Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4612
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Rosa Maria Marques-
dc.contributor.advisor1Silva, Rosângela Neres Araújo da-
dc.contributor.referee1Silva, Rosângela Neres Araújo da-
dc.contributor.referee2Segabinazi, Daniela Maria-
dc.contributor.referee3Costa, Maria Suely da-
dc.date.accessioned2023-05-02T12:49:24Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-03-29-
dc.identifier.citationSoares, Rosa Maria Marques. A formação de leitores através da literatura juvenil: uma proposta de letramento literáriosob a ótica das metodologias ativas de aprendizagem. 2023. [quantidade de folhas: 132]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabia .por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4612-
dc.description.resumoNossa pesquisa favorece a discussão sobre a formação do leitor literário, na segunda fase do ensino fundamental, sob a perspectiva do letramento literário com base nas metodologias ativas de aprendizagem e ênfase na leitura de narrativas da literatura juvenil, especificamente uma seleção de textos do livro Sete faces do conto de fadas (TELLES et al, 1993) e dos contos clássicos Cinderela e O gato de botas (PERRAULT, 2015), (AVILA, 2019), que serviram de inspiração para esses recontos. O principal objetivo é incentivar à leitura literária de textos juvenis com aporte intercalado dos meios digitais e físico além de contribuir com o desenvolvimento e formação do leitor literário. Para tanto, desenvolvemos uma proposta de intervenção, a partir da sequência básica de Cosson (2021), aliado a micro-oficinas (KLEIMAM, 2002) durante os intervalos da sequência, onde serão trabalhadas as metodologias ativas, culminando com um produto de escrita colaborativa e dirigida – o Baralho de Recontos. Para o desenvolvimento do trabalho nos apoiamos, como referencial teórico, em diversos autores sendo os principais: Cosson (2020; 2021), Kleiman (2002), Coelho (2000; 2012), Zilberman (2003; 2012; 2014), Cademartori (2010), Colomer (2003; 2017), Camargo e Daros (2018), Bacich e Moram (2018); e os documentos oficiais: PCNs (2008) e BNCC (2018). A pesquisa é de natureza descritiva e qualitativa, sendo as atividades da sequência e das micro-oficinas planejadas para turmas de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, com a leitura de narrativas literárias juvenis e um trabalho de escrita ao final. O resultado esperado é de uma formação leitora efetiva, que permita o desenvolvimento integral do estudante enquanto leitor literário e melhoria da sua aprendizagem escolar, reforçando sua consciência crítica enquanto ser social e falante de uma língua materna.por
dc.description.abstractNuestra investigación favorece la discusión sobre la formación del lector literario, en la segunda fase de la escuela primaria, desde la perspectiva de la alfabetización literaria a partir de metodologías activas de aprendizaje y énfasis en la lectura de narrativas de la literatura juvenil, específicamente una selección de textos del libro Sete rostros del cuento de hadas (TELLES et al, 1993) y los cuentos clásicos La Cenicienta y el Gato con Botas (PERRAULT, 2015), (AVILA, 2019), que sirvieron de inspiración para estas narraciones. El objetivo principal es incentivar la lectura literaria de textos juveniles con aporte intercalado de medios digitales y físicos, además de contribuir al desarrollo y formación del lector literario. Para ello, desarrollamos una propuesta de intervención, basada en la secuencia básica de Cosson (2021), combinada con microtalleres (KLEIMAM, 2002) durante los intervalos de la secuencia, donde se trabajarán metodologías activas, culminando en un producto de escritura colaborativa y dirigida – la Baraja de los Recuentos. Para el desarrollo del trabajo, nos apoyamos, como referente teórico, en varios autores, siendo los principales: Cosson (2020; 2021), Kleiman (2002), Coelho (2000; 2012), Zilberman (2003; 2012; 2014 ), Cademartori (2010), Colomer (2003; 2017), Camargo y Daros (2018), Bacich y Moram (2018); y los documentos oficiales: PCNs (2008) y BNCC (2018). La investigación es de carácter descriptivo y cualitativo, con las actividades de la secuencia y los microtalleres planificados para grupos de estudiantes del 9º año de la enseñanza básica, con la lectura de narrativas literarias juveniles y un trabajo escrito al final. El resultado esperado es una formación lectora eficaz, que permita el desarrollo integral del estudiante como lector literario y la mejora de sus aprendizajes escolares, reforzando su conciencia crítica como ser social y hablante de una lengua materna.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2023-05-01T16:04:45Z No. of bitstreams: 2 DS - Rosa Maria Marques Soares.pdf: 4709506 bytes, checksum: 8c61c9bf0be357d0ce53742debd64671 (MD5) termo de autorização para deposito - Rosa Maria Marques Soares.pdf: 854658 bytes, checksum: 644d5743de5ef531d56cdd167ddc7ff7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2023-05-02T12:49:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - Rosa Maria Marques Soares.pdf: 4709506 bytes, checksum: 8c61c9bf0be357d0ce53742debd64671 (MD5) termo de autorização para deposito - Rosa Maria Marques Soares.pdf: 854658 bytes, checksum: 644d5743de5ef531d56cdd167ddc7ff7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-02T12:49:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Rosa Maria Marques Soares.pdf: 4709506 bytes, checksum: 8c61c9bf0be357d0ce53742debd64671 (MD5) termo de autorização para deposito - Rosa Maria Marques Soares.pdf: 854658 bytes, checksum: 644d5743de5ef531d56cdd167ddc7ff7 (MD5) Previous issue date: 2023-03-29eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectLiteratura juvenilpor
dc.subjectMetodologias ativas de aprendizagempor
dc.subjectAlfabetización literariaspa
dc.subjectLiteratura Juvenilspa
dc.subjectMetodologías activas de aprendizajepor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleA formação de leitores através da literatura juvenil: uma proposta de letramento literário sob a ótica das metodologias ativas de aprendizagempor
dc.title.alternativeLA FORMACIÓN DE LECTORES A TRAVÉS DE LA LITERATURA JUVENIL: UNA PROPUESTA DE ALFABETIZACIÓN LITERARIA DESDE LA PERSPECTIVA DE LAS METODOLOGÍAS DE APRENDIZAJE ACTIVOspa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Rosa Maria Marques Soares.pdfDissertação - documento principal - Rosa Maria Marques Soares4.6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
termo de autorização para deposito - Rosa Maria Marques Soares.pdfTermo de autorização para deposito834.63 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.