Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4700
Tipo do documento: Dissertação
Título: Explorando a semelhança de figuras planas com o auxílio do GeoGebra e materiais concretos: uma abordagem didática
Autor: Araujo, Josenildo Padre de
Primeiro orientador: Freitas, Luciana Roze de
Resumo: A semelhança de figuras planas é um tema de grande importância dentro da Geometria, tanto pelas diversas aplicações, quanto pela relação direta com o mundo em que vivemos. Nesse sentido, o presente trabalho, tem como objetivo fazer um estudo sobre semelhança de figuras planas e apresentar propostas didáticas e ferramentas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem do tema. O estudo foi realizado com alunos do 9° Ano B do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Barão do Abiaí. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho, com relação aos objetivos, caracteriza-se como exploratória e descritiva. Quanto aos meios técnicos utilizados, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e estudo de caso e em relação ao método de abordagem, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Já os instrumentos empregados na coleta dos dados da pesquisa foram atividades realizadas com o auxílio dos softwares GeoGebra, OpenBoard, materiais concretos e um questionário diagnóstico. De modo geral, verificou-se que as atividades de ensino propostas neste trabalho e os processos lúdicos para aplicação prática do conteúdo de semelhança, além de despertarem a atenção e a motivação dos alunos, proporcionou uma maior interação entre estes e o professor em sala de aula. Concluiu-se também que a discussão de questões práticas e a aplicação de metodologias mais dinâmicas, como uso de softwares, são estratégias didáticas eficientes, que se bem empregadas, contribuem para uma aprendizagem significativa.
Abstract: The similarity of plane figures is a topic of great importance in Geometry, both for its various applications and for its direct relation with the world in which we live. In this sense, the present paper aims to make a study on similarity of plane figures and present didactic proposals and tools that assist in the teaching-learning process. The study was carried out with the Barão do Abiaí Elementary and High School 9th graders. The methodology used for the development of this study, in relation to the objectives, is characterized as exploratory and descriptive. As for the technical means used, it is characterized as a bibliographic research and case study, and in relation to the method of approach, it is characterized as a qualitative and quantitative research. As for the instruments used in the collection of research data, activities were carried out with the aid of the GeoGebra software, OpenBoard, concrete materials and a diagnostic questionnaire. In general, it was verified that the teaching activities proposed in this paper and the processes for the practical application of the similarity content, in addition to raising awareness, attention and motivation of the students, provided a greater interaction between them and the teacher in the classroom. It was also concluded that the discussion of practical issues and the more dynamic methodologies, such as the use of software, are efficient didactic strategies, which, if well used, contribute to meaningful learning.
Palavras-chave: Geometria
Figuras planas
Proposta didática
Ensino-aprendizagem
Uso de softwares
Área(s) do CNPq: ALGEBRA::GEOMETRIA ALGEBRICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
Citação: ARAUJO, Josenildo Padre de. Explorando a semelhança de figuras planas com o auxílio do GeoGebra e materiais concretos: uma abordagem didática. 2023. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4700
Data de defesa: 14-Jul-2023
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Josenildo Padre de Araújo.pdfDS - Josenildo Padre de Araújo8.78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTD.pdfTermo de Depósito BDTD267.38 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.