Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4443
Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação patrimonial e o ensino de história local: uma proposta interdisciplinar no ensino médio/ECIT em Itabaiana-PB/2021
Autor: Brito, Itamara Weskla Barbosa Alves de 
Primeiro orientador: Castro, Paula Almeida de
Primeiro membro da banca: Araújo, Patrícia Cristina Aragão
Segundo membro da banca: Nascimento, Regina Coeli Gomes
Resumo: O trabalho propõe uma abordagem de ensino sobre a cidade de Itabaiana, para alunos do ensino médio regular, através de uma disciplina eletiva na escola integral, dentro da perspectiva do novo ensino médio, visando à contribuição da consciência crítica, no âmbito social, cultural, histórico e patrimonial acerca da cidade. Para o desenvolvimento da pesquisa e aplicação da mesma, serão utilizados como aporte teórico-metodológico autores que desenvolvem trabalhos na área da Pesquisa-Ação, como por exemplo, Thiollent (2011), ressaltando a importância desse método com um dos instrumentos que mais podem contribuir com as pesquisas aplicadas e interventivas que são realizadas nos mestrados profissionais na área do ensino. Através da entrevista um professor de História avaliou as condições e viabilidade da aplicação da ementa elaborada com o intuito de ilustrar e nortear a elaboração do produto final. O debate multidisciplinar será desenvolvido buscando dialogar com as disciplinas Geografia e Língua Portuguesa, cada uma utilizando de suas competências e habilidades que auxiliem e encaminhem para o desenvolvimento do conhecimento acerca da cidade e do patrimônio. O trabalho é desenvolvido sob o aporte teórico da área do patrimônio tendo como norte autores como Candau (2011), Choay (2014), Chuva (2008); sobre memória, o diálogo com Nora (1993), Pollack (1992) e Halbwachs (1968). Além dos temas apresentados, será ressaltada a importância do ensino de história para o desenvolvimento crítico do aluno, bem como o ensino sobre a história local como base para preservação patrimonial da cidade.
Abstract: El trabajo propone un enfoque didáctico sobre la ciudad de Itabaiana-PB, para estudiantes de secundaria regular, a través de una asignatura optativa en la escuela integral en la perspectiva de la nueva escuela secundaria, apuntando al aporte de la conciencia crítica, en el ámbito social y cultural, histórico y patrimonial de la ciudad. Para el desarrollo de la investigación y su aplicación, se utilizará como aporte teórico-metodológico autores que desarrollen trabajos en el campo de la Investigación-Acción, como Thiollent (2011), destacando la importancia de este método como uno de los instrumentos que pueden contribuir más con las investigaciones aplicadas e intervencionistas que se realizan en los másteres profesionales en el campo de la educación. A través de una entrevista, un profesor de Historia evaluó las condiciones y viabilidad de aplicar el menú diseñado para ilustrar y orientar la elaboración del producto final. El debate multidisciplinario se desarrollará buscando dialogar con las asignaturas Geografía y Lengua Portuguesa, cada una utilizando sus habilidades y habilidades que ayudan y conducen al desarrollo del conocimiento sobre la ciudad y el patrimonio. El trabajo se desarrolla bajo el marco teórico del área de patrimonio, teniendo como norte autores como Candau (2011), Choay (2014), Chuva (2008); sobre la memoria, el diálogo con Nora (1993), Pollack (1992) y Halbwachs (1968). Además de los temas presentados, se destacará la importancia de la enseñanza de la historia para el desarrollo crítico del alumno, así como la enseñanza de la historia local como base para la preservación del patrimonio de la ciudad.
Palavras-chave: Ensino de história
Educação patrimonial
Interdisciplinaridade
Patrimônio histórico
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: BRITO, I. W. B. A. A educação patrimonial e o ensino de história local: uma proposta interdisciplinar no ensino médio/ECIT em Itabaiana-PB/2021. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4443
Data de defesa: 22-Dez-2021
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Disertação PPGFP Versão final AGOSTO 2 VERSÃO- Itamara.pdfVersão Final5.82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Itamara.biblioteca.uepb.edu.br - agosto 2022.pdfTermo217.6 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.