Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnselmo, Géssica Tamires da Silva-
dc.contributor.advisor1Nóbrega, Mônica Barros da-
dc.contributor.referee1Silva, Alessandra Ximenes da-
dc.contributor.referee2Santos, Josiane Soares-
dc.date.accessioned2023-05-30T13:34:45Z-
dc.date.issued2023-04-11-
dc.identifier.citationANSELMO, Géssica Tamires da Silva. Implicações do ensino remoto na formação acadêmico-profissional dos (as) estudantes de graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba no contexto da pandemia da Covid-19. 2023. 139f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4656-
dc.description.resumoEste estudo analisa as inflexões provocadas pelo ensino remoto no processo formativo dos/as estudantes de graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba, no contexto da pandemia da Covid-19, tomando como referência o projeto de formação expresso nas Diretrizes Curriculares de 1996. A pesquisa foi orientada pelo método crítico dialético, desenvolvida através de um enfoque quanti-qualitativo. Algumas das categorias norteadoras da pesquisa foram: neoliberalismo, crise do capital, precarização e intensificação do trabalho e contrarreforma do Estado. Algumas das categorias intelectivas foram: ensino remoto e formação acadêmico-profissional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Realizamos pesquisa bibliográfica através de ebooks, artigos e periódicos que abordam a temática do ensino remoto emergencial e a formação acadêmico-profissional em Serviço Social no contexto de crise estrutural do capital e intensificação da exploração do trabalho por intermédio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Através da pesquisa documental acessamos documentos institucionais no âmbito da UEPB que fundamentaram a implementação do ERE, assim como documentos expedidos pelas entidades representativas do Serviço Social durante o período pandêmico. A pesquisa de campo foi mediada por um questionário online enviado a discentes e docentes do curso de Serviço Social da UEPB. Os resultados apontaram que as principais dificuldades enfrentadas pelos/as estudantes se referem à: falta de interação durante as aulas, ausência de espaço físico adequado para desenvolver as atividades remotas, desmotivação e cansaço. Os docentes sinalizaram dificuldades de ordem pedagógica quanto ao processo de avaliação, sobrecarga de trabalho, dificuldades em conciliar demandas trabalho com as demandas do ambiente doméstico e pouca participação e envolvimento dos/as estudantes nas aulas. Ressaltamos a importância do desenvolvimento de ações voltadas a reduzir os impactos negativos do ensino remoto na formação.por
dc.description.abstractThis study analyzes the inflections provoked by remote teaching on the formative process of undergraduate students in Social Work at the State University of Paraíba, in the context of the Covid-19 pandemic, taking as reference the training project expressed in the 1996 Curriculum Guidelines. The research was guided by the dialectical critical method, developed through a quantitative-qualitative approach. Some of the guiding categories of the research were: neoliberalism, capital crisis, precariousness and intensification of work, and counter-reform of the State. Some of the intellectual categories were: remote teaching and academic-professional training. This is a bibliographic, documentary, and field research. We conducted bibliographic research through ebooks, articles, and periodicals that address the theme of emergency remote teaching and academic-professional training in Social Work in the context of the structural crisis of capital and intensification of labor exploitation through Digital Information and Communication Technologies. Through documentary research, we accessed institutional documents within the scope of UEPB that supported the implementation of ERE, as well as documents issued by representative entities of Social Work during the pandemic period. The field research was mediated by an online questionnaire sent to students and teachers of the Social Work course at UEPB. The results indicated that the main difficulties faced by students relate to: lack of interaction during classes, absence of adequate physical space to develop remote activities, demotivation, and fatigue. Teachers signaled pedagogical difficulties regarding the evaluation process, workload overload, difficulties in reconciling work demands with household demands, and little participation and involvement of students in classes. We emphasize the importance of developing actions aimed at reducing the negative impacts of remote teaching on training.por
dc.description.provenanceSubmitted by Géssica Tamires da Silva Anselmo (gessica.anselmo@aluno.uepb.edu.br) on 2023-05-22T23:58:43Z No. of bitstreams: 2 DS – Géssica Tamires da Silva Anselmo.pdf: 2596239 bytes, checksum: 6ff746452954dc7fabea4f2b284a6021 (MD5) TS- Gessica Tamires da Silva Anselmo.pdf: 239461 bytes, checksum: 46f85f75ae2a116bc6f41801f7851672 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ada Marinho (lenemarinho@servidor.uepb.edu.br) on 2023-05-24T12:22:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS – Géssica Tamires da Silva Anselmo.pdf: 2596239 bytes, checksum: 6ff746452954dc7fabea4f2b284a6021 (MD5) TS- Gessica Tamires da Silva Anselmo.pdf: 239461 bytes, checksum: 46f85f75ae2a116bc6f41801f7851672 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-30T13:34:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS – Géssica Tamires da Silva Anselmo.pdf: 2596239 bytes, checksum: 6ff746452954dc7fabea4f2b284a6021 (MD5) TS- Gessica Tamires da Silva Anselmo.pdf: 239461 bytes, checksum: 46f85f75ae2a116bc6f41801f7851672 (MD5) Previous issue date: 2023-04-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectFormação Profissionalpor
dc.subjectEnsino Remotopor
dc.subjectCovid-19por
dc.subject.cnpqSERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADOpor
dc.titleImplicações do ensino remoto na formação acadêmico-profissional dos (as) estudantes de graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba no contexto da pandemia da Covid-19por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGSS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF – Géssica Tamires da Silva Anselmo.pdfPDF – Géssica Tamires da Silva Anselmo2.54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito.pdf Termo de Depósito233.85 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.