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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Smyrna Luiza Ximenes de-
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Alessandro Leite-
dc.date.accessioned2023-06-26T17:14:07Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-05-03-
dc.identifier.citationSOUZA, Smyrna Luiza Ximenes de. Presença de stress, de possível bruxismo do sono e em vigília e de medo da Covid-19 em estudantes de Odontologia. 2023. 93 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4675-
dc.description.resumoIntrodução: O ser humano busca se adaptar às mudanças externas que ocorrem em seu meio procurando alcançar equilíbrio, tendo o stress como resposta do organismo. O impacto do stress na vida de cada indivíduo é diferente, e uma de suas manifestações é o bruxismo do sono e/ou o bruxismo em vigília. O isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19 alterou drasticamente a rotina do estudante de Odontologia, tornando-se mais uma fonte geradora de stress. Objetivo: Investigar a prevalência de stress percebido, de possível bruxismo do sono e do bruxismo em vigília e de medo da COVID-19 em estudantes do curso de Odontologia; suas possíveis associações com variáveis sociodemográficas e estimar a influência de stress percebido no bruxismo do sono e em vigília no período da pandemia por COVID-19. Metodologia: Pesquisa observacional, transversal e descritivo-analítica, realizada em sete faculdades de Odontologia (quatro públicas e três privadas) localizadas no estado da Paraíba. A amostra, probabilística, foi composta por 391 alunos regularmente matriculados e que frequentavam as aulas, os quais foram divididos em três grupos: início (1º a 4º semestres); meio (5º a 7º semestres) e final (8º a 10 semestres). A inclusão dos participantes seguiu a técnica de recrutamento bola de neve. Quatro distintos instrumentos foram utilizados para a coleta dos dados: questionário sociodemográfico, Escala de Estresse Percebido (PSS-10), questionário para diagnóstico de bruxismo do sono e em vigília e a Escala de Medo da COVID-19. A coleta de dados ocorreu de forma remota no período de abril a junho de 2021 por meio da plataforma Google®, primeiramente via WhatsApp®. Para as situações nas quais não se obteve sucesso na coleta, foram utilizados o e-mail e/ou a rede social Instagram®. Os programas Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 23.0, e MedCalc, versão 19.4, foram utilizados para elaboração do banco de dados e análise estatística. A normalidade e a homogeneidade das variáveis contínuas foram verificadas pelos testes Shapiro-Wilk e Levine, respectivamente. A idade dos participantes foi expressa como mediana e intervalos interquartis. O teste quiquadrado foi utilizado para avaliar as diferenças entre os grupos com as variáveis dependentes e independentes; o teste de correlação de Spearman foi utilizado para investigar possível correlação entre stress percebido e bruxismo em vigília, stress percebido e bruxismo do sono, e bruxismo em vigília e bruxismo do sono. Regressão logística múltipla foi realizada para discriminar as variáveis explicativas do stress percebido em estudantes de odontologia e para o bruxismo em vigília e bruxismo do sono. Testes de Hosmer e Lemeshow e qui-quadrado foram usados para verificar a qualidade do ajuste do modelo. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Um total de 391 estudantes de Odontologia participaram da pesquisa, em sua maioria mulheres (69,8%), sem companheiro (69,8%), média de 22 anos de idade e renda familiar menor que três salários-mínimos (60,9%). A prática de atividade física foi elevada (63,2%). A prevalência de stress percebido foi alta em 27,9%, enquanto a ocorrência de bruxismo em vigília e bruxismo do sono foi de 49,4% e 39,6%, respectivamente e 81,1% de baixo medo da COVID-19. Múltipla regressão logística mostrou influência do medo da COVID-19 no stress percebido no início (p<0,001 e OR=5,61) e final do curso (p=0,013 e OR=3,40); e do sexo (p=0,006 e OR=5,71) e da renda familiar (p=0,032 e OR=0,32) no meio do curso. Verificou-se significativa correlação entre bruxismo do sono e bruxismo em vigília em todos os modelos (p<0,001 e OR=0,201). Conclusões: Constatou-se ser alta a prevalência de stress percebido, bem como de bruxismo do sono e em vigília e de baixo medo da COVID- 19. Houve associação do uso de psicotrópicos, do fato de ser do sexo feminino e do medo da COVID-19 com o stress percebido pelos estudantes. O stress percebido influenciou no bruxismo em vigília. Palavras-chave: bruxismo; Covid-19; estresse psicológico; estudantes de odontologia.por
dc.description.abstractIntroduction: Human beings seek to adapt to external changes that occur in their environment, looking for balance, with stress as the body’s response. The impact of stress on everyone’s life is different, and one of its manifestations is sleep bruxism and/or awake bruxism. The social isolation imposed by the COVID-19 pandemic has drastically changed the routine of dental students, becoming yet another source of stress. Objective: To investigate the prevalence of perceived stress, possible sleep bruxism and awake bruxism, and fear of COVID-19 in dental students; their possible associations with sociodemographic variables and to estimate the influence of perceived stress on sleep and awake bruxism during the COVID-19 pandemic. Methodology: Observational, cross-sectional, and descriptive-analytical research, carried out in seven dental schools (four public and three private) located in the state of Paraíba. The probabilistic sample consisted of 391 regularly enrolled students who attended classes, divided into three groups: initial (1st to 4th semesters); middle (5th to 7th semesters), and final (8th to 10th semesters). The inclusion of participants followed the snowball recruitment technique. Four different instruments were used for data collection: sociodemographic questionnaire, Perceived Stress Scale (PSS-10), questionnaire for diagnosing sleep and awake bruxism, and COVID-19 Fear Scale. Data collection took place remotely from April to June 2021 through the Google platform®, first via WhatsApp®. For situations in which collection was not successful, e-mail and/or the social network Instagram® were used. The Statistical Package for the Social Scienced (SPSS) version 23.0 and MedCalc version 19.4 programs were used for database creation and statistical analysis. Normality and homogeneity of continuous variables were tested using the Shapiro-Wilk and Levine tests, respectively. Participant’s age was expressed as median and interquartile ranges. The chi-square test was used to assess differences between groups with dependent and independent variables; Spearman’s correlation test was used to investigate possible correlation between perceived stress and awake bruxism, perceived stress and sleep bruxism, and awake bruxism and sleep bruxism. Multiple logistic regression was performed to discriminate the explanatory variables of perceived stress in dental students and for awake bruxism and sleep bruxism. Hosmer and Lemeshow and chi-square tests were used to verify the goodness of fit of the model. Results: A total of 391 dental students participated in this research, most of them women (69,8%), without a partner (69,8%), average age of 22 years, family income less than three minimum wages (60,9%). The practice of physical activity was high (63,2%). The prevalence of perceived stress was high at 27,9%; while the occurrence of awake bruxism and sleep bruxism was 49,4% and 39,6%, respectively, and 81,1% of low COVID-19 fear. Multiple logistic regression showed influence of fear of COVID-19 on perceived stress at the beginning (p<0,001 and OR=5,61) and end of the course (p=0,013 and OR=3,40), gender (p=0,006 and OR=5,71) and family income (p=0,032 and OR=0,32) at the middle of the course. There is a significant correlation between sleep bruxism and awake bruxism in all models (p<0,001 and OR=0,201). Conclusion: There was a high prevalence of perceived stress, as well as sleep and awake bruxism, and of low COVID-19 fear. There was an association between the use or psychotropic drugs, the fact of being female and the fear of COVID-19 with the student’s perceived stress. Perceived stress influenced awake bruxism. Keywords: bruxism; Covid-19; stress; psychological; students, dental.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Smyrna Luiza Ximenes de Souza (smyrna.souza@aluno.uepb.edu.br) on 2023-06-09T14:44:04Z No. of bitstreams: 2 TS-SMYRNA LUIZA XIMENES DE SOUZA.pdf: 2249743 bytes, checksum: f57d0f1e18aeb7473e2280fa296383fd (MD5) Termo de. Depósito BDTD.pdf: 72469 bytes, checksum: a6d5a7d947767cf03606b3837702c016 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: smyrna.souza@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Smyrna Luiza Ximenes de Souza Matrícula: 2019181301 Prezado(a) concluinte, boa tarde. Foram encontradas inconsistências no Termo de Depósito. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo de forma detalhada. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. O Termo de Depósito BDTD foi inspecionado. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. A senhora informa no termo de depósito que a tese está liberada para consulta pública online somente a partir de 3/05/2024. Já nos metadados da BDTD foi informada outra data: 3/05/2023. Como esse dado é de preenchimento exclusivo dos concluintes, peço que informe uma mesma data nos dois locais, a data efetiva em que pretende disponibilizar para consulta. É preciso deixar bem claro que somente o texto completo da obra é que fica disponível ao público na data de liberação determinada para acesso. Os dados do termo de depósito ficam restritos, isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. Por fim, pediria à concluinte que deixasse o restante dos metadados da BDTD do jeito que estão agora, pois modificações foram feitas para que fixassem de acordo com o que está determinado no manual de depósito. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ABNT NBR 6022:2018 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - ABNT NBR 6023:2018 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - ABNT NBR 6024:2012 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - ABNT NBR 6027:2012 – Sumário – Apresentação 05 - ABNT NBR 6028:2021 – Resumo – Apresentação 06 - ABNT NBR 6034:2004 – Índice – Apresentação 07 - ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação 08 - ABNT NBR 14724:2011 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Setor Clínica do Trabalho Acadêmico - SECTA Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-06-12T17:03:55Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Smyrna Luiza Ximenes de Souza (smyrna.souza@aluno.uepb.edu.br) on 2023-06-12T21:18:16Z No. of bitstreams: 2 TS-SMYRNA LUIZA XIMENES DE SOUZA.pdf: 2249743 bytes, checksum: f57d0f1e18aeb7473e2280fa296383fd (MD5) Termo de. Depósito BDTD.pdf: 72469 bytes, checksum: a6d5a7d947767cf03606b3837702c016 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-06-12T21:46:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TS-SMYRNA LUIZA XIMENES DE SOUZA.pdf: 2249743 bytes, checksum: f57d0f1e18aeb7473e2280fa296383fd (MD5) Termo de. Depósito BDTD.pdf: 72469 bytes, checksum: a6d5a7d947767cf03606b3837702c016 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-26T17:14:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TS-SMYRNA LUIZA XIMENES DE SOUZA.pdf: 2249743 bytes, checksum: f57d0f1e18aeb7473e2280fa296383fd (MD5) Termo de. Depósito BDTD.pdf: 72469 bytes, checksum: a6d5a7d947767cf03606b3837702c016 (MD5) Previous issue date: 2023-05-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologia - PPGOpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectBruxismopor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectEstresse psicológicopor
dc.subjectEstudantes de Odontologiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApor
dc.titlePresença de stress, de possível bruxismo do sono e em vigília e de medo da Covid-19 em estudantes de Odontologiapor
dc.typeTesepor
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