Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4418
Tipo do documento: Dissertação
Título: Episódios com professores de Matemática: Um olhar para a avaliação como oportunidade de aprendizagem
Autor: Marques, Gleiza Jordânia Alves Lucena 
Primeiro orientador: Maciel, Aníbal de Menezes
Primeiro membro da banca: Marques, Angela Fontana
Segundo membro da banca: Azerêdo, Maria Alves de
Resumo: Diversas pesquisas apontam para os problemas no que diz respeito à avaliação em matemática, o trabalho em questão foi motivado por inquietações, seja como docente ou discente. Tem por objetivo elaborar, aplicar, e analisar as possíveis contribuições que um curso de formação continuada que trata da avaliação escolar como oportunidade de aprendizagem pode trazer para a atuação docente em aulas de matemática. Como aporte teórico apresentamos algumas concepções de avaliação apoiados nos autores: Hadji (1994), Barlow (2006), Luckesi (2011) que detalham um olhar teórico para avaliação; William (2007), Pironel (2019), Buriasco (2020), Pedrochi Junior (2018) que abordam a avaliação em matemática como oportunidade de aprendizagem. Discutimos a avaliação como processo didático capaz de oportunizar a aprendizagem de forma a auxiliar o professor, abrindo caminhos para uma adequações em suas práticas pedagógicas, no que tange o Ensino e a Aprendizagem em Matemática. A pesquisa teve características de uma abordagem qualitativa, os dados analisados resultam do questionário e um curso de formação continuada em avaliação com três professores de uma escola pública do Estado de Pernambuco, aplicados dentro de um espaço escolar, a partir dos quais construímos as categorias de análise. Os resultados apontam para a necessidade de ações de formação continuadas em avaliação como oportunidade de aprendizagem, pautada em reflexões de práticas avaliativas, que estimulem um diálogo entre professor e aluno permitindo que um reoriente suas ações docentes e o outro passe a ser protagonista da própria aprendizagem. De modo particular, os sujeitos da pesquisa apresentaram uma sensibilidade para adequações nas práticas avaliativas em direção da avaliação como oportunidade de aprendizagem.
Abstract: Several studies point to problems regarding assessment in mathematics, the work in question was motivated by concerns, whether as a teacher or student. It aims to analyze the possible contributions that a continuous training course, which deals with school assessment as a learning opportunity, can bring to teaching in the classroom. As a theoretical contribution, we present some evaluation concepts supported by the authors: Hadji (1994), Barlow (2006), Luckesi (2011) who detail a theoretical view of evaluation; William (2007), Pironel (2019), Buriasco (2020), Pedrochi Junior (2018) that address assessment in mathematics as a learning opportunity. We discuss evaluation as a didactic process capable of providing learning opportunities to assist the teacher in a new teaching practice, opening paths for a change in their pedagogical practices, regarding Teaching and Learning in Mathematics. The research had characteristics of a qualitative approach, the analyzed data resulted from the questionnaire and a course of continuous training in evaluation with three teachers of a public school in the State of Pernambuco, applied within a school space, from which we built the categories of analysis. The results point to the necessity for continuing training actions in evaluation as a learning opportunity, based on reflections on evaluative practices, which stimulate a dialogue between teacher and student, allowing one to reorient their teaching actions and the other to become the protagonist of their own learning. In particular, the research subjects showed sensitivity to changes in evaluative practices towards evaluation as a learning opportunity.
Palavras-chave: Oportunidade de aprendizagem
Ensino de Matemática
Formação continuada
Learning opportunity
Math teaching
Continuous training
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: MARQUES, Gleiza Jordânia Alves Lucena. Episódios com professores de Matemática: Um olhar para a avaliação como oportunidade de aprendizagem. 2022. 86f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4418
Data de defesa: 27-Mai-2022
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Gleiza Jordania Alves Lucena MarquesDS - Gleiza Jordania Alves Lucena Marques1.87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de autorizaçãoTermo de autorização133.04 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo de confirmaçãoTermo de confirmação175.18 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.