Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4482
Tipo do documento: Dissertação
Título: Objetos de memória: a aula de língua portuguesa sob o prisma da semiótica das culturas
Autor: Carvalho, Edinalva Clementino de 
Primeiro orientador: Rodrigues, Linduarte Pereira
Primeiro membro da banca: Araújo, Patrícia Cristina de Aragão
Segundo membro da banca: Sales, Laurênia Souto
Resumo: É indubitável que a participação efetiva dos alunos em seu contexto social se dá, principalmente, pela atuação e interação verbal (textos orais e escritos) e não verbal (imagens, movimentos, gestos, sons, cores, texturas). É perceptível também que os diversos setores da sociedade fazem uso de uma infinidade de recursos da linguagem, objetivando produzir a interação, e que se o professor não desenvolve esse aprimoramento semiótico nas aulas de linguagens seus alunos ficarão reféns de um sistema que exige, cada vez mais, a ampliação dos saberes multimodais/multissemióticos. Diante disso, esta pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: quais as contribuições da Semiótica das Culturas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção de textos multimodais por alunos do Ensino Fundamental II em processo de letramento escolar na aula de Língua Portuguesa? A pesquisa tem como objeto de estudo o ensino de linguagem com foco nas habilidades de leitura e produção de textos multimodais a partir das contribuições da Semiótica das Culturas. Foi estabelecido como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas no ensino de linguagem que potencializem e desenvolvam as habilidades leitoras e de produção textual dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e aplicada, que foi realizada a partir de observações, registro de fotos, vivências no contexto educacional com aplicação de um projeto didático, registro em diário de pesquisa, análises dos resultados e produção de um módulo didático que foi utilizado no campo de pesquisa. A relevância do estudo se dá pela falta de um trabalho envolvendo o ensino de linguagens a partir de textos multimodais da cultura popular na aula de Língua Portuguesa, considerando a falta de uma formação adequada dos professores acerca dessa área do conhecimento, o que possivelmente inibe o desenvolvimento das habilidades leitoras e da produção de textos multimodais por parte dos alunos da Educação Básica. Dessa forma, esta pesquisa contribuiu para o desenvolvimento de práticas contextualizadas e eficientes no ensino de linguagens, nas aulas de leitura e produção textual do Ensino Fundamental de uma escola pública da Paraíba, possibilitando aos alunos, participantes da pesquisa, perceberem o texto como um construto multimodal, sendo a escrita tão somente uma das modalidades de representação que, assim como as demais modalidades, se encontra em constante processo de redefinição no interior dos grupos sociais. Esses resultados foram alcançados mediante atividades que potencializaram os conhecimentos prévios desses alunos, a integração com a cultura local e com os significados que são próprios dessa cultura e das práticas sociais que as atualizam. Foi observado, então, o protagonismo desses alunos no desenvolvimento de habilidades de leitura e de produção textual multimodal, oportunizando uma aprendizagem interdisciplinar, cultural e reflexiva no decorrer de todo o processo de ensino e aprendizagem da linguagem.
Abstract: It is undoubted that the effective participation of students in their social context is mainly due to verbal (oral and written texts) and non-verbal (images, movements, gestures, sounds, colors, textures) performance and interaction. It is also noticeable that the various sectors of society make use of an infinity of language resources, aiming to produce interaction; and that if the teacher does not develop this semiotic improvement in language classes, his students will be hostages of a system that increasingly demands the expansion of multimodal/multisemiotic knowledge. Therefore, this research seeks to answer the following question: What are the contributions of Semiotics of Cultures to the development of reading skills and production of multimodal texts by Elementary School II students in the process of school literacy in the Portuguese Language class? The research has as object of study the teaching of language with a focus on reading skills and production of multimodal texts from the contributions of the Semiotics of cultures. It was established as a general objective to contribute to the development of educational practices in language teaching that enhance and develop the reading skills and textual production of students in the 7th year of Elementary School. This is a qualitative, exploratory and applied research, which was carried out based on observations, photo recording, experiences in the educational context with the application of a didactic project, recording in a research diary, analysis of the results and production of a didactic module used in the search field. The relevance of the study is given by the lack of work involving the teaching of languages from multimodal texts in popular culture, in the Portuguese language class, considering the lack of adequate training of teachers about this area of knowledge, which possibly inhibits the development of reading skills and the production of multimodal texts by Basic Education students. In this way, this research contributed to the development of contextualized and efficient practices in the teaching of languages, in reading classes and textual production of Elementary School in a public school in Paraíba, enabling students, research participants, to perceive the text as a construct multimodal, writing being just one of the representational modalities that, like the other modalities, is in a constant process of redefinition within social groups. These results were achieved through activities that enhanced these students’ prior knowledge, integration with the local culture and with the meanings that are typical of this culture and the social practices that update them. It was observed, then, the protagonism of these students in the development of reading skills and multimodal textual production, providing opportunities for interdisciplinary, cultural and reflective learning throughout the entire language teaching and learning process.
Palavras-chave: Ensino de linguagem
Cultura material
Multimodalidade
Semiótica das culturas
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: CARVALHO, E. C. Objetos de memória: a aula de língua portuguesa sob o prisma da semiótica das culturas. 2022. 269 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4482
Data de defesa: 19-Dez-2022
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Edinalva Clementino de Carvalho.pdfDissertação Edinalva Clementino de Carvalho88.6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de confirmação e cadastramento 3 (1).pdfTermo de confirmação e cadastramento113.73 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.