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Tipo do documento: Dissertação
Título: GeometriRA: proposta didática unindo realidade aumentada, materiais manipuláveis, ludicidade e gamificação para o Ensino Fundamental
Autor: Nascimento Júnior, David Severo do 
Primeiro orientador: Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de
Primeiro membro da banca: Herpich, Fabrício
Segundo membro da banca: Huanca, Roger Ruben Huaman
Resumo: A tecnologia tem avançado de maneira vertiginosa nas últimas décadas. Muitas vezes, a capacidade monetária e intelectual para utilizar e adquirir os recursos provenientes desse avanço acabam por não acompanhar o ritmo. No contexto da educação não é diferente, a tecnologia está cada vez mais presente e necessária em tal processo. Porém, a utilização da tecnologia deve ser muito bem planejada para que ela possa produzir os melhores resultados possíveis. Nesse sentido, a pesquisa em tela teve como objetivo investigar como uma proposta didática baseada em gamificação e Realidade Aumentada (RA) pode contribuir com o ensino e a aprendizagem de geometria. Para isso, a pergunta que norteou a investigação foi: Quais as potencialidades de uma proposta didática desenvolvida a partir das ideias de gamificação e RA no ensino e na aprendizagem de geometria? Para viabilizar essa investigação, foi produzido um aplicativo de RA aliado a uma proposta educacional pautada no uso de materiais didático manipuláveis, ludicidade e gamificação que busca fornecer maior sentido a utilização da tecnologia no contexto educacional. Almejando conferir maior respaldo e triangulação dos dados sua aplicação ocorreu em três cenários distintos: em uma turma de graduandos, em uma turma de mestrandos, e em um contexto real de sala de aula com quatro turmas, duas de 6º e duas de 7º ano do ensino fundamental. A pesquisa demonstrou que a ferramenta é viável e possui um leque ainda maior de possibilidades de atuação em outros contextos de aprendizagem. Ao utilizar a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) como abordagem metodológica, buscou-se alcançar a percepção dos docentes/futuros docentes sobre a ferramenta com o intuito de demonstrar as diversas possibilidades de utilização para que, em aprofundamentos futuros, possam ser investigadas a influência da ferramenta e proposta didática na aprendizagem dos discentes que participarem dessa experiência.
Abstract: Technology has advanced vertiginously in the last decades. Many times, the monetary and intellectual capacity to use and acquire the resources resulting from this advance do not keep up with the pace. In the context of education it is not different, technology is increasingly present and necessary in such process. However, the use of technology must be well planned so that it can produce the best possible results. In this sense, this research aimed to investigate how a didactic proposal based on gamification and Augmented Reality (AR) can contribute to the teaching and learning of geometry. To this end, the question that guided the investigation was: What is the potential of a didactic proposal developed from the ideas of gamification and AR in the teaching and learning of geometry? To make this investigation possible, an AR application was produced united to an educational proposal based on the use of manipulative teaching materials, playfulness and gamification that seeks to provide greater meaning to the use of technology in the educational context. In order to give more support and triangulation of the data, its application occurred in three different scenarios: in a class of undergraduates, in a class of master's students, and in a real classroom context with four classes, two of 6th and two of 7th grade of elementary school. The research has shown that the tool is viable and has an even wider range of possibilities for performance in other learning contexts. By using Grounded Theory (GT) as a methodological approach, we sought to reach the perception of teachers/future teachers about the tool in order to demonstrate the various possibilities of its use, so that, in future studies, the influence of the tool and didactic proposal on the learning of students who participate in this experience can be investigated.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais
Metodologias Ativas
Tecnologias Analógicas
Pensamento Geométrico
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: NASCIMENTO JÚNIOR, David Severo do. GeometriRA: proposta didática unindo realidade aumentada, materiais manipuláveis, ludicidade e gamificação para o Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4579
Data de defesa: 21-Dez-2022
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