Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4445
Tipo do documento: Tese
Título: (01/11/2022) Nós dois em nosso ninho entregues ao sabor de amar: o amor romântico nas composições sertanejas universitárias em tempos de fluidez
Título(s) alternativo(s): THE TWO OF US IN OUR NEST DELIVERED TO THE TASTE OF LOVING: ROMANTIC LOVE IN UNIVERSITY COUNTRYSIDE COMPOSITIONS IN TIMES OF FLUIDITY
Autor: Araújo, Manuela Aguiar Damião de 
Primeiro orientador: Silva, Antônio de Pádua Dias da
Primeiro membro da banca: Aragão, Patrícia Cristina
Segundo membro da banca: Diniz, Rozeane Porto
Terceiro membro da banca: Nogueira, Maria Simone Marinho
Quarto membro da banca: Queiroz, Rosangela Maria Soares
Resumo: A teoria contemporânea do sociólogo polonês Zygmunt Bauman (2004), baseada na teoria da liquidez, ficou reconhecido mundialmente por estudar a atualidade como fluida e instantânea não apenas no âmbito da política e da economia, mas, também, no âmbito dos relacionamentos afetivos. Em contraposição à sua tese, as escritas composicionais sertanejas universitárias, no Brasil, têm figurativizado fortes laços quando os artistas interpretam temas cada vez mais atrelados ao namoro, noivado e casamento. Partindo deste pressuposto, escolhemos como corpus de pesquisa primário cinco canções que figuratizam a temática dos laços fortes: Vidro Fumê, interpretada por Bruno & Marrone; Cê Topa, interpretada por Luan Santana; Morador de Rua, interpretada por Zé Neto & Cristiano; Folgado, interpretada por Marília Mendonça e Amante não tem lar, interpretada por Marília Mendonça. A escolha também foi realizada a partir dos artistas de maiores sucessos em forma de número de acesso a plataformas digitais ao reproduzirem suas canções. O corpus de pesquisa secundário, composto por 68 canções, se apresenta de forma reduzida ao longo da pesquisa a fim de complementarem o debate sobre os fortes laços afetivos na contemporaneidade brasileira e, assim, estabelecemos as seguintes hipóteses para este estudo: a) As composições sertanejas universitárias divulgam relações afetivas sólidas em oposição à teoria da liquidez apresentado uma escrita da dor e do lamento por contarem histórias de homens abandonados, cornos, sofredores legitimando uma cultura brasileira construída a partir da relação de poder do homem sobre a mulher; b) O “feminejo”, com a participação feminina nesta estética tem desconstruído o modelo de mulher legitimado durante séculos ao figurativizarem temas em contraposição à mulher anjo, submissa e passiva e, por último, c) as composições sertanejas universitárias figuratizam o amor romântico a partir do momento que canta os casais em experiências do casamento e da monogamia, por exemplo. Para leitura dessas canções, utilizamos o conceito de figurativização de Luiz Tatit (2014) que analisa a importância das unidades entoativas ou modos de dizer de uma sociedade em um certo momento histórico. Quanto ao embasamento teórico, utilizamos, para este estudo, os apontamentos de Anthony Giddens (1993) sobre a transformação da intimidade na contemporaneidade assim como o estudo sobre relacionamentos afetivos da antropóloga Mirian Goldenberg (2001/2010/2013). Para a historicização dos afetos, debatemos com Mary Del Priore (2005/2011), Ronaldo Vainfas (2011), Michele Perrot (2003) e Michel Foucault (1988), entre outros. Compreendendo que a universalização do conceito da liquidez na contemporaneidade é frágil, esta tese defende que os relacionamentos afetivos do brasileiro figurativizados nas composições sertanejas não se encontram em total consonância com tal proposta.
Abstract: The contemporary theory of the Polish sociologist Zygmunt Bauman (2004), based on the theory of liquidity, was recognized worldwide for studying the actuality as fluid and instantaneous, not only in politics and economics, but also in affective relationships. In contradistinction to his thesis, the compositional sertanejas university writings, in Brazil, have figurativized strong ties when the artists interpret themes more and more linked to the courtship, betrothal and marriage. Starting from this assumption, we chose as primary corpus of research five songs that figure the theme of the strong ties: Vidro Fumê, interpreted by Bruno & Marrone; Cê Topa, played by Luan Santana; Morador de Rua, interpreted by Zé Neto & Cristiano; Folgado, played by Marília Mendonça and Amante não tem lar, performed by Marília Mendonça. The choice was also made from the artists of greatest success in the form of number of access to digital platforms when reproducing their songs. The secondary research corpus, composed of 68 songs, is presented in a reduced form throughout the research in order to complement the debate about the strong affective ties in the Brazilian contemporaneity and, therefore, we established the following hypotheses for this study: a) Compositions university sertanejas divulge solid affective relations in opposition to the theory of liquidity presented a writing of the pain and the lament for telling stories of abandoned men, horns, sufferers legitimizing a Brazilian culture constructed from the relation of power of the man on the woman; b) The "feminine" feminine participation in this aesthetic has deconstructed the model of women legitimized for centuries to figurativizar themes in opposition to the angel woman, submissive and passive and, finally, c) the university sertanejas compositions represent the romantic love a from the moment that couples sing in experiences of marriage and monogamy, for example. For reading these songs, we use Luiz Tatit's concept of figurativization (2014) that analyzes the importance of the inactive units or ways of saying a society at a certain historical moment. As for the theoretical basis, we used the notes of Anthony Giddens (1993) on the transformation of intimacy in contemporaneity as well as the study on affective relationships of the anthropologist Mirian Goldenberg (2001/2010/2013). For the historicization of affections, we discussed with Mary Del Priore (2005/2011), Ronaldo Vainfas (2011), Michele Perrot (2003) and Michel Foucault (1988), among others. Understanding that the universalization of the concept of liquidity in the contemporary world is fragile, this thesis argues that the affective relationships of the Brazilian figurativized in the sertanejas compositions are not totally in line with this proposal.
Palavras-chave: Análise literária
Amor romântico
Amor líquido
Composição sertaneja universitária
Área(s) do CNPq: LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: ARAÚJO, M. A. D. Nós dois em nosso ninho entregues ao sabor de amar: o amor romântico nas composições sertanejas universitárias em tempos de fluidez. 2019. 167 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4445
Data de defesa: 22-Ago-2019
Aparece nas coleções:PPGLI - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE AUTORA MANUELA AGUIAR DAMIÃO DE ARAUJO OUT.pdfManuela Aguiar Damião de Araújo2.23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTD PREENCHIDA.pdfTermo de depósito355.42 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.