Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4458
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Impacto do videogame ativo sobre o perfil lipídico de adolescentes com excesso de peso: Ensaio clínico randomizado |
Autor: | Barros, Amanda Maria Guimarães |
Primeiro orientador: | Simões, Mônica Oliveira da Silva |
Primeiro membro da banca: | Fook, Sayonara Maria Lia |
Segundo membro da banca: | Portela, Alyne da Silva |
Resumo: | Introdução: Diante dos baixos níveis de atividade física dos adolescentes e a alta prevalência de obesidade, há uma necessidade urgente de identificar opções inovadoras de atividade física. O objetivo foi analisar o impacto da prática de exercício físico, através do videogame ativo, no perfil lipídico adolescentes escolares com excesso de peso. Objetivo: Avaliar o impacto da prática de atividade física, realizado através de videogame ativo, com o auxílio da gamificação, no perfil lipídico de adolescentes com sobrepeso ou obesidade. Métodos: Ensaio clínico randomizado, desenvolvido em duas escolas públicas de ensino fundamental do município de Campina Grande – PB, no período de março a agosto de 2018. Os participantes do grupo experimental realizaram prática de atividade física com auxílio de um videogame ativo, realizado três vezes por semana, no período de oito semanas, enquanto o grupo controle não realizou essa intervenção. Foram aplicados formulários para obtenção dos dados sociodemográficos e de estilo de vida; exames laboratoriais (colesterol total, LDL-colesterol, HDL-colesterol, não HDL colesterol e triglicerídeos). Os dados coletados foram duplamente digitados e depois validados pelo subprograma Validate do Epi Info 6.04. Para a realização do processo de análises estatísticas o programa utilizado foi o software estatístico R versão 3.5.3 e sua interface gráfica Rstudio versão 1.1.463. Resultados: O estudo mostrou que a dança, com auxílio do videogame ativo, durantes 8 semanas, teve uma redução nos valores do peso, IMC, colesterol total, LDL, HDL e Não-HDL do grupo intervenção, comparando antes e após a prática da atividade física. E quando comparado os dois grupos, após a intervenção, houve uma mudança estasticamente significativa no colesterol total, no HDL e no LDL dos adolescentes com obesidade/sobrepeso. Conclusões: Dessa forma, os resultados sugerem que o videogame ativo pode alcançar um efeito benéfico no perfil lipídico de adolescentes com excesso de peso. |
Abstract: | Introduction: Given the low levels of physical activity among adolescents and the high prevalence of obesity, there is an urgent need to identify innovative options for physical activity. The objective was to analyze the impact of physical exercise, through the active video game, on the lipid profile of overweight adolescent schoolchildren. Objective: Evaluate the impact of physical activity, performed through an active video game, with the aid of gamification, on the lipid profile of overweight or obese adolescents. Methods: Randomized clinical trial, developed in two public elementary schools in the city of Campina Grande - PB, from March to August 2018. The participants in the experimental group performed physical activity with the aid of an active video game, held three times a week, over a period of eight weeks, while the control group did not perform this intervention. They were issued to survey sociodemographic and lifestyle data; laboratory tests (total cholesterol, LDL cholesterol, HDL-cholesterol, non-HDL-cholesterol and triglycerides). The collected data were entered twice and then validated by the Epi Info 6.04 Validate subprogram. To carry out the statistical analysis process, the program used was the statistical software R version 3.5.3 and its graphical interface Rstudio version 1.1.463. The study was developed in accordance with Resolution 466/2012 of the National Health Council and was approved by the Research Ethics Committee, CAAE: 84019518.3.0000.5187. Results: The study showed that dance, with the aid of the active video game, during 12 weeks, had a reduction in the values of weight, BMI, total cholesterol, LDL, HDL and NHDL of the intervention group, comparing before and after the practice of physical activity. And when comparing the two groups, after the intervention, there was a change that was expressly stateless without total cholesterol, without HDL and without LDL of adolescents with obesity / overweight. Conclusions: Thus, the results obtained that the active video game can achieve a fundamental challenge, which is the participation of adolescents in physical activity, causing a fun and enjoyable activity that will be sustained over time. |
Palavras-chave: | Dislipidemias Obesidade Videogame ativo Adolescentes Active videogame Dyslipidemia Adolescents Obesity |
Área(s) do CNPq: | SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP |
Citação: | BARROS, Amanda Maria Guimarães. Impacto do videogame ativo sobre o perfil lipídico de adolescentes com excesso de peso: Ensaio clínico randomizado. 2020. 88f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4458 |
Data de defesa: | 16-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | PPGSP - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Amanda Maria Guimarães Barros.pdf | DS - Amanda Maria Guimarães Barros | 1.7 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.