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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4377
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Manual do professor e objetos de aprendizagem: Uma análise das tecnologias digitais para o Ensino de História |
Título(s) alternativo(s): | Teacher's manual and learning objects: An analysis of digital technologies for History Teaching |
Autor: | Silva, Givaldo Cavalcanti da |
Primeiro orientador: | Bueno, João Batista Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Pinto Jr., Arnaldo |
Segundo membro da banca: | Costa, Antônio Roberto Faustino da |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a problematização das orientações do manual impresso do 2º Ano do Ensino Médio, de autoria de Alfredo Boulos Júnior, com o título “História, Sociedade e Cidadania 2”, São Paulo, FTD, 2016. Priorizei as análises referentes aos Objetos de Aprendizagem (OAs) que sugerem o uso das tecnologias digitais para o ensino de História. Essas orientações foram pensadas no início da segunda década do século XXI, em um contexto no qual as aulas presenciais eram praticamente a única forma de educação desenvolvida nas escolas. Contudo, com o aparecimento da COVID-19, as tecnologias digitais passaram a ser valorizadas porque nas escolas básicas foi implantado o formato de ensino remoto. O livro analisado vem sendo utilizado na Escola Estadual Cônego Antônio Galdino, situada na cidade de Puxinanã (PB), desde 2018. É um manual didático como muitos outros que estão no mercado, e segue as tendências hegemônicas que concordam com as concepções de educação que entendem que a educação digital é um meio para solucionar os problemas dos sistemas de ensino, preceito valorizado pela Modernidade Capitalista. Neste material, encontram-se sugestões de sites que trazem filmes, reportagens e documentários, bem como uma bibliografia on-line. Assim, discuti como os professores se apropriaram desses recursos eletrônicos, e se esse tipo de material didático quando utilizado nas aulas remotas produziu noções de significação. Este estudo tem por característica uma abordagem analítica de cunho qualitativo, de modo a desenvolver instrumentos que possam descrever as qualidades de determinados fenômenos e objetos de estudo. Foram realizadas observações participantes durante as aulas remotas, seguidas de entrevistas com docentes e discentes para entendermos como os sujeitos pesquisados se apropriaram dos recursos digitais. Também foi produzida e vivenciada uma WebQuest como proposta de (res)significação do ensino de História, caracterizando-se como produto didático produzido conjuntamente a essa dissertação. Os aportes teóricos para o desenvolvimento desta pesquisa se baseiam em: E. P. Thompson; W. Benjamin; R. Chartier, K. Munakata, J. Braga, P. Freire, J. Larrosa, C. Laval e B. Dodge. |
Abstract: | This dissertation has as research object the problematization of the guidelines of the printed manual of the 2nd Year of High School, authored by Alfredo Boulos Júnior, with the title “História, Sociedade e Cidadania 2”, São Paulo, FTD, 2016. I prioritized the analyzes referring to Learning Objects (LOs) that suggest the use of digital technologies for the teaching of History. These guidelines were conceived at the beginning of the second decade of the 21st century, in a context in which face-to-face classes were practically the only form of education developed in schools. However, with the emergence of COVID-19, digital technologies came to be valued because the remote teaching format was implemented in basic schools. The book analyzed has been used at the Escola Estadual Cônego Antônio Galdino, located in the city of Puxinanã (PB), since 2018. It is a textbook like many others on the market, and follows the hegemonic trends that agree with the conceptions of education that understand that digital education is a means to solve the problems of education systems, a precept valued by Capitalist Modernity. In this material were found suggestions of sites that bring films, reports and documentaries, as well as an online bibliography. Thus, I discussed how teachers appropriated these electronic resources, and whether this type of teaching material when used in remote classes produced notions of meaning. This study is characterized by an analytical approach of a qualitative nature, in order to develop instruments that can describe the qualities of certain phenomena and objects of study. Participating observations were carried out during remote classes, followed by interviews with teachers and students to understand how the research subjects appropriated digital resources. A WebQuest was also produced and experienced as a proposal of (re)signification of the teaching of History, characterizing itself as a didactic product produced together with this dissertation. The theoretical contributions for the development of this research are based on: E. P. Thompson; W. Benjamin; R. Chartier, K. Munakata, J. Braga, P. Freire, J. Larrosa, C. Laval and B. Dodge. Keywords: Teacher's printed manual. Learning Objects. Capitalist Modernity. History teaching. |
Palavras-chave: | Manual impresso do professor Objetos de Aprendizagem Modernidade Capitalista Ensino de História |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | Silva, Givaldo Cavalcanti da. Manual do professor e objetos de aprendizagem: Uma análise das tecnologias digitais para o Ensino de História. 2022. 164f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4377 |
Data de defesa: | 6-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
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