bardin com auxílio do software de análise qualitativa ATLAS.ti, versão 23.0.7.0. O estudo segue a Resolução Nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e obteve parecer favorável após apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os participantes não tiveram a experiência de serem atendidos por profissionais com domínio da LIBRAS, apesar de a enxergarem como uma excelente opção, relatando utilizar as mais diversas estratégias para possibilitar o atendimento odontológico, as quais quase nunca os oferecem autonomia, privacidade e resolutividade. O desafio de comunicar-se com os profissionais de saúde, pela diferença linguística, somam-se à pouca disponibilidade, boa vontade e interesse desses em interagir com o paciente surdo durante as consultas. Os sentimentos percebidos vão desde indiferença e conformismo, até angústia, incerteza e medo. Para os surdos, a atenção à saúde bucal ocorre a partir do entendimento das particularidades de cada um e da disponibilidade profissional em atendê-los enquanto atores principais no espaço da produção e consumo das práticas em saúde.por
dc.description.abstractIn Brazil, the accessibility to health services by the person with hearing impairment finds communication as one of the main obstacles, which considerably limits the establishment of a care bond and, consequently, comprehensive and resolute care. The objective of this research was to understand and reflect on the experiences, perceptions and feelings of deaf people about accessibility to oral health services. For that, a qualitative research was carried out at the Escola Estadual de Audiocomunicação Demóstenes da Cunha Lima (EDAC), a reference for teaching the deaf community in the region of Campina Grande, Paraíba, Northeast. Thirteen deaf people over 18 years old participated in the research. For data collection, a semi-structured script was used for interviews, which were carried out individually by the researcher in charge, always with the help of a Brazilian Sign Language interpreter/translator (LIBRAS) and recorded through audio recording of the participant's speech. interpreter and on video of the interviewee, being fully transcribed into Portuguese. In addition, the field diary was also adopted as a research tool. The data produced were submitted to the Thematic Content Analysis proposed by Bardin with the aid of the ATLAS.ti qualitative analysis software, version 23.0.7.0. The study follows Resolution No. 466/2012 of the National Health Council and obtained a favorable opinion after consideration by the Research Ethics Committee (CEP) of the State University of Paraíba (UEPB). The participants did not have the experience of being assisted by professionals with LIBRAS domain, despite seeing it as an excellent option, reporting using the most diverse strategies to enable dental care, which almost never offer them autonomy, privacy and resolution. The challenge of communicating with health professionals, due to language differences, is added to their lack of availability, goodwill and interest in interacting with deaf patients during consultations. Perceived feelings range from indifference and conformism to anguish, uncertainty and fear. For the deaf, attention to oral health comes from understanding the particularities of each one and the professional availability to serve them as main actors in the space of production and consumption of health practices.por
dc.description.provenanceSubmitted by Lydiane dos Santos Dantas (lydiane.santos.dantas@aluno.uepb.edu.br) on 2023-08-09T22:40:53Z No. of bitstreams: 2 DS_Lydiane dos Santos Dantas.pdf: 939833 bytes, checksum: 25db8632dc0f59e5b87e58a4bea24e04 (MD5) Termo de Depósito_Lydiane.pdf: 899459 bytes, checksum: 4f7e7c498edc20c71bde27ebaacef24b (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: lydiane.santos.dantas@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Lydiane dos Santos Dantas Matrícula: 2021061101 Prezada senhora concluinte, boa noite. Nota explicativa Caso já tenha lido atentamente o manual de depósito e elaborado seu TCC seguindo o padrão do modelo correspondente disponibilizado no site da Biblioteca Central (https://biblioteca.uepb.edu.br/abnt-guia-de-normalizacao/), pode pular diretamente para a seção INÍCIO DOS APONTAMENTOS. Caso contrário, seria bom ler as instruções seguintes. No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), pois a “UEPB adotou as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso’. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Para trabalhos acadêmicos elaborados segundo outras normas (como a APA) geralmente é exigido que os seus elementos pré-textuais obedeçam à formatação das normas ABNT NBR do modelo correspondente adotado pela Biblioteca Central. Também há outras regras comuns a ambas as normas que deverão ser seguidas. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): Para dissertação: DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD – As tabelas, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem, seguirão o padrão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme recomendado pelas ABNT NBR 6022:2018 e ABNT NBR 14724:2011. Material para consulta: a) Normas de Apresentação Tabular do IBGE (do site oficial): https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf Sugestão para consulta (um esquema simplificado das normas do IBGE): b) ABNT PARA PESQUISADORES - Normas de Apresentação Tabular do IBGE: https://ctd.ifsp.edu.br/images/Logos_biblioteca/Tutoriais_/Normas_de_apresenta%C3%A7%C3%A3o_tabular.pdf Recomendações básicas sobre normas da ABNT Como recomendações básicas para trabalhos acadêmicos no formato de dissertação, monografia, relatório ou tese, em conformidade com as normas ABNT NBR citadas no final desse relatório, consulte as exigências de formatação do modelo correspondente ao seu trabalho em https://biblioteca.uepb.edu.br/abnt-guia-de-normalizacao/#modelos. A submissão da obra acadẽmica temporariamente não foi aceita. O depósito poderá ser editado pelo(a) concluinte para que os ajustes propostos nos apontamentos seguintes sejam implementados. Depois disso, basta efetuar uma nova submissão. Seguem os apontamentos para as devidas retificações. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA CURSO DE MESTRADO EM ODONTOLOGIA No mais, a configuração geral da capa (posição dos elementos, tamanho das fontes, destaques gráficos, tipo da fonte) seguirá exatamente a do referido modelo. O espaçamento entre as linhas do cabeçalho é de 1.0, simples. O espaçamento entre as expressões da capa pode ser baseado no modelo. O título da obra e do autor: tudo em CAIXA ALTA e em negrito, tamanho da fonte 12, fonte Arial ou Times New Roman. Nome da cidade e o ano da publicação, no fundo da página: tudo em CAIXA ALTA e em negrito, tamanho da fonte 12, fonte Arial ou Times New Roman. Espaçamento de 1.0, simples. Por fim, aplicar a mesma formatação apresentada no modelo para as 3 folhas seguintes: folha de rosto, folha da ficha catalográfica e folha de aprovação. Para todo o trabalho acadêmico, a fonte utilizada recomenda-se ser Times New Roman ou Arial (apenas uma das fontes será utilizada em toda a obra, naturalmente), tamanho 12, inclusive a capa, com exceção das citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, ficha catalográfica, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em fonte tamanho 10. 03. De um modo geral, para trabalhos acadêmicos no presente formato, todos os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais relacionados abaixo que estiverem presentes na obra têm de seguir exatamente a mesma formatação e a mesma sequência recomendadas nas normas ABNT NBR, reproduzida na estrutura no modelo do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas): Estrutura do trabalho acadêmico no formato digital: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha da ficha catalográfica (obrigatório) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório) Elementos textuais: Da seção primária 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS até a seção primária 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS. Elementos pós-textuais: Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice (opcional) Anexo (opcional) Índice (opcional) 04. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas. O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve seguir a configuração do modelo. Tamanho da fonte: 12. Tipo da fonte: a que foi adotada em todo o trabalho acadêmico (Arial ou Times New Roman). Espaçamento entrelinhas: simples, de 1.0. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas e separada do texto que a antecede por uma linha em branco de espaçamento 1.0, simples. Conferir a configuração no modelo. O nome do orientador tem que ficar posicionado em linha separada e centralizado nela, como está no modelo. Na folha da capa e na folha de rosto, a expressão com o nome da cidade e o ano da publicação, localizada no fundo dessas folhas, tem que ficar em caixa alta e em negrito. 05. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – deve seguir a configuração do modelo. Tamanho da fonte: 12. Tipo da fonte: a que foi adotada em todo o trabalho acadêmico (Arial ou Times New Roman). Espaçamento entrelinhas: simples, de 1.0. Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas e separada do texto que a antecede por uma linha em branco de espaçamento 1.0, simples. Conferir a configuração no modelo. A expressão BANCA EXAMINADORA (que está ausente) ficará em negrito, caixa alta e centralizada na linha onde se encontra. É preciso destacar que a data da defesa do trabalho acadêmico (sem o destaque em negrito), na forma Aprovado(a) em: ___/___/______. (como consta no modelo), e as assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios na folha de aprovação. 06. Nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT ajustes são necessários. O que falta corrigir: Conforme a última versão da norma ABNT NBR 6028:2021, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. As expressões contendo as Palavras-Chave e as Keywords ficam com os mesmos destaques gráficos e as grafias apresentados no modelo. 07. Os termos da LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS devem ficar rigorosamente em ordem alfabética. Consultar o modelo para comparar. 08. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Em todos os títulos das seções e subseções não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (forma errada) No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação. Com o objetivo de estabelecer uma padronização, recomenda-se em especial, como proposto no modelo, que os títulos das seções primárias fiquem em caixa alta e com negrito. Comparar com a configuração do modelo. “Os indicativos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda, conforme a ABNT NBR 6024”. Na dúvida, confira como está esse alinhamento no modelo correspondente ao seu TCC. “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais”, (ABNT NBR 6027). Ou seja, não pode haver recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo com os alinhamentos corretos: 1 INTRODUÇÃO ................................................................................ 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ....................................................... 15 2.1 Título da seção secundária ........................................................... 15 2.1.1 Título da seção terciária ................................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária ................................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................................. 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ........................................................ 22 5 CONCLUSÃO ................................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................................ 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS ………………... 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............................ 28 Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos das seções primária, secundária, terciária, quaternária e quinária devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc), conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. No mais, a estrutura no corpo da obra terá que refletir exatamente a estrutura do sumário. Renomear o elemento pós-textual “6. REFERÊNCIAS” para somente REFERÊNCIAS. Elementos pós-textuais não possuem indicativo numérico de seção. Executar a mesma correção na página 61. Os títulos dos apêndices e dos anexos terão que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo, seguindo as normas), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - ROTEIRO DE ENTREVISTA APÊNDICE B - … ANEXO A - TERMO DE AUTORIZAÇÃO INSTITUCIONAL ANEXO B - … E assim por diante. 09. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. É necessário corrigir a paginação. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 12 (14 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Logo, será preciso repaginar todo o trabalho acadêmico. Paginando de forma correta, o número da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 10. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 11. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de todas as seções (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc), utilizados no sumário. As mesmas considerações valem para os títulos dos elementos pós-textuais. Observar, por exemplo, que o título da seção secundária 2.1 Objetivo geral está com destaque diferente do apresentado no sumário. Efetuar a correção para todos os casos análogos. 12. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) na margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024), assim como devem ficar o alinhamento geral do texto. Quanto a isso, fazer uma revisão total para ajustar os recuos. Consultar o modelo em caso de dúvida. 13. Em todos os títulos das seções e subseções nos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 14. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor (inclusive com adaptações), a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração (conforme mostrado no modelo): Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pela autora, ano. 15. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), tem que haver na parte inferior de cada um desses elementos uma fonte (a origem dos dados). Já o título é sempre inserido na parte superior. Nota-se que vários desses elementos estão sem as respectivas fontes. Consultar o modelo para sanar quaisquer dúvidas quanto a isso. 16. Os títulos das seções primárias devem ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5 (ABNT NBR 14724:2011). Em várias partes da dissertação essa regra não está sendo obedecida. 17. Na atual página 61 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), deixar o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos, se tais elementos existirem na obra. Todo título de elemento pós-textual (referências, glossário, apêndice, anexo e índice) fica centralizado na linha, não tem numeração à esquerda (o indicativo numérico de seção) e recebe o mesmo destaque tipográfico das seções primárias (ABNT NBR 14724:2011 e ABNT NBR 6024:2012). 18. A partir da atual página 61, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. É preciso atentar também para o espaçamento entre uma referência e outra. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples”. 19. Depois dos ajustes propostos, é bem provável que haja alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC). Nesse caso, convém realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo PDF final. 20. O Termo de depósito BDTD foi inspecionado. Alguns destaques sobre seu preenchimento: É preciso inserir o campo do órgão expedidor do RG. Se houver razões para embargar a publicação da obra, o prazo normal máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. Nota-se, no entanto, que o prazo de prorrogação escolhido, 25/07/2028, de cinco anos a partir da data de defesa da dissertação, é o prazo máximo quando há patente relacionada à obra. Nesses casos, o programa do seu curso vai ter que enviar um memorando via SUAP para a Biblioteca Central (bc@setor.uepb.edu.br) comunicando que o trabalho acadêmico contém patente e que é preciso prorrogar a publicação da obra por até 5 anos, o prazo de embargo máximo para tais casos. Recebido o memorando pela Biblioteca Central, terá continuidade o trâmite dentro do sistema. Só depois disso, é que a concluinte poderá efetuar nova submissão. Só depois da publicação do parecer favorável, e de realizadas as correções propostas, é que será efetuada nova submissão pela concluinte com o prazo solicitado de cinco anos de embargo, o qual deverá constar no Termo de Depósito BDTD em PDF e nos metadados da BDTD. Não havendo patente envolvida, procede-se ao depósito normal registrando no Termo de Depósito BDTD em PDF e nos metadados da BDTD nova data de embargo com prazo entre 25/07/2023 e 25/07/2024. É preciso deixar bem claro que somente o texto completo da obra (e do produto educacional, se houver) é que fica disponível ao público na data de liberação determinada para acesso. Os dados do termo de depósito ficam restritos, isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas (considerando que a própria página da FC já está no TCC ou no produto educacional) descontando a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02: LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ABNT NBR 6022:2018 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - ABNT NBR 6023:2018 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - ABNT NBR 6024:2012 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - ABNT NBR 6027:2012 – Sumário – Apresentação 05 - ABNT NBR 6028:2021 – Resumo – Apresentação 06 - ABNT NBR 6034:2004 – Índice – Apresentação 07 - ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação 08 - ABNT NBR 14724:2011 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas - LINC Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-08-10T00:18:04Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Lydiane dos Santos Dantas (lydiane.santos.dantas@aluno.uepb.edu.br) on 2023-08-18T17:06:02Z No. of bitstreams: 2 DS - Lydiane dos Santos Dantas.pdf: 935072 bytes, checksum: b8f4687f925fbde23cf8ac70e8f6a7d3 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 899459 bytes, checksum: 4f7e7c498edc20c71bde27ebaacef24b (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: lydiane.santos.dantas@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Lydiane dos Santos Dantas Matrícula: 2021061101 Prezada senhora Lydiane dos Santos Dantas, boa tarde. Procedimentos preliminares A submissão da obra acadẽmica temporariamente não foi aceita. O depósito poderá ser editado pelo(a) concluinte para que os ajustes propostos nos apontamentos seguintes sejam implementados. Depois disso, basta efetuar uma nova submissão. Seguem os apontamentos para as devidas retificações. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), que tenha sido produzido pelo próprio autor (inclusive com adaptações), a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração (conforme mostrado no modelo): Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pela autora, ano. OBS.: se tiver algo dos itens acima que seja da sua autoria, é claro. 02. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), tem que haver na parte inferior de cada um desses elementos uma fonte (a origem dos dados). Já o título é sempre inserido na parte superior. É preciso corrigir a posição dessas informações como, por exemplo, nas figuras 1, 2, 3 Nota-se que vários desses elementos estão sem as respectivas fontes, como o Quadro 1. Consultar o modelo para sanar quaisquer dúvidas quanto a isso. 03. Como consequência da correção anterior, se houver deslocamento de elementos no corpo da obra por causa dos acréscimo das fontes, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 04. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo PDF final. 05. O Termo de depósito BDTD foi inspecionado. Alguns destaques sobre seu preenchimento: É preciso inserir o campo do órgão expedidor do RG. Se houver razões para embargar a publicação da obra, o prazo normal máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. Isso já foi explicado em e-mail enviado minutos atrás. Nota-se, no entanto, que o prazo de prorrogação escolhido, 25/07/2028, de cinco anos a partir da data de defesa da dissertação, é o prazo máximo quando há patente relacionada à obra. Nesses casos, o programa do seu curso vai ter que enviar um memorando via SUAP para a Biblioteca Central (bc@setor.uepb.edu.br) comunicando que o trabalho acadêmico contém patente e que é preciso prorrogar a publicação da obra por até 5 anos, o prazo de embargo máximo para tais casos. Recebido o memorando pela Biblioteca Central, terá continuidade o trâmite dentro do sistema. Só depois disso, é que a concluinte poderá efetuar nova submissão. Só depois da publicação do parecer favorável, e de realizadas as correções propostas, é que será efetuada nova submissão pela concluinte com o prazo solicitado de cinco anos de embargo, o qual deverá constar no Termo de Depósito BDTD em PDF e nos metadados da BDTD. Não havendo patente envolvida, procede-se ao depósito normal registrando no Termo de Depósito BDTD em PDF e nos metadados da BDTD nova data de embargo com prazo de permissão da consulta online entre 25/07/2023 e 25/07/2024. É preciso deixar bem claro que somente o texto completo da obra (e do produto educacional, se houver) é que fica disponível ao público na data de liberação determinada para acesso. Os dados do termo de depósito ficam restritos, isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas (considerando que a própria página da FC já está no TCC ou no produto educacional) descontando a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02: LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ABNT NBR 6022:2018 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - ABNT NBR 6023:2018 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - ABNT NBR 6024:2012 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - ABNT NBR 6027:2012 – Sumário – Apresentação 05 - ABNT NBR 6028:2021 – Resumo – Apresentação 06 - ABNT NBR 6034:2004 – Índice – Apresentação 07 - ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação 08 - ABNT NBR 14724:2011 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas - LINC Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-08-18T18:26:40Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Lydiane dos Santos Dantas (lydiane.santos.dantas@aluno.uepb.edu.br) on 2023-08-18T19:16:57Z No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 786574 bytes, checksum: d404f195684061e081dc5ceec3cb59ee (MD5) DS - Lydiane dos Santos Dantas.pdf: 940440 bytes, checksum: cf7d5cb40ab953e9de24abb77250e1d3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-08-18T19:42:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 786574 bytes, checksum: d404f195684061e081dc5ceec3cb59ee (MD5) DS - Lydiane dos Santos Dantas.pdf: 940440 bytes, checksum: cf7d5cb40ab953e9de24abb77250e1d3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-22T11:22:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 786574 bytes, checksum: d404f195684061e081dc5ceec3cb59ee (MD5) DS - Lydiane dos Santos Dantas.pdf: 940440 bytes, checksum: cf7d5cb40ab953e9de24abb77250e1d3 (MD5) Previous issue date: 2023-07-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologia - PPGOpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectSaúde bucalpor
dc.subjectComunicação em saúdepor
dc.subjectAcesso aos serviços de saúdepor
dc.subjectSurdezpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApor
dc.titlePercepções e acessibilidade da pessoa surda aos serviços de saúde bucalpor
dc.title.alternativePerceptions and accessibility of deaf persons to oral health serviceseng
dc.typeDissertaçãopor
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