Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Edivânia Paula Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8474734922782993por
dc.contributor.advisor1Aranha, Simone Dália de Gusmão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227464944976279por
dc.contributor.referee1Xavier, Manassés Morais-
dc.contributor.referee2Nascimento, Robéria Nádia Araújo-
dc.date.accessioned2022-06-07T00:30:46Z-
dc.date.issued2022-04-05-
dc.identifier.citationFREITAS, E. P. G. O boom digital no ensino remoto: utilizando o instagram como interface pedagógica. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4372-
dc.description.resumoAs Tecnologias Digitais são um marco de muitas e significativas mudanças na vida humana, possibilitando uma diversidade de avanços em todos os setores da sociedade contemporânea. Com isso, o setor educacional tem em mãos importantes interfaces pedagógicas para utilizar a serviço da educação. O acontecimento da pandemia da Covid-19 decorrente do novo coronavírus, com início no Brasil e no mundo, no ano de 2020, fez com que a sociedade mudasse a oferta de seus produtos e serviços. Devido à instauração de um grande período de isolamento social, o setor educacional também precisou se reinventar e as aulas tiveram que ser realizadas de forma remota, por meio da utilização das Tecnologias Digitais, para que as atividades educacionais não paralisassem totalmente. Face a esse cenário de desafios no campo educacional, desponta-se o objeto de estudo desta pesquisa, pautado no processo formativo vivenciado a partir do Instagram como interface pedagógica. Tem-se como objetivo geral analisar a vivência didática estabelecida com o uso do Instagram na disciplina de Química como melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas turmas dos primeiros anos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campina Grande, e os seguintes objetivos específicos: a) identificar as práticas pedagógicas realizadas com o uso do Instagram; b) apresentar como se deu a participação e interação de alunos e professor nos trabalhos desenvolvidos com o Instagram; c) verificar os resultados obtidos através de questionários feitos a alunos e professores; d) elaborar um Módulo Didático com uma proposta de uso do Instagram para professores do ensino médio. Partindo desses objetivos, pretende-se responder à questão problema: De que forma a apropriação do Instagram pode favorecer a aprendizagem na disciplina de Química no Ensino Médio? Na tentativa de encontrar respostas a esse questionamento, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa tendo como método a pesquisa descritiva, já que a partir da identificação do problema buscou-se apresentar e analisar a realidade ora encontrada. A pesquisa se deu a partir da utilização do Instagram para postagem de materiais produzidos pelos alunos, cabendo ao professor ser o mediador desse processo. Ao final dessa etapa, foi realizada a geração de dados, tendo como recurso a aplicação de questionários, pelo Google Forms, aos alunos e professor da disciplina, a fim de analisar questões sobre o uso do Instagram no espaço escolar. A partir da análise, foi possível constatar, entre outros fatos, que o aplicativo é de grande utilidade e aceitação no ambiente escolar pesquisado e que, quando alunos e professores estão envolvidos ativamente no processo, utilizando as Tecnologias Digitais como interfaces pedagógicas de forma eficaz, a prática educativa torna-se exitosa. Ficou evidenciado, nas atividades realizadas, que os alunos conseguiram melhorar seu aprendizado das temáticas estudadas, pois, além da elaboração dos materiais de forma autônoma, debateram com propriedade e confiança em sala de aula (de forma remota) sobre os conteúdos abordados. Quanto ao professor, percebeu-se que demonstrou proatividade ao participar, incentivar e acompanhar as atividades realizadas e que pretende estender o uso do aplicativo para o ensino híbrido e presencial.por
dc.description.abstractDigital Technologies are a milestone of many and significant changes in human life, enabling a diversity of advances in all sectors of contemporary society. With this, the educational sector has important pedagogical interfaces to use in the service of education. The event of the Covid-19 pandemic resulting from the new coronavirus, which began in Brazil and in the world, in 2020, caused society to change the offer of its products and services. Due to the establishment of a long period of social isolation, the educational sector also needed to reinvent itself and classes had to be held remotely, through the use of Digital Technologies, so that educational activities did not completely paralyze. Faced with this scenario of challenges in the educational field, the object of study of this research emerges, based on the training process experienced from Instagram as a pedagogical interface. The general objective is to analyze the didactic experience established with the use of Instagram in the discipline of Chemistry as an improvement of the teaching and learning process in the classes of the first years of high school in a public school in the city of Campina Grande, and the following objectives specific: a) identify the pedagogical practices carried out with the use of Instagram; b) present how the participation and interaction of students and teachers took place in the work developed with Instagram; c) verify the results obtained through questionnaires made to students and teachers; d) develop a Didactic Module with a proposal to use Instagram for high school teachers. Based on these objectives, we intend to answer the problem question: How can the appropriation of Instagram favor learning in the discipline of Chemistry in High School? In an attempt to find answers to this question, a qualitative research was carried out, using descriptive research as a method, since from the identification of the problem, it was sought to present and analyze the reality found. The research was based on the use of Instagram to post materials produced by students, with the teacher being the mediator of this process. At the end of this stage, data generation was carried out, using the application of questionnaires, through Google Forms, to the students and teacher of the discipline, in order to analyze questions about the use of Instagram in the school space. From the analysis, it was possible to verify, among other facts, that the application is very useful and accepted in the researched school environment and that, when students and teachers are actively involved in the process, using Digital Technologies as pedagogical interfaces effectively, the educational practice becomes successful. It was evident, in the activities carried out, that the students were able to improve their learning of the themes studied, because, in addition to preparing the materials autonomously, they debated with property and confidence in the classroom (remotely) about the contents covered. As for the teacher, it was noticed that he showed proactivity when participating, encouraging and monitoring the activities carried out and that he intends to extend the use of the application to hybrid and face-to-face teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2022-04-19T19:04:27Z No. of bitstreams: 4 DISSERTAÇÃO - EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS.pdf: 5816442 bytes, checksum: 75e4b7be7ab539db10fd8a6d54cfe84a (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS.pdf: 106881 bytes, checksum: c67a7d56e849504066f6de79e1c4c542 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS.pdf: 110325 bytes, checksum: c6de85b77bb1643a9077563fdeee8350 (MD5) PRODUTO-EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS.pdf: 4973340 bytes, checksum: 509de5372063d1246331a8375ba53ad4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2022-04-20T13:06:04Z (GMT) No. of bitstreams: 4 DISSERTAÇÃO - EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS.pdf: 5816442 bytes, checksum: 75e4b7be7ab539db10fd8a6d54cfe84a (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS.pdf: 106881 bytes, checksum: c67a7d56e849504066f6de79e1c4c542 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS.pdf: 110325 bytes, checksum: c6de85b77bb1643a9077563fdeee8350 (MD5) PRODUTO-EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS.pdf: 4973340 bytes, checksum: 509de5372063d1246331a8375ba53ad4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-07T00:30:46Z (GMT). No. of bitstreams: 4 DISSERTAÇÃO - EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS.pdf: 5816442 bytes, checksum: 75e4b7be7ab539db10fd8a6d54cfe84a (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS.pdf: 106881 bytes, checksum: c67a7d56e849504066f6de79e1c4c542 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS.pdf: 110325 bytes, checksum: c6de85b77bb1643a9077563fdeee8350 (MD5) PRODUTO-EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS.pdf: 4973340 bytes, checksum: 509de5372063d1246331a8375ba53ad4 (MD5) Previous issue date: 2022-04-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO boom digital no ensino remoto: utilizando o instagram como interface pedagógicapor
dc.title.alternativeThe digital boom in remote education: using instagram as a pedagogical interfaceeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS.pdfDissertação-Edivânia Paula Gomes de Freitas5.68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS.pdfTERMO DE AUTORIZAÇÃO-BDTD-EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS104.38 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS.pdfTERMO DE CONFIRMAÇÃO E CADASTRAMENTO-EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS107.74 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PRODUTO-EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS.pdfPRODUTO EDUCACIONAL-EDIVÂNIA PAULA GOMES DE FREITAS4.86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.