Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4529
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise das publicações sobre câncer bucal e HPV em perfis do Instagram de veículos oficiais de saúde do Brasil
Título(s) alternativo(s): Analysis of publications on oral cancer and HPV in instagram profiles of official health vehicles in Brazil
Autor: Nunes, Wanúbia Barbosa
Primeiro orientador: Granville-Garcia, Ana Flávia
Primeiro coorientador: Firmino, Ramon Targino
Primeiro membro da banca: Marinho, Angélica Maria Cupertino Lopes
Segundo membro da banca: Costa, Edja Maria Melo de Brito
Terceiro membro da banca: Granville-Garcia, Ana Flávia
Resumo: O câncer bucal e o papilomavírus humano (HPV) denotam preocupação pelos seus altos índices e consequente impacto nos indivíduos acometidos, tornando-os importantes problemas de saúde pública mundial. Reforça-se, assim, a importância de campanhas educativas para minimizar esta problemática. Neste sentido, a educação em saúde é fundamental, pois é uma ferramenta de estratégia para alfabetizar a população e prevenir essas doenças. Um dos meios amplamente utilizados para realizar divulgação de materiais educativos online são as redes sociais. Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar as publicações sobre câncer bucal e HPV nos perfis de órgãos oficiais de saúde brasileiros, ativos na rede social Instagram. Trata-se de um estudo infodemiológico e observacional, com abordagem quantitativa. As publicações sobre câncer bucal e HPV divulgadas nos 81 perfis elegíveis selecionados (ministério da saúde, secretarias estaduais de saúde, conselhos de odontologia e associações de odontologia) foram analisadas e as seguintes informações coletadas: classificação do conteúdo (ações dos governos, educativas, boletins epidemiológicos e combate a fake news), tipo de conta (perfis elegíveis), tipo de mídia, abordagem do tema, número de posts, frequência, curtidas, comentários, visualizações, hashtags e abordagem sobre vacina contra HPV. A clareza das publicações classificadas como educativas foram avaliadas por quatro pesquisadoras que participaram de treinamento teórico/ prático e de calibração (Cohen’s Kappa intra e interexaminadores, k=0,70 e k= 0,70, respectivamente), utilizando a versão brasileira do Clear Communication Index (BR-CDC-CCI). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, teste de correlação de Spearman e teste de Mann-Whitney (p<0,05). Os resultados foram extraídos de um universo de 130.398 mil publicações analisadas, onde 775 eram sobre câncer bucal (A) e 504 sobre HPV (B), gerando dois artigos provenientes desse estudo. As publicações foram encontradas entre os anos de 2013-2021, contendo como mídia o formato de imagem (A: 94,52%; B: 92,5%), abordando o tema de forma principal (A: 65,8%; B: 57,3%), utilizaram hashtags (A: 63,6%; B: 78%), apresentando informações de vacina contra HPV (B: 55%) e em sua maioria o conteúdo era sobre ações do governo (A: 61,5%; B: 65,5%). A média de posts por publicação foi 1,95 (DP=1,96)A e 1,8 (DP=1,8)B, o de curtidas foi 198,7 (DP=625,7)A e 528,3 (DP=2388,2)B, o escore do BR-CDC-CCI médio foi 69,8 (DP=15,5)A e 67,1 (DP=14,1)B. A qualidade e clareza das informações, de acordo com índice BR-CDC-CCI, foi adequado (escore ≥ 90%) em A: 9,5% e B: 6,9% das publicações educativas. Houve correlação positiva nas publicações sobre câncer bucal entre número de curtidas e as variáveis de engajamento (comentários [r = 0,492], visualizações [r = 0.967]), como com número de hashtags (r = 0,139) e ano de publicação (r =0,211), assim como essas duas últimas, também positivamente, entre si (r = 0,271). Já nas publicações sobre HPV houve correlação positiva e fraca entre o número de curtidas com o escore do BR-CDC-CCI (r = 0,195) e com número de posts (r = 0,124). Publicações do ministério da saúde apresentaram escore do BR-CDC-CCI (A: 76,6; B: 72,9) significativamente mais elevados em comparação aos demais perfis (p=0,01). Conclui-se que as publicações analisadas nos diferentes perfis oficiais de saúde no Instagram são majoritariamente sobre ações do governo e em geral detectou-se um aumento no número de publicações com o passar dos anos. As publicações educativas apresentaram baixo engajamento e possuem informações com baixa clareza e qualidade.
Abstract: Oral cancer and human papillomavirus (HPV) denote concern for their high rates and consequent impact on affected individuals, making them important public health problems worldwide. Thus, the importance of educational campaigns to minimize this problem is reinforced. In this sense, health education is fundamental, as it is a strategy tool to educate the population and prevent these diseases. One of the widely used means to disseminate educational materials online is social networks. Thus, the objective of this study was to evaluate the publications on oral cancer and HPV in the profiles of official Brazilian health agencies, active on the social network Instagram. This is an infodemiological and observational study with a quantitative approach. Publications on oral cancer and HPV published in the 81 selected eligible profiles (ministry of health, state health departments, dental councils and dental associations) were analyzed and the following information was collected: content classification (government actions, educational, newsletters epidemiological and countering fake news), type of account (eligible profiles), type of media, approach to the topic, number of posts, frequency, likes, comments, views, hashtags and approach to the HPV vaccine. The clarity of publications classified as educational were evaluated by four researchers who participated in theoretical/practical training and calibration (Cohen's Kappa intra and inter-examiners, k=0.70 and k=0.70, respectively), using the Brazilian version of Clear Communication Index (BR-CDC-CCI). Data were analyzed using descriptive statistics, Spearman correlation test and Mann-Whitney test (p<0.05). The results were extracted from a universe of 130,398 thousand publications analyzed, where 775 were about oral cancer (A) and 504 about HPV (B), generating two articles from this study. The publications were found between the years 2013-2021, containing the image format as media (A: 94.52%; B: 92.5%), approaching the theme in a main way (A: 65.8%; B: 57.3%), used hashtags (A: 63.6%; B: 78%), presenting HPV vaccine information (B: 55%) and mostly the content was about government actions (A: 61.5%; B: 65.5%). The average number of posts per publication was 1.95 (SD=1.96)A and 1.8 (SD=1.8)B, the average number of likes was 198.7 (SD=625.7)A and 528.3 (SD=2388.2)B, the mean BR-CDC-CCI score was 69.8 (SD=15.5)A and 67.1 (SD=14.1)B. The quality and clarity of information, according to the BR-CDC-CCI index, was adequate (score ≥ 90%) in A: 9.5% and B: 6.9% of educational publications. There was a positive correlation in publications on oral cancer between the number of likes and the engagement variables (comments [r = 0.492], views [r = 0.967]), such as the number of hashtags (r = 0.139) and year of publication (r = 0.211), as well as the latter two, also positively, with each other (r = 0.271). In the publications about HPV, there was a positive and weak correlation between the number of likes with the BR-CDC-CCI score (r = 0.195) and with the number of posts (r = 0.124). Publications from the Ministry of Health had a significantly higher BR-CDC-CCI score (A: 76.6; B: 72.9) compared to the other profiles (p=0.01). It is concluded that the publications analyzed in the different official health profiles on Instagram are mostly about government actions and, in general, an increase in the number of publications was detected over the years. Educational publications showed low engagement and have information with low clarity and quality.
Palavras-chave: Câncer bucal
Papilomavírus humano
Educação em saúde
Comunicação em saúde
Área(s) do CNPq: SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA
ODONTOLOGIA::ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO
Citação: NUNES, Wanúbia Barbosa. Análise das publicações sobre câncer bucal e HPV em perfis do Instagram de veículos oficiais de saúde do Brasil. 2023. 94 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4529
Data de defesa: 22-Set-2022
Aparece nas coleções:PPGO - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Wanúbia Barbosa Nunes.pdfDS - Wanúbia Barbosa Nunes2.95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTD.pdfTermo de Depósito BDTD 1.46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.