Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4384
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de geografia através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): experiência a partir do ensino remoto
Título(s) alternativo(s): Geografy teaching through Larning Based on Projects (ABP): experience from the remote teaching
Autor: Ferreira, Kalina Fernanda Cavalcanti 
Primeiro orientador: Melo, Josandra Araújo Barreto de
Primeiro membro da banca: Germano, Marcelo Gomes
Segundo membro da banca: Azevedo, Sérgio Luiz Malta de
Resumo: A utilização das metodologias ativas contribui para a construção de um ensino de Geografia significativo, pois essas metodologias permitem que o aluno se torne um sujeito ativo no processo de aprendizagem. Ademais, promove a construção da formação crítica, reflexiva, criativa, entre outras habilidades pelos alunos. Entre as metodologias ativas, tem-se a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Neste contexto, a ABP no ensino de Geografia possibilita a construção dos conhecimentos geográficos, haja vista permite que os discentes transformem os conhecimentos prévios em conhecimentos científicos e, consequentemente, possam aplicar esses conhecimentos no cotidiano, proporcionando a formação de cidadãos críticos/reflexivos, tendo em vista que os conhecimentos adquiridos devem servir para a resolução de problemas na sua vida cotidiana. Além disso, a ABP permite mitigar as dificuldades presentes no ensino remoto emergencial, acarretadas pela atual conjuntura educacional decorrente da pandemia do Covid-19. Assim sendo, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto do ensino remoto, para a construção do conhecimento geográfico significativo nas turmas do ensino fundamental II, numa escola pública no município de Sumé/PB. A pesquisa é qualitativa e exploratória, do tipo pesquisa colaborativa. O método utilizado foi o dialético. Entre os autores que teorizaram essa pesquisa, tem-se Freire (2005), Moran (2018), Cavalcanti (2010), Callai (2010), Bender (2015). Foram aplicados questionários semiestruturados e propostas da ABP em cada turma (6º, 8º e 9º). Como resultado, verificou-se que a utilização da ABP permitiu que o aluno aprendesse a partir de sua realidade, se tornando protagonista de seu próprio conhecimento. Por sua vez, oportunizou à promoção da autonomia do aluno, a partir da realização de trabalhos individuais e de investigação, favorecendo também a cooperação, mediante a realização de trabalhos em grupo, fomentando assim, criticidade, criatividade e colaboração, habilidades essenciais no ensino através da ABP, além de necessárias no mundo contemporâneo. Logo, a ABP nas turmas pesquisadas fomentou à promoção da educação geográfica, pois foi possível desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico. Por fim, foi possível notar que mesmo a ABP sendo uma metodologia ativa, que possibilita o melhor desenvolvimento da aprendizagem no contexto do ensino remoto, essa metodologia como qualquer outra, apresenta limitações no contexto do ensino remoto, tendo em vista os desafios enfrentados por esse tipo de ensino. Portanto, é perceptível que a aplicação da ABP no ensino presencial atingiria mais alunos e a recepção desta metodologia seria considerada mais fácil por quase todos os discentes.
Abstract: The use of active methodologies contributes to the construction of a meaningful teaching of Geography, as these methodologies allow the student to become an active subject in the learning process. In addition, it promotes the construction of critical, reflective, creative training, among other skills by students. Among the active methodologies, there is Project-Based Learning (PBL). In this context, PBL in the teaching of Geography enables the construction of geographic knowledge, given that it allows students to transform previous knowledge into scientific knowledge and, consequently, can apply this knowledge in everyday life, providing the formation of critical/reflective citizens, having considering that the acquired knowledge should serve to solve problems in their daily life. In addition, the ABP makes it possible to mitigate the difficulties present in emergency remote teaching, caused by the current educational situation resulting from the Covid-19 pandemic. Therefore, the main objective of this research was to investigate the use of Project-Based Learning (PBL) in the context of remote teaching, for the construction of significant geographic knowledge in elementary school II classes, in a public school in the city of Sumé/PB. The research is qualitative and exploratory, of the collaborative research type. The method used was the dialectic. Among the authors who theorized this research, there are Freire (2005), Moran (2018), Cavalcanti (2010), Callai (2010), Bender (2015). Semi-structured questionnaires and PBL proposals were applied to each class (6th, 8th and 9th). As a result, it was found that the use of PBL allowed the student to learn from their reality, becoming the protagonist of their own knowledge. In turn, it provided the opportunity to promote student autonomy, based on individual and research work, also favoring cooperation, through group work, thus fostering criticality, creativity and collaboration, essential skills in teaching through of the ABP, in addition to being necessary in the contemporary world. Therefore, the PBL in the surveyed classes encouraged the promotion of geographic education, as it was possible to develop spatial thinking, stimulating geographic reasoning. Finally, it was possible to notice that even though PBL is an active methodology, which enables the best development of learning in the context of remote teaching, this methodology, like any other, has limitations in the context of remote teaching, in view of the challenges faced by this type of teaching. Therefore, it is noticeable that the application of PBL in face-to-face teaching would reach more students and the reception of this methodology would be considered easier by almost all students.
Palavras-chave: Ensino de geografia
Metodologias ativas
Aprendizagem Baseada em Projetos
Ensino remoto
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: FERREIRA, K. F. C. Ensino de geografia através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): experiência a partir do ensino remoto. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4384
Data de defesa: 22-Fev-2022
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.