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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4471
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A execução do Programa de Alívio da Pobreza Rural do Banco Mundial em ambientes periféricos: o caso do Nordeste brasileiro |
Título(s) alternativo(s): | The implementation of the world bank's rural poverty alleviation program in peripheral environments: the case of the Brazilian Northast |
Autor: | Batista, Leandra Myrela Pereira |
Primeiro orientador: | Leite, Alexandre César Cunha |
Primeiro membro da banca: | Leite, Alexandre César Cunha |
Segundo membro da banca: | Prado, Débora Figueiredo Mendonça do |
Terceiro membro da banca: | Junqueira, Cairo Gabriel Borges |
Quarto membro da banca: | Kuhlmann, Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann |
Resumo: | Desde o período de redemocratização, meados de 1980-1990, a prática de relações internacionais por entes subnacionais brasileiros, conhecida como Paradiplomacia, tem desafiado a Constituição Cidadã de 1988. Ao passo que é de exclusividade da União se ater aos acordos e contratos com organismos internacionais, estados e municípios brasileiros fazem uso de ações paradiplomáticas como forma de sanar necessidades básicas (econômicas, sociais e culturais). Ocorre, que esse fenômeno não se desenrola de maneira igual nas diversas localidades. Regiões mais desenvolvidas, como as do Sul e Sudeste, estão propensas diretamente à internacionalização, enquanto as localidades periféricas do Norte e Nordeste articulam-se de maneira dispersa e sem amparo institucional adequado, o que caracteriza como ambientes periféricos. Em termos específicos, a região Nordeste tem se destacado para reverter tais disparidades. Ao fazer parte da pasta do Banco Mundial por meio do Programa de Alívio da Pobreza Rural (PAPR), líderes locais se propuseram a buscar auxílio financeiro no organismo internacional para o desenvolvimento de infraestrutura e assessoramento técnico aos estados da região. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar quais os resultados da implementação do PAPR na região. Como caráter pragmático, o estudo irá se debruçar apenas em quatro programas do projeto guarda-chuva, localizados nos Estados do Ceará (Projeto São José), Bahia (Bahia Produtiva) e Paraíba (Cooperar PB). Para isso, um mapeamento das capacidades paradiplomáticas dos respectivos estados foi realizado, identificando seu modus operandi. Com um propósito de clarificar os dados dos projetos, um conjunto de entrevistas semiestruturadas ocorreram com os gestores públicos que coordenam tais práticas. Isso permitiu a observação da diversidade de ambientes dentro da região Nordeste e que a Paradiplomacia periférica ocorre por meio do engajamento de líderes políticos (governadores e gestores locais). |
Abstract: | Ever since the re-democratization period that happened between 1980-1990, the international relations enacted by subnational brazilians governments, known as Paradiplomacy, has challenged the 1988’s Civil Constitution. Although it is the Union’s exclusivity to abide deals and contracts with international organizations, brazilian states and counties make use of paradiplomatic actions in order to remedy basic needs (economic, social and cultural). However, this phenomenon is not unraveled at the same pace in different localities. Well-developed regions, such as the South and Southeast, are prone to direct internationalization, while peripherical regions like North and Northeast struggle with poor institutional support, characterizing peripherical environments. In specific terms, the Northeast has been focused in reversing these disparities. Composing the World Bank as a member of the Rural Poverty Relief Program (RPRP), local leaders have sought to search for financial aid in international organs for the infrastructure development and technical counselling of the region’s states. Taking this in to consideration, the present work had as an objective to analyze what were the results of the RPRP in the region. As a pragmatic characteristic, the work focused in four programs of the umbrella project, located in the states of Ceará (Projeto São José), Bahia (Bahia Produtiva) and Paraíba (Cooperar PB). For this, a mapping of the paradiplomatic capabilities of each respective state was produced, identified its modus operandi. With the purpose of clarifying the projects’ data, a series of semi structured interviews occurred with public managers that coordinate these practices. Thus, allowing the observation of the diverse fields of the Northeast region and that peripherical Paradiplomacy occurs via the action of political leaders (governors and local managers). |
Palavras-chave: | Paradiplomacia Nordeste Brasileiro Banco Mundial Capacidades paradiplomáticas Paradiplomacy Brazilian Northeast World Bank Paradiplomatic Capabilities |
Área(s) do CNPq: | CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSA |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI |
Citação: | BATISTA, L. M. P. A execução do Programa de Alívio da Pobreza Rural do Banco Mundial em ambientes periféricos: o caso do Nordeste brasileiro. 2022. 190f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4471 |
Data de defesa: | 26-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | PPGRI - Dissertações |
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Dissertação - Leandra Myrela Pereira Batista | Documento principal | 1.45 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de depósito | Termo de depósito para dissertação | 107.67 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
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