Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4405
Tipo do documento: Dissertação
Título: A representação do feminino e do erotismo no romance A menina do velho senhor, de Irene Dias Cavalcanti
Autor: Falcão, Juliana Karol de Oliveira
Primeiro orientador: Silva, Reginaldo Oliveira
Primeiro membro da banca: Silva, Antônio de Pádua Dias da
Segundo membro da banca: Silva, Rosângela Neres Araújo da
Resumo: A presente dissertação examina o erotismo e a representação do feminino inseridos no romance intitulado A Menina do Velho Senhor, da escritora Irene Dias Cavalcanti. A autora nasceu em 1927 no município de São José de Mipibu, no estado do Rio Grande do Norte, mas é radicada paraibana. Ela é poetisa, romancista, jornalista e advogada. A obra em questão se destacou por trazer uma narrativa com uma agressiva crítica à sociedade paraibana do final do século XX, ao apontar a hipocrisia social principalmente na maneira que se tratava as mulheres. Inclusive, ressaltam-se as configurações nas quais o erotismo se sobressai na narrativa. Irene é uma escritora que entra em evidência ao discorrer acerca da liberdade sexual feminina, enxergando-a como um bem e como uma experiência sublime e divina. Diante dessas questões, surgem reflexões profundas sobre o papel da mulher na produção literária, especificamente neste caso: como a obra literária de Irene Dias Cavalcanti representa o erotismo e o feminino no cerne da sua narrativa? Para podermos responder essa questão, nos debruçamos diante da análise discursiva e em referências que abordam a referida temática aplicando uma metodologia de revisão bibliográfica. O objetivo geral é desenvolver uma análise textual da narrativa do romance A Menina do Velho Senhor, de autoria de Irene Dias Cavalcanti, que aborda aspectos acerca do erotismo feminino e da representação da mulher. Os objetivos específicos são: entender o processo histórico traçado no desenvolvimento da mulher e dos seus direitos na sociedade até ela ser permitida no âmbito público enquanto escritora; pontuar como a representação das mulheres é reproduzida no enredo a partir da análise da protagonista; e analisar os fragmentos do romance a partir da ótica do erotismo. O texto está dividido em três capítulos, a saber: a) Literatura e gênero: considerações iniciais sobre a literatura produzida por mulheres na Paraíba; b) A representação social do feminino em Irene Dias Cavalcanti; c) O erotismo e a literatura: uma perspectiva a partir das obras de Irene Dias Cavalcanti. A dissertação fundamenta-se no aporte teórico sobre erotismo e representação, em estudos sobre literatura e gênero.
Abstract: La presente tesis de maestría examina el erotismo y la representación del femenino, inserto en el romance titulado A Menina do Velho Senhor de la escritora Irene Dias Cavalcanti. La autora de la obra nació en 1927 en el municipio de São José de Mipibu, en el estado de Rio Grande do Norte, pero está arraigada en Paraíba. Es poeta, romancista, periodista y abogada. Esta obra se destacó por traer una narrativa con una crítica agresiva a la sociedad paraibana de finales del siglo XX, llamando la atención por la hipocresía social, principalmente en la forma en que trataba a las mujeres. Incluso destaca las configuraciones en las que el erotismo surgió en la narración. Irene es una escritora que llama la atención al hablar de la libertad sexual femenina, viéndola como un bien y como una experiencia sublime y divina. Frente a estos interrogantes surgen profundas reflexiones sobre el papel de la mujer en la producción literaria, específicamente, en este caso: ¿cómo las obras literarias de Irene Dias Cavalcanti representan el erotismo y el femenino en el centro de su narrativa? Para contestar a esta pregunta, nos centraremos en el análisis discursivo y en las referencias que abordan el tema mencionado, aplicando una metodología de revisión bibliográfica. El objetivo general es desarrollar un análisis textual de una narrativa de autoría femenina que aborde aspectos del erotismo femenino y de la representación de la mujer. Los objetivos específicos son: comprender el proceso histórico trazado en el desarrollo de la mujer y sus derechos en la sociedad hasta que se le permitió en la esfera pública como escritora; señalar cómo se reproduce la representación de la mujer en la trama a partir del análisis de la protagonista; y analizar los fragmentos de las novelas desde la perspectiva del erotismo. El texto se divide en tres partes, a saber: a) Literatura y género: consideraciones iniciales sobre la literatura producida por mujeres en Paraíba; b) La representación social del femenino en Irene Dias Cavalcanti; c) Erotismo y literatura: una perspectiva desde la obra de Irenes Dias Cavalcanti. La tesis de maestría se basa en el aporte teórico sobre el erotismo y la representación, en los estudios sobre literatura y género.
Palavras-chave: Erotismo
Feminino
Literatura
Representação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: FALCÃO, J. K. O. A representação do feminino e do erotismo no romance A menina do velho senhor, de Irene Dias Cavalcanti. 2022. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4405
Data de defesa: 30-Mai-2022
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Juliana Karol de Oliveira Falcão.pdfJULIANA KAROL DE OLIVEIRA FALCÃO1.55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
TERMO ASSINADO-JULIANA KAROL DE OLIVEIRA FALCÃO.pdfTERMO DE DEPÓSITO 3.93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.