Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4537
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas
Título(s) alternativo(s): Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas - Study of solutions in Chemistry teaching: Use of a digital book in remote classes
Autor: Almeida, Fernanda Abrantes de 
Primeiro orientador: SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda
Primeiro membro da banca: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Segundo membro da banca: Santos, Keliana Dantas
Terceiro membro da banca: Montenegro, Maria do Socorro Moura
Resumo: O estudo da Química trata de fenômenos da natureza em níveis micro ou macroscópico quanto ao empírico e ao teórico, realidade desafiante no ensino presencial e online. Nesta modalidade professores e alunos enfrentam obstáculos quanto ao conhecimento e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) necessárias a realização das aulas remotas. Esta pesquisa ampliou usos de metodologias ativas em aulas remotas com alunos do 2º ano no Ensino Médio em uma Escola Pública, ao produzir um livro digital contendo o estudo de “Soluções Químicas”, a fim de minimizar dificuldades no desempenho escolar. Faz parte das etapas desta pesquisa a identificação das dificuldades dos alunos relacionadas ao referido conteúdo, à elaboração de um Livro Digital, sua exposição em aulas remotas com a participação online dos alunos, seguindo a avaliação por parte dos alunos acerca do uso deste recurso didático digital no desempenho de sua aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratória e descritiva com ações investigativas de intervenção e avaliação (GODOY, 2007; RICHARDSON, 2012; GIL, 2008 e GRAY, 2012). Os dados foram coletados através de questionários, entrevistas e técnicas de avaliação realizadas online (THIOLLENT, 1997). Os resultados revelam que o uso do Livro Digital em formato EPUB (abreviação de “Electronic Publication” em língua portuguesa “Publicação Eletrônica”) com o título “Conteúdo de Soluções Químicas volume 1” utilizado nas aulas remotas, enquanto proposta didática, proporcionou aos alunos resultados satisfatórios quanto a sua participação nas atividades ensino-aprendizagens vivenciadas em aulas remotas.
Abstract: The study of treatment of natural phenomena at micro or macroscopic levels in terms of empirical and theoretical chemistry, the challenging reality in face-to-face and online teaching. In this modality, teachers and students face obstacles regarding the knowledge and use of Information and Communication Technologies (ICTs) necessary to carry out remote classes. This research expanded the uses of active methodologies in remote classes with 2nd year high school students in a Public School, by producing a digital book containing the study of "Chemical Solutions", in order to minimize difficulties in school performance. Part of the stages of this research is the identification of students' difficulties related to the aforementioned content, the elaboration of a Digital Book, its exposure in remote classes with the online participation of the students, following the evaluation by the students about the use of this digital didactic resource. in their learning performance. It was an exploratory and descriptive qualitative research with investigative intervention and evaluation actions (GODOY, 2007; RICHARDSON, 2012; GIL, 2008 e GRAY, 2012). Data were collected through questionnaires, interviews and evaluation techniques carried out online (THIOLLENT, 1997). The results reveal that the use of the Digital Book in EPUB format (short for "Electronic Publication" in Portuguese "Electronic Publication") with the title "Content of Solutions" used in remote classes, as a didactic proposal, provided students with satisfactory results in terms of their participation in teaching-learning activities experienced in remote classes.
Palavras-chave: Ensino de Química
Livro Digital
Participação dos alunos
Ensino remoto
Student participation
Digital book
Remote teaching
Chemistry teaching
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ALMEIDA, Fernanda Abrantes de. Estudo das soluções no ensino de Química: Uso de um livro digital nas aulas remotas. 2022. 175f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4537
Data de defesa: 15-Ago-2022
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Fernanda Abrantes de Almeida (5).pdfDS - Fernanda Abrantes de Almeida 3.22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - Fernanda Abrantes de Almeida (4).pdfPE - Fernanda Abrantes de Almeida6.63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD184.99 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.