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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Gustavo Ramos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5009272486737282por
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Danilo de Almeida-
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Danilo de Almeida-
dc.contributor.referee2Araújo, Wellington Candeia de-
dc.contributor.referee3Mota, Gabriela Brasileiro Campos-
dc.date.accessioned2023-04-19T21:19:00Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationSOUSA, Gustavo Ramos de. Desenvolvimento de aplicativo mobile para modulação do sistema nervoso central em pacientes com dor lombar crônica. 2019. 51f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4587-
dc.description.resumoIntrodução: A dor crônica pode ser definida como uma dor contínua ou recorrente de duração mínima de três meses e possui função biológica diferente da dor aguda, pois se associa à hiperatividade do Sistema Nervoso Autônomo (SNA). O Graded motor imagery (GMI) é uma abordagem desenvolvida para focar diretamente na redução das alterações plásticas no sistema nervoso, que é um dos fatores que pode ter levado o paciente ao desenvolvimento da dor crônica. Trata-se de uma técnica em 3 estágios que vem mostrando resultados onde técnicas mais tradicionais falham. Objetivos: Criação de um aplicativo mobile, de baixo custo, que viabilize ao paciente o entendimento de sua doença, através de um conteúdo educativo assim como ao profissional de saúde responsável pelo atendimento (fisioterapeuta) realizar e acompanhar a evolução do tratamento da dor baseado na técnica de GMI. Método: Mapeamento do processo GMI tradicional e desenvolvimento de aplicativo que replique sua dinâmica funcional, de forma a facilitar o trabalho do profissional de saúde, sem trazer perdas na efetividade do teste. Resultados obtidos: O aplicativo cumpriu com rigor os fluxos funcionais mapeados e informatizou toda a operação, mostrando-se uma ferramenta apta relevante à aplicação real e que trará benefícios ao processo atual.por
dc.description.abstractIntroduction: Chronic pain can be defined as continuous or recurrent pain lasting at least three months and has a biological function different from acute pain, since it is associated with autonomic nervous system (ANS) hyperactivity. The Graded Motor Imagery (GMI) is an approach developed to focus directly on reducing plastic changes in the nervous system, which is one of the factors that may have led the patient to develop chronic pain. It is a 3-stage technique that has been showing results where more traditional techniques fail. Objectives: Creation of a low cost mobile application that enables the patient to understand his / her illness through an educational content as well as to the healthcare professional responsible for the care (physiotherapist) to perform and follow the evolution of pain treatment based on GMI technique. Method: Traditional GMI process mapping and application development that replicates its functional dynamics in order to facilitate the work of the healthcare professional, without bringing losses in the effectiveness of the test. Results obtained: The application strictly complied with the mapped functional flows and computerized the entire operation, proving to be a suitable tool relevant to the actual application and which will bring benefits to the current process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gustavo Ramos de Sousa (gustavogrs@gmail.com) on 2022-12-02T16:47:42Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Mestrado - 2017171112 - Gustavo Ramos de Sousa.pdf: 1784642 bytes, checksum: 597a9ca599fd531f4bf7264a07917816 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: Concluinte: Gustavo Ramos de Sousa Matrícula: 2017171112 Prezado senhor Gustavo Ramos de Sousa, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), pois a “UEPB adotou as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso’. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Aceita a submissão, o depósito definitivo do trabalho acadêmico é efetivado. A consulta pública online à obra ficará disponível a partir da data determinada pelo concluinte com base nos prazos definidos no manual do depósito. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares de preparação – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo em PDF da dissertação ficará nomeado exatamente da seguinte forma: DS - Gustavo Ramos de Sousa – Conforme instruções do manual de autodepósito, a nova versão do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Caso ainda não o tenha, o Termo de Depósito atualizado (a versão recomendada) para os concluintes dos cursos de mestrado e de doutorado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . – Na folha de aprovação (folha das assinaturas), a data da defesa do trabalho acadêmico e as assinaturas de todos os membros da banca são elementos obrigatórios. Recomendações básicas sobre normas da ABNT Como recomendações básicas para trabalhos acadêmicos no formato de dissertação, monografia ou tese, segundo o modelo da Biblioteca Central, páginas 13 e 14, em conformidade com as normas ABNT NBR citadas no final desse relatório: “Todo o texto deve ser digitado em cor preta. Se impresso, usar papel branco ou reciclado. As margens do trabalho devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte utilizada recomenda-se ser Times New Roman ou Arial, tamanho 12, inclusive a capa, com exceção das citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, ficha catalográfica, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em fonte tamanho 10. O texto deve ser justificado e o espaçamento deve ser 1,5 entre linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples. O trabalho deve ser dividido em seções e subseções, se necessário. O título das seções primária, secundária, terciária, quaternária e quinária devem ter o mesmo destaque gráfico (fonte, negrito, sublinhado e itálico), conforme utilizado no sumário. Sempre as seções primárias iniciam páginas novas”. Sua dissertação foi colocada em modo de edição para que os ajustes propostos nos apontamentos seguintes sejam implementados pelo(a) concluinte. Seguem os apontamentos para as devidas retificações. O Termo de Depósito, arquivo obrigatório, se encontra ausente. Início dos apontamentos 01. Em primeiro lugar, verifique se as dimensões das margens do trabalho acadêmico estão dentro dos limites determinados pela ABNT NBR 14724: “As margens do trabalho devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm”. Tudo indica que as medidas das margens estão fora do paradigma ditado pela norma. Além disso, em toda a dissertação, corrigir a posição da numeração das páginas. Conforme a ABNT NBR 14724: “A numeração deve figurar, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. 02. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE 03. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas. O que falta corrigir: Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é recomendável inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração. Conferir a configuração no modelo. Consultarno modelo a posição em que deve ficar o nome do orientador: centralizado na linha. O texto referente à natureza do trabalho, que começa em “Dissertação de mestrado …” deve se apresentar de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação (folha das assinaturas). Como os textos estão diferentes, é preciso escolher um entre os dois. 04. A quantidade total de folhas do arquivo principal, 49 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 51 páginas. A paginação da FC deveria ser igual a 47 ( 49 - 2 ), e não a 51. Sendo assim, será necessário solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/). No entanto, como a quantidade de folhas poderá ser alterada devido às correções propostas ao longo desses apontamentos, convém realizar a solicitação da ficha catalográfica pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - essa etapa deve ser a última na elaboração do trabalho acadêmico. É recomendável levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo PDF final. OBS.: o tamanho da folha FC deve ter as mesmas dimensões do padrão para dissertações, monografias e teses: tamanho A4. 05. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico na folha de aprovação (folha das assinaturas), que começa em “Dissertação de mestrado …” deve se apresentar de forma idêntica na folha de rosto. Como os textos estão diferentes, é preciso escolher um entre os dois. Tanto na folha de aprovação quanto na folha de rosto, é recomendável inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração. Conferir a configuração no modelo. Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas (que podem estar digitalizadas). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. Excluir a expressão “CAMPINA GRANDE – PB / 2019”. 06. Nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT alguns ajustes são necessários. O que falta corrigir: O espaçamento entrelinhas entre os títulos RESUMO e ABSTRACT e os respectivos textos seguintes deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações e teses: de 1.5. O espaçamento entrelinhas a ser usado nos respectivos textos deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações e teses: de 1.5. Conforme a última versão da norma ABNT NBR 6028:2021, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, e não com iniciais maiúsculas (com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos). Sendo assim, como deve ficar a estrutura: Palavras-chave: dor crônica; dor lombar; manejo da dor; tecnologia biomédica; tecnologia de baixo custo. Keywords: chronic pain; low back pain; pain management; biomedical technology; low cost technology. 07. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027 e na configuração apresentada no template. O que falta retificar: O título SUMÁRIO está duplicado. Ele deve ter o tamanho da fonte igual a 12 assim como todos os títulos das seções e subseções dos elementos textuais e dos elementos pós-textuais. O título SUMÁRIO deve ficar em negrito e centralizado na linha onde se encontra (ABNT NBR 14724:2011). ppppppp “Os títulos e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais”, (ABNT NBR 6027). Seguir a configuração do modelo. No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções e subseções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação. Seguir a configuração do modelo. Renomear o elemento pós-textual 6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS para somente REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Elementos pós-textuais não possuem indicativo numérico de seção. Executar a mesma correção na página 31. Observe que os títulos das seções e subseções em relação à margem esquerda ficam no mesmo alinhamento, sem recuos diferentes.Seguir a configuração do modelo. Todos os títulos que estão entre a seção terciária 4.1.4 e a seção secundária 4.2 devem ser excluídos do sumário. Somente os títulos de elementos textuais que possuem indicativo numérico podem figurar no sumário. Todo título de qualquer apêndice tem de começar pela expressão APÊNDICE LETRA (na ordem alfabética) seguido de um Título. Exemplo: APÊNDICE A - Protocolo Avaliação Fisioterapêutica Vale ressaltar que todos os títulos das seções e subseções na parte textual bem como os títulos dos elementos pós-textuais têm que aparecer ao longo da obra da mesma forma como são escritos no SUMÁRIO (ABNT NBR 6027; ABNT NBR 14724), ou seja, com os mesmos destaques gráficos. Comparar com o modelo. 08. Eliminar toda numeração de página que está aparecendo antes da folha da INTRODUÇÃO, na página 8. 09. Como já exposto, todos os títulos de qualquer seção dos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais devem ter o tamanho da fonte igual a 12, o padrão usado em toda a dissertação (com as deci=vidas ressalvas previstas na norma). 10. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) na margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024). Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos. Consultar o modelo em caso de dúvida. 11. Em todos os títulos das seções e subseções na parte textual (= nos elementos textuais) não pode haver ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Deve existir somente um espaço simples entre eles (ABNT NBR 6024). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 12. Os títulos das seções primárias devem ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5 (ABNT NBR 14724). 13. Como o trabalho acadêmico apresenta a estrutura de uma dissertação, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página ou a quebra de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, na folha seguinte. Sendo assim: A seção primária “3 REVISÃO DE LITERATURA”, na atual página 09, deveria ser iniciada na página 10. E assim por diante para todas as seções primárias e para os elementos pós-textuais. Se tiver mais dúvidas com relação à posição do início de seções primárias na parte textual, consultar o modelo em questão. 14. Os títulos de todas as ilustrações devem aparecer na parte superior. Na parte inferior são colocadas as fontes (no que se refere à origem dos dados). Nenhuma delas pode ficar sem título e sem a fonte. É recomendável que expressões do tipo “Fonte: Próprio aplicativo” seja substituídas por “Fonte: o nome completo do aplicativo, ano”. É preciso efetuar a correção em todas as seções. 15. Na atual página 31, deixar o título REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices. Todo título de elemento pós-textual (referências, apêndices e anexos) fica centralizado na linha. A numeração à esquerda do título REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS deve ser retirada, pois títulos de elementos pós-textuais não podem ter indicativo numérico de seção. Como já exposto, o tamanho da fonte do título tem que ser igual a 12 16. Depois dos ajustes propostos, é bem provável que haja alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC). Nesse caso, convém realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/), somente após finalizadas todas as correções - etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo PDF final. 17. O Termo de depósito BDTD está ausente. O termo atualizado (a versão recomendada) pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Fim dos apontamentos. Finalizadas as correções, caso tenha certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar o depósito direto no repositório. Caso contrário, enviar para o atual e-mail com a finalidade de nova inspeção as versões corrigidas dos seguintes arquivos: A dissertação em PDF. O termo de depósito em PDF. LEITURA OPCIONAL COMPLEMENTO 01: A título de informação, como se calcula a paginação da ficha catalográfica (PagFC): PagFC = Total de folhas - 2 Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas (considerando que a própria página da FC já está no TCC) descontando a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 70, então PagFC = 70 - 2 = 68 Se o total de folhas = 45, então PagFC = 45 - 2 = 43 E assim por diante. LEITURA OPCIONAL COMPLEMENTO 02: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ABNT NBR 6022:2018 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - ABNT NBR 6023:2018 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - ABNT NBR 6024:2012 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - ABNT NBR 6027:2012 – Sumário – Apresentação 05 - ABNT NBR 6028:2021 – Resumo – Apresentação 06 - ABNT NBR 6034:2004 – Índice – Apresentação 07 - ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação 08 - ABNT NBR 14724:2011 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Setor Clínica do Trabalho Acadêmico - SECTA Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente. on 2022-12-05T15:01:26Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gustavo Ramos de Sousa (gustavogrs@gmail.com) on 2022-12-07T03:14:21Z No. of bitstreams: 2 DS - Gustavo Ramos de Sousa.pdf: 1325989 bytes, checksum: 6616a95059d1097e87f0fc097e31089c (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 189679 bytes, checksum: fc238e329043576cb4bb223f4b0245b3 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: gustavogrs@gmail.com UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer no trabalho acadêmico. Concluinte: Gustavo Ramos de Sousa Matrícula: 2017171112 Prezado senhor, boa noite. A dissertação foi colocada em modo de edição para que os ajustes propostos nos apontamentos seguintes sejam implementados pelo(a) concluinte. Seguem os apontamentos para as devidas retificações. Também há ajustes a fazer no Termo de Depósito. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo de forma detalhada. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. A quantidade total de folhas da dissertação, 51 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 51 páginas. A paginação da FC deveria ser igual a 49 ( 51 - 2 ), e não a 51. Sendo assim, será necessário solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/). No entanto, como a quantidade de folhas poderá ser alterada devido às correções propostas ao longo desses apontamentos, convém realizar a solicitação da ficha catalográfica pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - essa etapa deve ser a última na elaboração do trabalho acadêmico. Sugiro ao concluinte que, ao finalizar essas correções, envie a dissertação retificada em PDF para mim a fim de eu informe qual será a paginação da FC. Objetivo com isso fazer com que não haja possibilidade de solicitar uma FC com paginação incorreta. 02. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: Está faltando inserir o nome do autor (seu nome) antes do título da obra. 03. É necessário corrigir a numeração das páginas. A numeração da página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 8 (10 - 2), e não a 10. Logo, será preciso repaginar todo o trabalho acadêmico. Paginando de forma correta, o número da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 04. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS (se houver listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 05. Em todos os títulos das seções e subseções na parte textual (= nos elementos textuais) não pode haver ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Deve existir somente um espaço simples entre eles (ABNT NBR 6024). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 06. Como o trabalho acadêmico apresenta a estrutura de uma dissertação, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página ou a quebra de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, na folha seguinte. O mesmo vale para cada elemento pós-textual. Sendo assim: A seção primária “5. CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAI”, na atual página 33, deveria ser iniciada na página 35. O elemento pós-textual “REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS”, atualmente na página 27, deveria ser iniciada na página seguinte. E assim por diante para todas as seções primárias e para os elementos pós-textuais. 06. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, etc) onde aparecer a expressão XXXXX (ou alguma expressão semelhante a essa), é recomendável (conforme o modelo) substituir pela seguinte: Fonte: Elaborado (ou Elaborada) pelo(a) autor(a), ano. 07. O Termo de depósito BDTD foi inspecionado. As assinaturas do concluinte e do orientador, que são obrigatórias, não constam no termo. A assinatura do orientador pode ficar na forma digital, com o consentimento do mesmo, como uma imagem para colar no campo respectivo. Suponho que seja preciso o senhor entrar em contato com o orientador por qualquer para obter tal assinatura. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, enviar para o atual e-mail com a finalidade de nova inspeção as versões corrigidas dos seguintes arquivos: A dissertação em PDF. O Termo de depósito BDTD em PDF. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ABNT NBR 6022:2018 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - ABNT NBR 6023:2018 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - ABNT NBR 6024:2012 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - ABNT NBR 6027:2012 – Sumário – Apresentação 05 - ABNT NBR 6028:2021 – Resumo – Apresentação 06 - ABNT NBR 6034:2004 – Índice – Apresentação 07 - ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação 08 - ABNT NBR 14724:2011 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Setor Clínica do Trabalho Acadêmico - SECTA Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente. Amanhã, 8/12/2022, não haverá expediente na UEPB: ponto facultativo, Sexta-feita, 9/12/2022, devido ao jogo da Seleção Brasileira de Futebol às 12h00min, só haverá expediente até às 11h00min. on 2022-12-07T22:14:27Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gustavo Ramos de Sousa (gustavogrs@gmail.com) on 2022-12-09T19:27:38Z No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 189679 bytes, checksum: fc238e329043576cb4bb223f4b0245b3 (MD5) DS - Gustavo Ramos de Sousa.pdf: 1667278 bytes, checksum: 43a91f39bf3783c0b5f10b0157b10f02 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br), reason: Bom dia, a sua submissão de dissertação na BDTD da UEPB foi recusada pelos motivos abaixo: 1. O Termo de Depósito precisa estar assinado e preenchido. Depois de corrigir estes problemas, basta você fazer uma nova submissão na BDTD. Grato pela atenção, Jean Azevedo Auxiliar de Biblioteca Biblioteca Central - UEPB on 2022-12-12T17:42:42Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gustavo Ramos de Sousa (gustavogrs@gmail.com) on 2022-12-12T18:14:20Z No. of bitstreams: 2 DS - Gustavo Ramos de Sousa.pdf: 1667278 bytes, checksum: 43a91f39bf3783c0b5f10b0157b10f02 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 245579 bytes, checksum: b5628787f8705304b3706d9ce9b09970 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-12-12T18:28:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - Gustavo Ramos de Sousa.pdf: 1667278 bytes, checksum: 43a91f39bf3783c0b5f10b0157b10f02 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 245579 bytes, checksum: b5628787f8705304b3706d9ce9b09970 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-19T21:19:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Gustavo Ramos de Sousa.pdf: 1667278 bytes, checksum: 43a91f39bf3783c0b5f10b0157b10f02 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 245579 bytes, checksum: b5628787f8705304b3706d9ce9b09970 (MD5) Previous issue date: 2019-12-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDor lombarpor
dc.subjectManejo da dorpor
dc.subjectTecnologia biomédicapor
dc.subjectAplicativo mobilepor
dc.subjectBiomedical technologyeng
dc.subjectPain managementeng
dc.subjectLow back paineng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titleDesenvolvimento de aplicativo mobile para modulação do sistema nervoso central em pacientes com dor lombar crônicapor
dc.typeDissertaçãopor
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