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Tipo do documento: Dissertação
Título: Alfabetizar com e para a ciência na educação infantil: uma proposta a partir da cultura material com o filtro de barro
Autor: Santos, Rosana de Oliveira Gomes 
Primeiro orientador: Silva, Ana Paula Bispo da
Primeiro membro da banca: Lorenzetti, Leonir
Segundo membro da banca: Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
Resumo: A Alfabetização Científica tem sido desenvolvida nas aulas de Ciências com objetivo de compreensão e apropriação do conhecimento científico. Em turmas de Educação Infantil, exige formação docente específica, pois as práticas pedagógicas requerem criatividade, ludicidade e experiências que ajudem a trabalhar a cognição, motricidade, oralidade e interação, contribuindo no desenvolvimento de habilidades e competências das crianças. Com a intenção de contribuir para a Alfabetização Científica na Educação Infantil, desenvolvemos uma Sequência Didática a partir de estudos de Cultura Material, utilizando o objeto Filtro de Barro. Essa temática permite explorar temas socioculturais numa abordagem interdisciplinar. Diante disso, adotamos a pergunta de pesquisa: como uma Sequência Didática de Ensino por Investigação, em uma abordagem interdisciplinar utilizando a Cultura Material, pode promover a Alfabetização Científica em turmas de Educação Infantil? A partir da pergunta de pesquisa elencamos como objetivo geral: analisar as potencialidades de uma Sequência Didática de Ensino por Investigação utilizando a Cultura Material para o processo de alfabetizar crianças na Educação Infantil. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e pode ser classificada como exploratória do tipo Intervenção Pedagógica contando com três momentos: o planejamento, onde foi criada a Sequência Didática sobre a Água; a implementação, onde aconteceu à validação da sequência com professoras da Educação Infantil; e, por último a avaliação realizada pela análise utilizando a ferramenta Diagnóstica de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI) para verificar as potencialidades da sequência para a promoção da Alfabetização Científica. Os resultados sinalizam que a Sequência Didática desenvolvida contempla vários elementos do Ensino de Ciências por Investigação apresentando potencialidades para a promoção da Alfabetização Científica numa perspectiva investigativa na Educação Infantil. Acreditamos que essa proposta de Sequência Didática, Produto Educacional correspondente desta pesquisa, permite promover a Alfabetização Científica de forma lúdica.
Abstract: Scientific Literacy has been developed in Science classes with the aim of understanding and appropriating scientific knowledge. In Early Childhood Education classes, specific teacher training is required, as pedagogical practices require creativity, playfulness and experiments that help work on cognition, motor skills, orality and interaction, contributing to the development of children's skills and competences. With the intention of contributing to Scientific Literacy in Early Childhood Education, we developed a inquiry-based lesson plan based on Material Culture studies, using the Clay Filter object. This theme allows exploring sociocultural themes in an interdisciplinary approach. Therefore, we adopted the research question: how can a inquiry-based lesson plan, in an interdisciplinary approach using Material Culture, promote Scientific Literacy in Early Childhood Education classes? From the research question, we listed as general objective: to analyze the potential of a inquiry-based lesson plan based on Material Culture for the process of teaching children to read and write in Early Childhood Education. The research is characterized as qualitative and can be classified as exploratory of the Pedagogical Intervention type, counting on three moments: planning, when the lesson plan on Water was created; the implementation, when teachers of Early Childhood Education validated the lesson plan; and, finally, the evaluation carried out by the analysis using the Diagnostic Elements of Science Teaching by Investigation tool (DEEnCI) to verify the potential of the lesson plan for the promotion of Scientific Literacy. The results indicate that the lesson plan developed includes several elements of inquiry-based Science Teaching, presenting potentialities for the promotion of Scientific Literacy in an investigative perspective in Early Childhood Education. We believe that this proposal of lesson plan and its correspondente Educational Product, allows to promote Scientific Literacy in a playful.
Palavras-chave: Alfabetização científica
Letramento científico
Cultura material
Educação infantil
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: SANTOS, R. O. G. Alfabetizar com e para a ciência na educação infantil: uma proposta a partir da cultura material com o filtro de barro. 2021. 261 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4392
Data de defesa: 20-Dez-2021
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