Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4674
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Railson Pereira de-
dc.creator.Lattesttps://lattes.cnpq.br/3161853622101126por
dc.contributor.advisor1Araújo, Gustavo da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1278317287450234por
dc.contributor.referee1Esteves, Divanilda Maia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0088762333310000por
dc.contributor.referee2Raposo Júnior, Anselmo Baganha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1897132155823007por
dc.date.accessioned2023-06-26T17:08:25Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-05-19-
dc.identifier.citationSOUSA, Railson Pereira de. A importância da argumentação matemática na resolução de problemas. 2023. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4674-
dc.description.resumoAtualmente, percebe-se uma decadência do formalismo no ensino dos conteúdos matemáticos, principalmente na educação básica na qual a maioria dos livros só aborda fórmulas prontas, impossibilitando que o aluno construa o conhecimento matemático através da lógica dedutiva. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo construir uma proposta que desenvolva os conteúdos matemáticos com um certo rigor e formalismo, utilizando a lógica para demonstrar as principais fórmulas e teoremas. Para tal, tem-se como ferramentas a leitura, a escrita e argumentação para potencializar o processo de resolução de problemas, almejando uma melhor compreensão dos conteúdos matemáticos pelos alunos e, por consequência, o aprimoramento dos próprios recursos utilizados, sobretudo a escrita. O estudo teve como cenário a Escola Municipal de Ensino Fundamental Severino Marinheiro, da cidade de Juazeirinho-PB. Os sujeitos da pesquisa foram 40 alunos de uma turma de nono ano que estudavam na referida escola. Ao fim deste trabalho, poderemos perceber a importância que a escrita desenvolve no aprendizado dos alunos nos anos finais da educação básica, possibilitando a organização de ideias e do pensamento no processo de resolução de problemas, fato este que acarretou na premiação de alguns alunos envolvidos nessa proposta na 17ª OBMEP.por
dc.description.abstractCurrently, a decadence of formalism in the teaching of mathematical contents is perceived, mainly in basic education where most books only address ready-made formulas, making it impossible for the student to build mathematical knowledge through deductive logic. In this sense, the present work aims to develop a proposal that develops the mathematical contents with a certain rigor and formalism, using logic to demonstrate the main formulas and theorems, all of this using reading, writing and argumentation as a potentiating ferment in the process of problem solving, aiming at improving writing in problem solving and a better understanding of mathematical content by students. The study had as scenario the Municipal Elementary School Severino Marinheiro, in the city of Juazeirinho-PB. The research subjects were 40 students from a ninth grade class who studied at the aforementioned school. At the end of this work, we will be able to perceive the importance that writing develops in the learning of students in the final years of basic education, allowing the organization of ideas and thinking in the problem solving process, a fact that allowed the awarding of some students involved in this proposal at the 17th OBMEP.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Railson Pereira de Sousa (railson.sousa@aluno.uepb.edu.br) on 2023-06-21T12:50:35Z No. of bitstreams: 2 PE - Railson Pereira de Sousa.pdf: 251000 bytes, checksum: 51cb18fe64476bae12065a84203c7796 (MD5) DS - Railson Pereira de Sousa.pdf: 3166093 bytes, checksum: cd26f1a3c4a867f5e26bbc57e4765f47 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-06-21T15:00:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PE - Railson Pereira de Sousa.pdf: 251000 bytes, checksum: 51cb18fe64476bae12065a84203c7796 (MD5) DS - Railson Pereira de Sousa.pdf: 3166093 bytes, checksum: cd26f1a3c4a867f5e26bbc57e4765f47 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-26T17:08:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PE - Railson Pereira de Sousa.pdf: 251000 bytes, checksum: 51cb18fe64476bae12065a84203c7796 (MD5) DS - Railson Pereira de Sousa.pdf: 3166093 bytes, checksum: cd26f1a3c4a867f5e26bbc57e4765f47 (MD5) Previous issue date: 2023-05-19eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectResolução de problemas matemáticospor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectLógica dedutivapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA importância da argumentação matemática na resolução de problemaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito BDTD.pdfTermo de Depósito BDTD245.12 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
DS - Railson Pereira de Sousa.pdfDS - Railson Pereira de Sousa3.09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.